Sempre vemos em filmes e desenhos animados situações em que os personagens estouram vidros de janelas usando caixas de som enormes, ou em cenas mais cômicas, com gritos muito intensos. Mas será que isto é possível de se conseguir?

quebrar taça de vidro com o som da voz emergency-scream-by-ege-islekel tricurioso

Recorrendo à Física, percebemos que sim, a voz é capaz de quebrar vidro uma vez que cada parte do vidro, assim como todos os materiais, possui uma frequência ressonante. Ou seja, uma velocidade na qual vibra quando se choca ou recebe algum estímulo externo, o que é o caso das ondas sonoras (sim, o som também é uma força quem move o ar). Taças de vinho são especialmente ressonantes, levando em consideração a estrutura tubular com interior oco que produz som ao tinir. Uma pessoa conseguindo cantar no tom exato – um “Si Maior” (também conhecido como B), conforme os boatos dizem, porém pode ser qualquer um – a voz fará com que as moléculas do ar em volta da taça vibrarem em uma frequência, forçando-a a vibrar, por consequência. Com uma nota suficiente alta, a taça irá vibrar até quebrar.

quebrar vidro com o som da voz-Screaming-breaks-glass tricurioso

Mas não é somente o potencial vocal da pessoa que ajudará na tarefa, é também preciso um pouco de sorte. Isto ocorre porque para quebrar uma taça deste modo, é preciso que haja alguns defeitos na própria peça, defeitos microscópicos na constituição desta. Dentre as dicas para conseguir esta proeza, temos que: Escolher um modelo fino de taça, aproximar bem o objeto à boca para que as frequências sejam melhor direcionadas para o vidro e, é claro, um ótimo preparo vocal, além de conseguir manter o tom de voz por um tempo considerável.

grito-run-lola-run-som-da-voz-tricurioso

O vocalista Thiago Bianchi, da banda brasileira de Heavy Metal Noturnall (na época do vídeo, na banda Shaman), tem grande experiência em obter tons bem agudos com a voz. Em 2012 o vocalista fez um teste, no qual testou vários tipos de taça, e tentou realizar a proeza da qual tanto falamos Bom, chega de conversa e vamos ao que interessa, vamos ao vídeo!

Curtiu? Bom, agora já sabe o que fazer com aquela coleção de taças qua a vó não usa mais, né? Haha, compartilhe com o pessoal e manda aquele comentário pra gente!!