Quando queremos demonstrar que um acordo é muito vantajoso ou que uma determinada situação aparenta ser uma grande oportunidade para a obtenção de lucro, a expressão “negócio da China” é com certeza uma das mais utilizadas. Mas você sabia que essa expressão teve origem no comércio de mercadorias dos séculos passados?

Ao longo de toda a história, as atividades comerciais sempre desempenharam um papel crucial no desenvolvimento das civilizações. Além de movimentar a economia, as grandes negociações de mercadorias também garantiam um intercâmbio de informações entre culturas distintas. Um bom exemplo disso aconteceu com a expansão da classe mercantil árabe, que fez com que várias características de sua cultura (como o uso de especiarias na culinária) encontrassem espaço no mundo ocidental.

Durante o fim da Idade Média, a consolidação do mercado europeu abriu espaço para a utilização de longas rotas terrestres e marítimas que permitiam uma maior integração entre o Ocidente e o Oriente. Os mercadores europeus buscavam obter temperos, óleos, ervas e perfumes dos orientais para garantir um grande lucro com as revendas dessas mercadorias. Foi a partir dessa época que a expressão “negócio da China” começou a fazer sentido e até hoje ela é utilizada quando alguém quer mostrar que um determinado acordo é bastante vantajoso.

como surgiu a expressao negocio da china 1

Basicamente, a origem dessa expressão tem tudo a ver com o grande interesse dos comerciantes europeus nas mercadorias fornecidas pelos chineses e por outros povos asiáticos. Para se ter uma ideia de como isso era vantajoso, os portugueses conseguiram obter lucros superiores a 6000% apenas com a revenda de produtos obtidos na Ásia. Com a expansão capitalista no século 19, a expressão “negócio da China” passou a ser ainda mais utilizada, principalmente quando os ingleses passaram a assediar o gigantesco mercado chinês para obter um sucesso comercial ainda maior.

Obviamente, a maioria das pessoas nos dias atuais utilizam apenas o significado figurado dessa expressão. Entretanto, é muito interessante observar que seu sentido figurado tem relação com uma fato histórico de grande relevância na história mundial, mas que muita gente ainda desconhece.

E você, já usou essa expressão no seu dia a dia? Compartilhe o seu comentário com a gente!