Se você é uma pessoa normal, você provavelmente vai no supermercado, geralmente, uma vez por semana. Imagine na época de sua criação: Um lugar que reúne os mais variados artigos, desde sua comida ao chinelo da Havaianas, o supermercado é realmente algo incrível! Mas quando ele surgiu? Qual mercado era? É sobre isso que iremos falar hoje!

O primeiro mercado do mundo é o King Kullen, foi fundado no ano de 1930 por Michael J. Cullen, um ex-funcionário da Kroger que desenvolveu a revolucionária ideia do supermercado moderno. Enquanto a criação ocorria, o gerente da filial Herrin, Illinois, das lojas Kroger Grocery & Baking Company, administrava 94 pequenas lojas, então Cullen escreveu uma carta de seis páginas a John Bonham, um vice-presidente da Kroger, propondo um novo tipo de loja de alimentos com um foco em preços baixos, vendas à vista e sem serviço de entrega em lojas maiores (com aluguéis baixos) com amplo estacionamento.

King Kullen

Cullen descreveu sua obra como “lojas monstruosas do tamanho de cerca de quarenta pés de largura e cento e trinta a sessenta e sessenta metros de profundidade, elas deveriam estar localizadas de uma a três quadras do distrito de alta renda com bastante estacionamento, espaço e o mesmo para ser operado como uma loja semi-self-service – 20% de serviço e 80% de auto-atendimento”. Seguindo esse conceito, Cullen sugeriu que esse novo tipo de loja deveria atingir 10 vezes o volume e os lucros da média Kroger ou A & P, tornando a Kroger “a maior preocupação da cadeia de supermercados na face da terra”.

Cullen não obteve resposta sobre sua carta, então pediu demissão e se mudou com sua esposa Nan e seus filhos para a ilha de Long onde lançou seu conceito do que seria a tal loja. Cullen alugou uma garagem vaga na 171-09 Jamaica Avenue, na esquina da 171st Street na Jamaica (Queens), perto de um movimentado distrito comercial. A loja, chamada “King Kullen”, foi inaugurada em 4 de agosto de 1930.

Mas e você? Conhecia o King Kullen? Comente para nós!