Dicas para Encontrar Força e Paz em Tempos difíceis

Dicas para Encontrar Força e Paz em Tempos difíceis

Há um ditado na filosofia tibetana: “A tragédia deve ser usada como uma fonte de força”. Minha avó sempre disse esta frase para mim. Toda vez que eu tive que lidar com algum tipo de adversidade, ela gentilmente me lembrava que minhas lutas me ajudavam a ficar mais forte.

Às vezes, porém, no meio do estresse e das dificuldades, é quase impossível manter uma perspectiva positiva. É aí que as cinco dicas abaixo entram em jogo. Eu sempre as leio para lembrar que minhas lutas são oportunidades para crescer e que devo usar o que eu aprendi para fazer uma diferença positiva. Hoje vou passá-las a você na esperança de que estas dicas irão ajudá-lo a encontrar a força interior e a paz quando você mais precisar.

1. Seus problemas estão gradualmente melhorando você.

Você pode encontrar muitas derrotas, mas você não deve ser derrotado. Na verdade, pode ser necessário enfrentar as derrotas para você poder saber quem você é, o que você pode ser, como você pode se sobressair.

– Maya Angelou

Quando você menos espera, a vida vai tomar conta de você com o caos necessário. E uma vez que o caos tenha terminado, você não vai se lembrar exatamente como tudo começou, como você o enfrentou, de onde você tirou a força que você precisava para seguir em frente. E você não vai ter a certeza se o caos realmente terminou. Mas há uma coisa que você pode ter certeza: ??quando ele finalmente chegar ao fim, você será uma pessoa muito mais forte do que você era antes de acontecer, e é precisamente por isso que este momento foi necessário.

Então deixe suas cicatrizes lembrá-lo que você sobreviveu aos machucados mais profundos. Isto em si já é uma grande conquista. Suas cicatrizes o lembrarão que as dificuldades da vida o deixaram mais forte e mais resistente. O que te machucou no passado te fez ser melhor para enfrentar o presente.

2. Você é forte o suficiente para lidar com os altos e baixos necessários na vida.

A maior glória da vida não é nunca cair, mas sim se reerguer após cada queda.

– Nelson Mandela

Embora possa ser difícil de ver, a capacidade humana de dor e sofrimento é como o bambu – muito mais flexível do que você jamais acreditaria à primeira vista.
Infelizmente, muitas vezes somos ensinados desde cedo que toda dor é prejudicial. No entanto, como podemos lidar com a vida real e o verdadeiro amor se estamos com medo de sentir o que realmente sentimos? Precisamos sentir dor, assim como precisamos nos sentir vivos e amados. A dor é necessária para nos acordar. Ainda assim tentamos esconder nossa dor. Perceba isso. A dor deve ser encarada com boa vontade, assim como o bom senso. Você só poderá sentir o quão forte você é quando ser forte é a única opção possível.

E lembre-se de que não é apenas nas grandes lutas da vida que este tipo de força de caráter e resiliência se faz necessário. Quase qualquer um pode enfrentar uma crise ou uma tragédia com coragem, mas enfrentar os problemas mesquinhos e perigos inesperados de cada dia com com um sorriso, isso exige um espírito forte.
Este é o tipo de força que você deve se esforçar para desenvolver diariamente. Perceba que que tudo na vida é simplesmente um jogo que você tem que jogar de forma justa e hábil. Se você perder um round, aprenda a dar de ombros e rir e fazer o mesmo quando você ganhar.

3. Seus medos só existem na sua cabeça.

Faça uma coisa que te assusta a cada dia.
– Eleanor Roosevelt

Os medos são pensamentos, não realidades. E a coragem é a cura.
Será que você pode ser corajoso mesmo quando você está morrendo de medo? Sim, e na verdade essa é a única vez que você pode ser realmente corajoso. Coragem não é a ausência de medo, coragem é estar com medo e seguir em frente de qualquer maneira.

