Esta é uma duvida constante, afinal todos dizem que limpar o ouvido com o vulgo cotonete é extremamente errado e pode prejudicar sua audição. Mas então, como devo fazer? O TriCurioso hoje irá dar algumas dicas importantes para que mantenha sua higiene em dia! Vamos lá?

Dica 01: Utilize algo macio e suave

Não é bom ficar colocando coisas dentro do ouvido, principalmente se forem pontiagudas. Para limpar com eficiência e segurança, utilize algo macio como um tecido, o canto da toalha ou até mesmo um disco de algodão levemente molhado. Faça isso através de um movimento gentil e suave, assim retirando o excesso da sujeira acumulada.

Dica 02: Previna a sujeira e infecções também

Para não ter problemas em seu ouvido, procure sempre utilizar proteção através de tampões quando visitar praias, cachoeiras ou piscinas, assim evitando que a água suja entre em seus orificios. Além disso, mantenha seu nariz sempre limpo. Sim, eu escrevi certo. As vias nasais estão diretamente ligadas ao ouvido e o acúmulo de catarro pode causar infecção por lá, sabia?

como limpar ouvido tricurioso 2

Dica 03: Cotonete? Somente do lado de fora, nas dobrinhas da orelha

Comprou uma caixinha inteira de cotonete e não quer desperdiçar? Então a utilize para limpar as dobrinhas que sua orelha possui, afinal elas também guardam bastante sujeira. Também vale limpar atrás da orelha com eles, deixando tudo bem limpo.

Dica 04: 2 gotas de óleo de amêndoa

Está sentindo que possui muita cera acumulada? Você pode pingar duas gotinhas de óleo de amêndoa no ouvido para amolecê-la, após bata jogar um pouco de soro fisiológico e virar lentamente a cabeça, assim esperando o líquido escorrer totalmente juntamente com a sujeira acumulada e evitando qualquer chance de infecção.

Dica 05: Cerumin

Este é um medicamento que amolece a cera, caso você deseje algo mais oficial do que óleo de amêndoa, pode ser uma boa opção. Porém, convém perguntar sobre o mesmo ao seu otorrinolaringologista primeiro para saber qual quantia e como deve usar, ok?

Espero que as dicas tenham ajudado! 🙂