Aprenda como identificar um psicopata

Aprenda como identificar um psicopata

Aprenda algumas dicas úteis que te ajudarão a identificar um psicopata. Entre a população em geral, 4% das pessoas são psicopatas. Dentre eles 3% homens, e 1% mulheres. É estimado que cada pessoa conheça cerca de 15 deles ao longo da vida.

O assunto não é tão comentado no Brasil, e a mania que as pessoas tem de achar que esse tipo de coisa só acontece no cinema, contribui para que estejam ainda mais vulneráveis a serem usados por um psicopata.

Algumas más interpretações também existem. Há quem ache que o psicopata é louco, ou que ele seja estranho e que aparentemente seria muito fácil reconhecê-lo. Mas não é bem assim…

Os psicopatas não são loucos. A loucura é um problema de saúde mental, e a psicopatia é um transtorno de personalidade.

Como Identificar Um Psicopata

Os psicopatas são geralmente muito charmosos, pessoas aparentemente agradáveis e simpáticas. Mas isso não passa de uma forma de ganhar a empatia dos outros, e dessa forma conseguir o que querem.

Dicas Para Reconhecer Um Psicopata

Nível de Afeição

O psicopata é insensível e indiferente aos sentimentos dos outros. Ele pode até fingir, mas se em alguma deixa você notar que ele não se importa realmente com os seus sentimentos, pode ser um bom sinal. Certas situações, como a morte de alguém próximo, que causaria maior impacto em pessoas comuns, não afetam o psicopata, e suas emoções diante de situações como essas são superficiais. Para ele uma pessoa a menos no mundo não faz diferença… é mais ou menos assim.

Charme

O psicopata é geralmente charmoso, e tem grande poder de sedução. São simpáticos e querem agradar aos outros. Ser querido (a) por todos facilita manipular e conseguir o que quer.

(Sempre desconfio de pessoas simpáticas demais. Falsidade não rola…)

Impulsividade

O psicopata é impulsivo, e nesse momento é que talvez a máscara possa cair. Ele não suporta ser contrariado, e é intolerante a frustrações. São teimosos, explosivos, agressivos e ás vezes até estressados.

Sua impulsividade pode fazer com que tome decisões sem levar em consideração as outras pessoas envolvidas.

A irresponsabilidade acompanha essa característica.

Mentiras

O psicopata é mentiroso. Suas mentiras servem para encobrir quem realmente são, e comportamentos que sabem que não seriam aceitáveis pela sociedade, como a promiscuidade, entre outros comportamentos, dentre eles o fato de usarem as pessoas.

 

Existe um teste utilizado por especialistas para identificar psicopatas, baseado na Escala de Hare. Essa Escala inclui três indicadores de comportamento: controle comportamental fraco, promiscuidade sexual e problemas comportamentais precoces.

Estilo de Vida

Muitos deles são “parasitas” e vivem as custas de alguém.

No ambiente corporativo, há um índice que mostra que entre os altos executivos, cerca de 16% apresentapsicopatia, segundo pesquisa da Universidade British Columbia.

Estão sempre a postos para puxar o tapete de quem for preciso para alcançarem o que querem.

Nível de Responsabilidade

O psicopata nunca assume uma responsabilidade, ele nunca assume uma culpa, ou que está errado.

Não sentem culpa, nem remorso.

Inquietude

O psicopata precisa ser constantemente “estimulado”, estar entretido e em ação.

Considerações Finais

Apenas observar estas características, não é o suficiente para identificar um psicopata com precisão. Um psiquiatra ou um profissional de saúde mental qualificado saberá diagnosticar corretamente alguém como um psicopata.

Eles são bastante inteligentes e racionais, e enganar uma pessoa pode ser tarefa bem fácil.

 

Leia nossa indicação e post “Inclusão: Starbucks inaugura loja totalmente operada por pessoas da terceira idade”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário