A banana é uma das frutas tropicais mais populares do mundo. Acredita-se que sua popularidade esteja relacionada ao fato de que ela pode ser incluída em vários tipos de receitas diferentes, como em saladas de frutas, sucos e batidas. Mas apesar de toda a sua fama, muita gente desconhece os seus benefícios para a saúde. Que tal conhecer alguns?

Fortalece os ossos

A banana tem uma composição que estimula a ingestão de minerais e nutrientes pelo organismo. Estudos sugerem que o consumo dessa fruta também está ligado a uma maior absorção de cálcio. Vale lembrar que o cálcio é um dos elemento mais importantes na produção e regeneração da matéria óssea no corpo, por isso comer banana regularmente pode reduzir as chances do desenvolvimento de doenças como a osteoporose.

quais sao os beneficios da banana para a saude 1

Ajuda a regular a pressão arterial

O potássio desempenha um papel fundamental na regulação dos níveis ​​de pressão arterial. Como a banana é uma rica fonte de potássio, ela pode ser uma grande aliada dos hipertensos. O potássio ajuda a aliviar a tensão nas artérias e veias, fazendo com que o sangue possa fluir normalmente pelo corpo e oxigenar vários órgãos. As fibras presentes na banana também controlam o excesso de colesterol das artérias e vasos sanguíneos, reduzindo ainda mais o estresse no sistema cardiovascular.

Melhora a digestão

A banana possui quantidades significativas de fibras dietéticas, que contribuem para o funcionamento adequado do sistema digestivo. Além disso, o consumo regular da banana pode ajudar pessoas que sofrem de problemas como a constipação intestinal.

quais sao os beneficios da banana para a saude 2

Combate a anemia

Uma pesquisa realizada pela Universidade Autônoma de Queretaro, no México, afirma que a banana ajuda a aumentar a produção de glóbulos vermelhos no sangue, combatendo problemas como a anemia. É importante destacar que, ao aumentar a contagem de glóbulos vermelhos, você não apenas previne a anemia, mas também aumenta os níveis de circulação do sangue para todas as partes do corpo, oxigenando-as e otimizando suas funcionalidades.

Melhora a visão

A banana, assim como muitas outras frutas, é rica em antioxidantes e carotenoides, proporcionando uma mistura saudável de minerais que podem impulsionar a saúde de seus olhos. O consumo regular dessa fruta pode prevenir várias doenças relacionadas aos olhos, como degeneração macular, catarata, cegueira noturna e glaucoma.

E você, gosta de incluir essa fruta na sua dieta? Deixe o seu comentário!