Não existe nada mais gostoso do que tomar um banho quente para relaxar todos os músculos, vestir uma roupa confortável e descansar. Este é definitivamente meu momento favorito do dia. Porém, você sabia que tomar banho quente faz mal a sua pele? É  isso mesmo! Por quê? É o que iremos descobrir!

Então, o que pode parecer um verdadeiro remédio para o corpo é, na verdade, quase um veneno. A água quente de um longo banho pode ser muito prejudicial para a saúde e viscosidade de sua pele. Isso porque age diretamente na camada manto-lipídica da sua pele que é a responsável pela textura macia. Fora que a alta temperatura causa a dilatação dos poros, o que pode provocar diversas coceiras na sua pele. Além disso, a água muito quente é capaz de retirar toda a camada protetora da sua pele, assim deixando-a exposta a diversos riscos. Quem possui acne também pode perceber o agravamento das mesmas ao aderir esta prática já que a alta temperatura propicia a liberação de glândulas sebáceas, o que deixa a pele ainda mais oleosa e aumenta o número de espinhas e cravos pela pele.

banho quente faz mal tricurioso

Mal para o cabelo

O banho quente não faz mal apenas para a pele como também para os seus cabelos. A água muito quente faz você perder muito mais fios de cabelo do que seria o normal para o seu sistema, além disso também aumenta a quantia de oleosidade do couro cabeludo da mesma forma como do resto do corpo. A formação de caspa muitas vezes também se inicia devido a água muito quente em função da proliferação de fungos, isso além de causar danos aos fios em função das cutículas que ficarão abertas devido a temperatura, assim causando cabelos opacos e sem brilho.

O segredo é o equilíbrio. Não é preciso passar 30 minutos embaixo d’água extremamente quente. Tome um banho em temperatura razoável e em um tempo razoável também, não apenas seu corpo e sua saúde vão agradecer como o planeta também (e a sua conta de luz, dependendo).

Você sabia dessas informações? Comente!