Se você já tocou o nariz do seu cachorro, seja de propósito ou até mesmo sem querer, já deve ter notado que muitas vezes o nariz dele fica gelado e molhado. A maioria de nós considera que os narizes dos cachorros estão sempre frios, por isso nunca paramos para pensar no real motivo por trás disso. No entanto, realmente existe uma razão pela qual os narizes dos cães costumam adquirir essas características.

Primeiramente, devemos entender que o nariz de um cachorro faz parte do sistema de resfriamento de seu corpo e desempenha um papel crucial para mantê-lo na temperatura corporal ideal durante todo o dia. Ao contrário dos seres humanos, que se resfriam em grande parte pela transpiração, os cães se resfriam através do trato respiratório, ofegando o ar quente e trazendo ar fresco para seus pulmões.

Então, quando o seu cachorro estiver correndo muito ou quando o clima externo ficar incrivelmente quente, muito provavelmente o nariz dele ficará frio e molhado, já que o seu corpo tentar evitar que ele fique superaquecido. Em dias de temperaturas mais frias, ou em dias em que seu cão não fica tão ativo, seu nariz pode não parecer tão gelado e isso é perfeitamente normal, já que a frieza do nariz de um cachorro se relaciona diretamente com seu sistema de resfriamento. Por isso, nos dias em que ele não precisa ficar tão frio, o nariz dele não ficará gelado.

por que o nariz do cachorro e gelado e molhado 1

Desse modo, podemos concluir que aquela velha teoria de que os cães com narizes quentes e secos estão doentes simplesmente não é verdadeira. Vale lembrar que alguns cães têm narizes naturalmente mais quentes do que outros e não há nada de errado nisso. A frieza do nariz de um cachorro também pode variar de acordo com raça e a estrutura facial do animal. Cães com narizes compridos, como os pastores alemães, são mais propensos a ter narizes mais gelados, enquanto os cães com narizes mais curtos, como pugs e bulldogs, costumam ter narizes relativamente mais quentes.

Por isso, se o nariz do seu cachorro costuma ficar molhado e gelado, saiba que isso não serve como indicativo de alguma doença, já que se trata de uma característica muito comum no mundo canino.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!