google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

LOUIS MALLE - 10 FILMES ESSENCIAIS


Nascido na cidade de Thumeries, França, em 30 de outubro de 1932, desde cedo não teve que se preocupar com dinheiro. Sua família havia feito fortuna na época de Napoleão Bonaparte, atuando no comércio do açúcar. Terminada a 2ª Guerra, ainda adolescente, ele pensava em fazer cinema. Por isso, foi estudar no IDHEC (Institute de Hautes Estudes Cinematographiques), então a mais importante escola de cinema. Por lá passaram Alain Resnais, Claude Sautet e muitos outros.

Após ser assistente do controvertido e refinado cineasta Robert Bresson, Malle atuou como co-diretor de ''O Mundo do Silêncio'', documentário de longa-metragem sobre o fundo do mar feito pelo especialista Jacques-Yves Cousteau. O filme levou um Oscar e um prêmio no Festival de Cannes em 1956. No ano seguinte, fez o seu primeiro longa de ficção, ''Ascensor para o Cadafalso'', um thriller sobre adultério que, além de seu talento, mostrou ao mundo o insólito carisma de Jeanne Moreau. Daí em diante, Malle não parou mais.


Com uma impressionante energia criativa, o francês Louis Malle construiu uma filmografia com cerca de trinta títulos em que o sucesso, quase sempre, foi cercado de muitas discussões. Louis Malle está entre os poucos cineastas que lograram fazer uma obra tão brilhante e ao mesmo tempo tão sincera. Esse francês nascido e falecido em berço de ouro, nos seus 63 anos de vida, forjou para si uma carreira sem concessões. Daí a franqueza de seus filmes.

Vitima de câncer, Louis Malle morreu em 24 de novembro de 1995 na sua casa em Beverly Hills, Los Angeles. Ao seu lado estava a sua terceira mulher, a atriz Candice Bergen. Refinado na sua maneira de ser e no seu cinema, o realizador deixou uma obra estupenda, carregada de inquietação, ousadia e natural calor humano.

Malle é nosso homenageado de hoje...


Florence ama Julien Tavernier e não seu marido, Simon Carala, homem rico e totalmente dedicado a seus negócios. Julien e Florence planejam o crime perfeito: Julien produz um álibi incontestável, mata Simon Carala e faz seu crime parecer um suicídio. Mas, o destino intervém e Julien fica preso dentro do elevador – o porteiro desliga a chave da corrente elétrica. Enquanto tenta escapar, um casal de namorados rouba seu carro e mata dois turistas alemães. A partir daí, Julien é procurado pelo homicídio que não cometeu. Ele será condenado?


Jeanne Moreau faz o papel de uma esposa do interior obcecada por moda e cuja vida é bruscamente transformada por um homem jovem avesso à hipocrisia. Casada com Henri, homem autoritário e cáustico, Jeanne se cansa da vida do interior. Nas inúmeras estadas na casa de sua amiga Maggy em Paris, onde os agitos da noite urbana a fascinam, ela conhece Raoul, que se torna seu amante. Henri, desejoso de conhecer os amigos de sua mulher, convida Maggy e Raoul a sua casa.


O filme narra as últimas 48 horas de Alain Leroy, um homem angustiado e perdido, que deixava um hospital onde fazia um tratamento contra o alcoolismo. Sua amante Lydia tenta ajudá-lo quando ele volta a Paris. Alain percorre bares e procura velhos amigos, em uma busca de si mesmo na reconstituição do passado. Mas o que Alain encontra em suas andanças é um vazio existencial, que o fará tomar uma decisão definitiva.


Dijon, em 1954. O adolescente Laurent Chevalier começa a descobrir e a questionar o mundo, ouvindo discos de Charlie Parker e lendo tudo o que lhe cai nas mãos. Os irmãos, Thomas e Marc, tentam forçar o rito de passagem para a idade adulta levando o garoto para um bordel. Com a descoberta de um sopro no coração, Laurent é enviado a uma clínica, onde sua mãe, Clara, o acompanha no tratamento e acaba se envolvendo no amadurecimento definitivo do filho.


Durante o verão de 1944, no interior da França, um menino de 18 anos chamado Lucien Lacombe (Pierre Blaise) tenta ingressar na resistência, mas é dispensado pela sua idade. Cansado de viver nas sombras do seu pai, que é prisioneiro na Alemanha, e da sua mãe, que namora seu chefe na fazenda onde trabalha, o jovem vira policial alemão. Ele acaba conhecendo France Horn (Aurore Clément), a filha de um rico alfaiate judeu, e precisa decidir se abandona sua aliança aos nazistas para seguir seu coração.


A história se passa em 1917, durante os últimos anos em que a prostituição era legalizada na pequena Storyville, em New Orleans. É lá que vive a elegante prostituta Hattie e sua filha Violet, uma bela e graciosa garota de 12 anos de idade. A vida de ambas irá mudar quando surge o fotógrafo Ernest J. Bellocq. Ao fotografar a encantadora Violet, ele também se apaixona por ela. Polêmico filme que apresentou Brooke Shields ao mundo e chocou platéias com as cenas de nudez da atriz, ainda uma criança.


Em Atlantic City, Lou (Burt Lancaster), um gângster decadente, conhece Sally (Susan Sarandon), uma crupiê iniciante. Apaixonado, ele aceita fazer negócios com o marido dela, Dave (Robert Joy), que surge com um misterioso carregamento de cocaína. Dave acaba assassinado e Lou descobre que as drogas pertenciam à máfia, que agora cobra o prejuízo de Sally.


Wallace Shaw e Andre Gregory são dois amigos de personalidades opostas. Wallace é um ator, que vê o mundo de forma mais realista, enquanto Andre, diretor teatral, é um sonhador que planeja todos os contos da sua vida em viagens e experiências que ainda não viveu. Jantando juntos em um restaurante francês em Manhattan, os dois discutem sobre teatro, realidade e aspectos pragmáticos da vida.


França, inverno de 1944. Julien Quentin (Gaspard Manesse) é um garoto de 12 anos que frequenta o colégio St. Jean-de-la-Croix, em grandes dificuldades por conta da 2ª Guerra Mundial. Ele ganha um inimigo com a chegada de Jean Bonnett (Raphael Fejto), um introvertido garoto. Mais tarde Julien descobre que o menino é judeu e os dois se tornam melhores amigos, mas a tragédia chega à escola quando a Gestapo invade o local.


Em Nova York, na Rua 42 em um teatro decadente, pacatos atores americanos fazem uma leitura dramática da peça Tio Vanya do russo Tchekhov. O protagonista da obra é um homem velho e intelectual, que é casado com uma jovem mulher, a quem aprisiona, só que ele não sabe que seu irmão está apaixonado por ela. Dos atores nova-iorquinos nada se sabe, quem são, onde moram ou o que fazem.

Tecnologia do Blogger.