em ,

Lista | As várias máscaras de Michael Myers

Quando o Dr. Samuel Loomis conheceu Michael Myers pela primeira vez, ele no garoto um rosto inexpressivo, pálido e sem emoção. E olhos negros, os olhos do Diabo. E isso foi bem antes mesmo dele colocar a máscara.

E realmente era uma máscara de Halloween, mas uma representando William Shatner como o Capitão Kirk de Star Trek. O diretor John Carpenter, junto com sua equipe, comprou a máscara do Kirk, arrancou os olhos e pintou-a de um tom assombroso de branco. E assim um ícone de terror nasceu de uma maneira bem improvisada.

Com isso, venha conferir a trajetória e as mudanças dessa icônica mascara nos filmes da saga.

HALLOWEEN (1978)

A primeira de muitas que viriam pela frente. A máscara toda branca pálida com os olhos negros sem fundo e que não apresenta emoção alguma, uma representação perfeita do puro mal que é o Michael Myers, uma força imparável que não pode ser fundamentada ou mesmo atingida de forma alguma. É verdadeiramente impressionante como ela cimentou a figura de Myers como um dos maiores vilões de Slashers de todos os tempos

HALLOWEEN II (1981)

Tirando o novo filme, a máscara que Michael usa em Halloween II é indiscutivelmente a mais próxima que chegamos do original, e nessa, é realmente possível notar uma verdadeira semelhança com o rosto de William Shatner, o Capitão Kirk. Também é possível os danos que ela sofreu nos eventos do filme anterior.

HALLOWEEN 4: O RETORNO DE MICHAEL MYERS (1988)

É verdadeiramente aqui onde as coisas começam a andar ladeira abaixo. Enquanto a máscara do filme original não possuía nenhuma emoção perceptível para dar uma representação maior do que Michael era, além de ter uma boa característica e definição também. Já nova máscara, parece mais uma caricatura mal feita da original, além de ser totalmente apática e totalmente imaculada para se tirar alguma ameaça dela.

HALLOWEEN 5:  A VINGANÇA DE MICHAEL MYERS (1989)

Mudaram a máscara novamente, e eu realmente não sei dizer se ficou pior ou menos pior do que a do filme anterior. Mas uma coisa eu tenho absoluta certeza, de que assim como a máscara do filme anterior, essa aqui está mais para uma caricatura mal feita da máscara do que pra qualquer outra coisa. Realmente chega a ser ridículo isso.

HALLOWEEN 6: A ULTIMA VINGANÇA (1995)

Inexplicavelmente, a nova máscara do Michael tem orelhas maciças que passam a impressão de terem vindo diretamente do filme Dumbo. E ainda, mesmo com aquelas sobrancelhas finamente desenhadas, eles não conseguem esconder o quão caótica está mascara está, e é muito obvio o quanto estes olhos estão desproporcionais um do outro. Ao menos, o designer dela é muito mais decente do que as dos dois longas anteriores.

HALLOWEEN H20: VINTE ANOS DEPOIS (1998)

Com toda certeza, a melhor mascara desde Halloween II. Porém, continua sendo bastante aquém. Pelo menos ela não parece mais uma caricatura mal feita, contudo, uma coisa que realmente incomoda é que os olhos do Michael não são mais aquele vácuo negro sem fundo assim como as máscaras dos outros filmes. A todo momento aqui, é bem perceptível os olhos do Michael. Os olhos sombrios denotavam perfeitamente o mistério da sua figura assim como sua imprevisibilidade mortal.

HALLOWEEN: A RESSURREIÇÃO (2001)

A máscara deste filme é realmente boa. É basicamente igual ao do Halloween H20, mas com algumas características a mais, e que sinceramente, vieram para melhorar e deixar ela mais próxima da versão do filme clássico de 1978 até agora, mas mesmo assim, não temos realmente mais aqueles olhos sombrios e sem fundo, uma pena. 

HALLOWEEN (2007)

O remake dirigido por Rob Zombie é de todo fato bastante ruim, porém, a mascarada criada para o filme não é nada ruim. E ela remete bastante ao estilo visual do Zombie. O que antes era um rosto todo branco pálido, agora virou um todo cinzento, todo sujo, velha, e com alguns rasgos, que inclusive, lembram um pouco os cortes costurados no rosto do Leatherface. Se isso foi feito com essa intenção ou não, nunca saberemos.

HALLOWEEN 2 (2009)

Aqui temos apenas a mesma máscara do filme anterior, só que toda rasgada. Tanto pelos acontecimentos do filme anterior, quanto por eventos que ocorreram durante este. Agora é completamente possível ver o rosto do Michael, já que a máscara está com uma metade toda rasgada. Na realidade, ele mal usa essa mascara no filme, ele apenas coloca ela quando vai matar alguém.

HALLOWEEN (2018)

Nessa versão, temos a mesma máscara do primeiro Halloween, só que envelhecida. É impressionante como mesmo 40 anos depois, a icônica máscara de Michael Myers continua tão assustadora desde que foi mostrada pela primeira vez no clássico original. Ver ela agora manchada e desgastada só deixa sua figura como um mal antigo, ainda vivo e forte, e com sede pela morte. Sendo assim, com toda certeza, a melhor mascara de toda a franquia. 

Avatar

Publicado por Ayrton Magalhães

"Todas essas lembranças se apagarão com o tempo, como lágrimas na chuva"

Citação de um dos meus filmes favoritos de todos os tempos, Blade Runner - O Caçador de Androides.

Deixe uma resposta

Lista | 5 Melhores Filmes sobre Robôs Gigantes

Crítica | Seinfeld: 1ª Temporada – Um pequeno passo para a sitcom definitiva