Eu sempre fui um cara cheio de dúvidas, tanto na escola quanto na vida mesmo, sempre querendo saber o porquê disso e o porquê daquilo. Mas uma das coisas que sempre me deixaram na dúvida é o porquê dos padres não poderem se casar, qual será o motivo para isso? É o que iremos descobrir hoje. Espero que gostem!

Nos primórdios da igreja católica, os padres não se casavam por opção deles mesmos, já que queriam se dedicar o tempo que tinham à oração e aos trabalhos da Igreja da mesma forma que Jesus Cristo. A Igreja começou a proibir o matrimônio de sacerdotes após ver que na primeira carta de Coríntios é revelado que não é permitido o casamento de padres. Porém, algumas teorias chegam a dizer que como, nessa mesma época, a Igreja atingiu o seu auge, a opção pelo matrimônio pelos padres poderia fazer com que a Igreja perdesse os seus bens para os herdeiros do clero.

por que padres não se casam

Mesmo depois da reforma Protestante, a Igreja Católica de decidiu permanecer com o celibato e através do Concílio de Trento, em 1563, foi estabelecido que quem rompesse com o Templo seria expulso da Igreja. Esta regra perpetuou até o ano de 1965, já que depois disso o Papa Paulo VI permitiu que padres se casassem e mesmo assim continuassem na igreja, mas para isso teriam que conseguir uma autorização do Vaticano e isso poderia levar anos. Segundo informações, o tempo médio para receber a autorização é de 10 anos.

O que já era demorado acabou ficando pior, afinal o Papa João Paulo II fez com que esse processo demorasse ainda mais, dificultando, assim, o casamento dos padres. Vale lembrar que vários processos acumularam devido a essa mudança, entretanto com a chegada do Papa Bento XVI, esse sistema voltou a ser mais rápido e todos os processos que estavam acumulados voltaram a ser trabalhados. Além disso o Papa Bento XVI também permitiu que um ex-pastor casado e com dois filhos se tornasse padre. Interessante, não?

por que padres não se casam 2

Mas e aí, o que achou? Comente logo abaixo 😀