Confira 5 fatos do seu corpo que você sempre pensou que fosse verdade

PUBLICIDADE

Os mais velhos costumam ensinar os mais jovens sobre dicas de saúde segundo suas crenças e experiências de vida. Caso os conselhos não sejam ouvidos, o novinho ficar doente. Só que muitas dessas coisas não passam de mitos sobre o corpo humano, de acordo com a medicina. Veja abaixo cinco fatos que são falsos e muitos acreditam ser verdade.

1 – Sair sem blusa de frio deixa doente

A gripe é uma doença que só pode ser adquirida caso haja contato com o vírus causador dela, Ela é repassada de pessoa para pessoa – que esteja infectada. Inúmeros estudos afirmam que sair sem blusa de frio protege o corpo apenas de temperaturas baixas e não protegem contra esse vírus.

O realidade nesse caso é que a imunidade de pessoas com baixa resistência pode abaixar – ainda mais – se o corpo for exposto a um clima não muito agradável (como frio demais, clima seco, calor demais etc). Assim, ficou estabelecida a crença de que pouco agasalho causa doenças.

2 – Pode comer algo que caiu no chão se pegar em menos de 5 segundos

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, o tempo que um alimento ficou em contato com o chão não importa, pois ele irá pegar o mesmo tanto de bactérias – com mais ou com menos – de 5 segundos.

3 – Comer gordura é prejudicial para a saúde

Estudos confirmam que comer gordura saturada não tem ligação nenhuma com doenças cárdicas, pois existem gorduras boas que são essenciais para um organismo saudável. Ótimas fontes de gorduras benéficas são: abacate e azeite de oliva.

4 – Pessoas usam somente um lado do cérebro

Um mito diz que tem pessoa que usa somente o lado direito e outras somente o lado esquerdo do cérebro. Essa é outra história contada por muitos e que não tem base científica alguma, uma vez que ambos os lados do cérebro têm funções específicas para o funcionamento do corpo humano.

5 – Cheiro ruim é consequência, exclusiva, de má higiene

A falta de banho não é a causa principal do problema de odor corporal, pois ela costuma apenas agravar o problema. O mau cheiro pode vir quando o nível de estresse está maior ou quando se come em excesso alho, cebola e brócolis, além do consumo excessivo de álcool. A desordem hormonal é um dos principais fatores que levam ao conhecido e temido ‘cecê’.

Deixe um comentário