Se você é uma daquelas pessoas que frequentam os restaurantes de comida japonesa com uma certa frequência, existe uma boa chance de que você já tenha se deparado com uma pasta verde que geralmente acompanha o sushi. Sobre o que estamos falando? Wasabi, é claro! Esse tempero pastoso acompanha o sushi assim como o ketchup acompanha as batatas fritas. No entanto, ele não é vermelhinho e doce, muito pelo contrário, ele é tão forte e picante que é capaz de fazer muita gente lacrimejar por aí. Mas afinal de contas, do que ele é feito?

O tempero wasabi é feito a partir da raiz da planta de mesmo nome que cresce naturalmente nas margens de rios de países como o Japão, China e Nova Zelândia. Por crescer em áreas úmidas muito específicas, a tentativa de recriar seu ambiente original pode ser muito difícil, levando alguns especialistas a considerá-la como a planta mais difícil de cultivar para motivos comerciais.

Para fazer o wasabi verdadeiro, os caules da raiz (chamados rizomas) são ralados em movimentos circulares. Isso cria uma pasta verde e libera substâncias que geram um vapor quente. O wasabi real deve ser servido imediatamente após ser ralado, pois ele perde o seu sabor em um curto período de tempo, geralmente de 15 a 20 minutos.

o que e o wasabi 1

No entanto, grande parte do wasabi consumido no mundo não passa de um “impostor”. Essa versão falsa é geralmente o resultado de uma mistura que conta com amido de milho, corante verde, pó de rábano (raiz-forte) e mostarda, sendo que esses dois últimos ingredientes são raízes que possuem algumas semelhanças com o wasabi verdadeiro, mas diferente do original, são alternativas muito mais baratas. Esta combinação de ingredientes procura imitar o sabor e tempero característico da pasta verdadeira, mas acaba adquirindo um sabor bem mais forte e picante, afetando a língua e a boca de uma maneira desagradável. O wasabi real tende a ter um gosto mais leve e suave.

Estatísticas sugerem que apenas 5% de todo o wasabi servido em restaurantes pelo mundo é o verdadeiro. Por isso, se a ardência desse tempero está fazendo você suar frio, muito provavelmente você não está consumindo o wasabi autêntico. Alguns mercados asiáticos das grandes metrópoles podem até vender as raízes autênticas, mas vá com o bolso preparado, pois o preço delas costuma ser ainda mais desagradável que o gosto da versão falsa.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!