Você deve ser ousado o suficiente para ousar. Não arriscar significa desperdiçar seus sonhos. Sim, vai ser estressante e difícil às vezes, mas não tenha medo de seus medos. Eles não estão lá para pará-lo; eles estão lá para que você saiba que seus sonhos são importantes e dignos do esforço e do crescimento pessoal necessário para alcançá-los.

Quando os tempos são difíceis, pode ser difícil de seguir seu coração e dar mais um passo, mas será uma tragédia deixar os seus medos pará-lo. Embora o medo possa ser esmagador, e o medo derrota mais pessoas do que qualquer outra força no mundo, ele não é tão poderoso quanto parece. O medo será tão profundo como a sua mente permitir. Você ainda está no controle. Então tome o controle!

A chave é reconhecer seu medo e enfrentá-lo diretamente. Lute bravamente para brilhar a luz de suas palavras sobre ele. Se você não fizer isso, se o seu medo se tornar denso e obscuro, você pode até conseguir se esquecer dele momentaneamente, mas você se abre para futuros ataques de medo quando menos esperar. E isto acontecerá porque você nunca realmente enfrentou o adversário que te derrotou.

4. Você está no controle de seus pensamentos, ações e reações.

Você tem o poder sobre sua mente, não eventos externos. Perceba isso e você vai encontrar a força que precisa.
– Marco Aurélio

O que você poderia pensar como sendo seu destino são apenas as suas consequências, e estas consequências podem ser criadas. Entendendo que você é totalmente responsável e com controle de suas ações é a atitude crucial. Essa percepção não precisa ser desanimadora, porque isso simplesmente significa que você está livre para fazer as mudanças que achar melhor.

Independentemente do que aconteceu em sua vida, você não está preso ao passado. Pode ter formado seus sentimentos em relação a si mesmo neste momento e o que parece ser o futuro, mas tudo isso pode ser modificado se você estiver disposto a examinar como o passado moldou seu pensamento de hoje. Em outras palavras, você pode mudar a sua vida mudando seus pensamentos, desde que tenha a coragem de dissecar as suas origens.
Portanto, não deixe a dor de uma situação deixá-lo sem esperança. Não deixe a negatividade desgastar você. Não deixe que a amargura roube a sua doçura. Mesmo que outras pessoas possam discordar de você, tenha orgulho no fato de que você ainda sabe que o mundo é um lugar incrível. E siga em frente.

5. Você é digno de seu próprio amor, atenção e respeito.

Para dizer ‘eu te amo’ é preciso saber primeiro como dizer o ‘eu’.
– Ayn Rand

O amor é a força da vida. Onde há amor dentro de você, há vida dentro de você.
Quando você estiver inseguro e sem vontade, puxe as forças que precisa da vida. Quando você estiver amando e aceitando, você se abre para toda a grandeza da vida e o que ela tem para oferecer. Você precisa aprender a amar a si mesmo em primeiro lugar, com toda a sua excentricidade e suas imperfeições. Se você não pode abrir o seu coração e sua mente para si mesmo, você não poderá amar os outros ou ter quaisquer paixões na vida.

Quando o auto-amor está presente, você pode correr riscos, ter experiências, enfrentar medos, vivenciar alegrias súbitas, ou qualquer outra ocorrência que revele a beleza de seu espírito. Mesmo que as coisas não aconteçam como planejado, você ainda tem uma base de amor e aceitação dentro de si para se reerguer. Porque quando você manter o amor a si mesmo, mesmo quando a vida trouxer dor, eventualmente não haverá mais dor, somente mais amor.

Então lembre-se:

Muitas pessoas supervalorizam o que não são, e subestimam o que realmente são. Não seja uma delas.
Auto-estima, auto-respeito e auto-amor. Há uma razão para eles começarem com “auto”, de próprio. Você não pode recebê-los de ninguém, a não ser de você mesmo.

“Tempos difíceis não duram, pessoas resistentes sim”. Repita isso para si mesmo quantas vezes você precisar.

 

Leia nossa indicação de artigo–> “Trabalho edifica o homem como também o corrompe”

Siga o insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário