“Outubro Rosa” e sua importância a sociedade

“Outubro Rosa” e sua importância a sociedade

O Câncer de Mama atinge mais de 2 milhões de mulheres ao ano no Brasil, por isso a importância de uma forte divulgação do “Outubro Rosa”.
No ano passado aumentou bastante a mobilização da população e neste ano promete quebrar recordes de divulgação e ações de conscientização do combate ao câncer de mama. Logicamente esperando um grande resultado e uma maior quantidade de exames para diagnosticar se há ou não câncer de mama(Carcinoma da mama) na paciente.

Ano após ano tem que ser aumentada a divulgação do “Outubro Rosa”, assim chamando atenção para a realidade atual do câncer de mama e a grande importância de se diagnosticar precocemente a doença.

O mês de outubro foi “guardado” para esta data, mas devemos lembrar que o câncer ataca durante o ano todo, esta data é só para ter uma maior divulgação mundial para lembrar a população sobre esta doença.

“Outubro Rosa” e sua importância a sociedade

Criação do Outubro Rosa

O movimento foi criado na década de 90 para incentivar a participação da população para maior controle do doença.
A data é anualmente “lembrada” mundialmente para promover curiosidades sobre a doença e os métodos de auto-exames e diagnósticos de tratamento para redução da mortalidade.

O INCA(Instituto Nacional de Câncer) participa deste movimento desde 2010. Neste período é promovido eventos, debates e apresentações sobre o câncer de mama. É também produzido vários materiais informativos para prevenção sobre a doença, desde panfletos a veiculações de “propagandas” na tv aberta.

“Outubro Rosa” e sua importância a sociedade

Como surgiu o “Mundo Rosa” no mês de outubro

Para mobilizar a população americana sobre a importância do movimento, as cidades começaram a se enfeitar com laços rosas. A ideia foi da Fundação Susan G. Komen for the Cure, e os laços foram dados aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990. Depois disso, o objeto passou a ser distribuído em locais públicos, corridas, desfiles de modas, entre outros eventos.

Câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, no Brasil a taxa de mortalidade continua bem alta. Visando combater o “câncer de mama”, ano após ano é investido muito neste mês de outubro. Devido ao fato é importantíssimo o autoexame de mama e a mamografia para ter uma grande chance ao ser descoberta a doença. Podendo assim o quanto antes iniciar o tratamento da doença caso tenha a sua existência confirmada.

 

Leia nossa indicação e post “25 Livros de Psicologia Positiva que nós indicamos”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário