Nas savanas africanas, o guepardo se destaca entre vários animais por causa da sua adaptação evolutiva em condições ambientais muito específicas. No entanto, o que mais chama a atenção nessa criatura é a sua rapidez, afinal, ele é o animal terrestre mais rápido do mundo, podendo chegar a uma velocidade máxima de 120 km/h. Mas isso levanta uma questão interessante: o que faz com que o guepardo apresente uma velocidade tão grande?

Em termos básicos, a incrível velocidade de um guepardo começa com a sua aerodinâmica. Seu corpo esguio, cabeça pequena, caixa torácica achatada e pernas longas e finas minimizam a resistência do ar, facilitando o alcance de um grande impulso. Além disso, um animal dessa espécie costuma pesar apenas 70 kg no máximo, de modo que os seus músculos não têm muito peso para transportar.

Mas ainda existem outros fatores que contribuem para as impressionantes habilidades de corrida dos guepardos. Por exemplo, essas criaturas contam com um coração grande e poderoso que bombeia enormes quantidades de sangue, transportando oxigênio suficiente para torná-los exímios velocistas. Enquanto isso, seus grandes pulmões e narinas também ajudam na oxigenação ao permitirem uma entrada de ar rápida e profunda.

por que o guepardo corre tao rapido 1

Auxiliando na aerodinâmica, os guepardos possuem uma espinha flexível que se curva a cada passo, funcionando como uma espécie de mola para as pernas traseiras, de modo que a sua cauda grande exerce a função de um leme ao corrigir a posição do corpo durante os movimentos rápidos. Vale destacar que até mesmo os olhos dos guepardos são cruciais para o desenvolvimento da sua agilidade, pois permitem que esses animais obtenham visão angular do ambiente em um curto espaço de tempo, ainda que estejam em velocidade máxima.

As habilidades de corrida dos guepardos são geralmente utilizadas no momento da caça. Quando um guepardo alcança sua presa, ele a derruba e morde no seu pescoço. Em seguida, ele come a carne o mais rápido possível, evitando a presença de um animal mais forte, como um leão aparecer. No entanto, caso um lesão realmente apareça, o guepardo terá a velocidade necessária para escapar do local rápido o suficiente para manter a sua vida.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!