google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

STEPHEN FREARS - 10 FILMES ESSENCIAS


Nosso homenageado de hoje é Stephen (Arthur) Frears. Nascido em 20 de junho de 1941, Leicester, Reino Unido, se firmou como um melhores cineastas da nova geração do cinema britânico. 

Apesar de ter se formado em advocacia, se interessou pelo teatro, e através de contatos , conheceu  Lindsay Anderson e Albert Finney. Anderson contratou Frears como assistente, e logo depois Finney estrelou o primeiro trabalho de Frears como diretor, a sátira ''Gumshoe''.

Após essa experiência, Frears fez muitos trabalhos para a televisão britânica. Em 1984, teve o reconhecimento mundial por seu filme ''The Hit'', um filme de gangster filmado na Espanha. No ano seguinte, sua colaboração com o roteirista Hanif Kureishi resultou no grande sucesso internacional ''Minha Querida Lavanderia'' (My Beautiful Laudrette), originalmente feito para a TV, mas posteriormente lançado nos cinemas. O filme trouxe atenção internacional ao trabalho de Frears e de Daniel Day-Lewis. 

Conheçam seus 10 filmes essenciais:


Irlanda, 1952. Philomena Lee (Judi Dench) é uma jovem que tem um filho recém-nascido quando é mandada para um convento. Sem poder levar a criança, ela o dá para adoção. A criança é adotada por um casal americano e some no mundo. Após sair do convento, Philomena começa uma busca pelo seu filho, junto com a ajuda de Martin Sixsmith (Steve Coogan), um jornalista de temperamento forte. Ao viajar para os Estados Unidos, eles descobrem informações incríveis sobre a vida do filho de Philomena e criam um intenso laço de afetividade entre os dois. 


A notícia da morte da princesa Diana se espalha rapidamente pelo mundo. Incapaz de compreender a reação emocional do público britânico, a rainha Elizabeth II (Helen Mirren) se fecha com a família real no palácio Balmoral. Tony Blair (Michael Sheen), o recém-apontado primeiro-ministro britânico, percebe que os líderes do país precisam tomar medidas que os reaproximem da população e é com essa missão que ele procura a rainha.


Em Londres um nigeriano, Okwe (Chiwetel Ejiofor), que trabalha como motorista de táxi de dia e à noite é o recepcionista do Baltic, um pequeno hotel. Numa noite, ao vistoriar o quarto 510, repara que o vaso sanitário estava entupido e toma um choque ao saber o motivo do entupimento: um coração humano. Ele pensa em delatar o caso para a polícia mas recua, pois Okwe está ilegal na Inglaterra. Ele só confia realmente em uma pessoa, Senay (Audrey Tatou), uma turca que trabalha no Baltic como camareira. Senay não poderia trabalhar em lugar nenhum, pois ela entrou com um pedido para legalizar sua permanência e enquanto a imigração não toma uma decisão não pode ter emprego. Com isso ambos estão em uma situação muito vulnerável.


John Cusack (Quero Ser John Malkovich) é Rob Gordon, proprietário de uma decadente loja de discos, localizada em uma pequena rua de Chicago. Ele vende música à moda antiga, com seus dois lunáticos funcionários - Barry (Jack Black) o divertido perito em rock e o menos obstinado e pouco aplicado Dick (Todd Louiso). Mas o negócio de Rob não é o único aspecto vacilante em sua vida - a agulha de seu toca-discos começa a pular as faixas românticas, quando sua namorada de longa data, Laura (a estreante Iben Hjejle) o abandona. Isto o obriga a examinar suas fracassadas tentativas de romance, do único jeito que ele sabe! Para curtir um divertido rock, dê uma volta por Alta Fidelidade.


O mendigo Bernie Laplante (Dustin Hoffman), um sujeito intratável e egoísta, tenta escapar da cadeia convencendo o juiz que é um pai de família exemplar. A caminho da casa da ex-mulher, que o odeia e tem a guarda do seu filho, presencia a queda de um avião com 54 passageiros. Meio a contragosto, desemperra a porta da aeronave e salva os passageiros. Perde um pé de sapato e some. Entre os passageiros estava Gale Gayley (Geena Davis), uma repórter de televisão que decide iniciar uma campanha para descobrir a identidade do herói anônimo e oferece um milhão de dólares ao "herói" do desastre aéreo.


Lilly (Anjelica Huston) trabalha para um gângster e aposta o dinheiro dele em corridas de cavalos. Afastada há muitos anos de Roy (John Cusack), seu filho, decide reencontrá-lo, provocando reações de amor e ódio. Ela se torna rival da sua namorada, Myra (Anette Benning), o que faz disputar o amor do próprio filho. Stephen Frears (Ligações Perigosas) fez de Os Imorais uma adaptação perfeita do livro de Jim Thompson, onde pessoas utilizam charme e sofisticação para encobrirem a completa ausência de caráter. Com produção de Martin Scorsese, o filme é um coquetel de incesto e violência. 


França, 1788. A Marquesa de Merteuil (Glenn Close) precisa de um favor do seu ex-amante, o Visconde de Valmont (John Malkovich), pois seu ex-marido está planejando se casar com uma jovem virgem e ela deseja que o Marquês, que é conhecido por sua vida devassa e suas conquistas amorosas, a seduza antes do dia do casamento. No entanto, ele tem outros planos, pois planeja conquistar uma bela mulher casada (Michelle Pfeiffer), que sempre se mostrou fiel ao marido e é religiosa. A Marquesa exige então uma prova escrita dos seus encontros amorosos e, se ele conseguir tal façanha, ela lhe promete como recompensa passarem uma noite juntos. Mas os jogos de sedução fogem do controle e os resultados são bem mais trágicos do que se podia imaginar.


O filme mostra a vida do escritor de peças de teatro Joe Orton (Gary Oldman). Amigo de infância de Kenneth Halliwell (Alfred Molina), logo desenvolvem um relacionamento mais profundo, mas não somente baseado no sexo. Enquanto Orton gosta de sentir o perigo do sexo com estranhos em casas de banho e banheiros públicos, o reservado e menos atraente Halliwell prefere manter-se distante dessas práticas. Ambos tornam-se escritores e é Orton que consegue sucesso com suas peças, tornando-se popular na Londres dos anos 60. O sucesso, no entanto, acaba afastando-o de Halliwell.


Na Inglaterra de Margaret Thatcher, vive uma família paquistanesa que migrou para Londres em busca de melhores condições de trabalho. Nasser Hussein tem algumas empresas. Ele e seu ajudante, Salim, fazem de tudo para obter lucros maiores. Assim, a família Hussein vive muito bem e, inclusive, ostenta seu estilo de vida. Ali é o irmão do Hussein - um jornalista alcoólatra outrora bem sucedido que tem uma posição política de esquerda e que não concorda com o thatcherismo. O filho de Ali, Omar, começa a gerenciar a lavanderia do tio Nasser. Ele tem grandes planos para se dar bem nos negócios.


O ex-gângster Willie Parker (Terence Stamp) testemunhou contra antigos "colegas" e agora vive em Santa Elena, na Espanha, onde pensa que pode se esconder da vingança deles. Mas após 10 anos alguns espanhóis o sequestram e o entregam para Braddock (John Hurt) e Myron (Tim Roth), dois assassinos profissionais. Após confirmarem que era Parker, os assassinos "pagam" os sequestradores com uma pasta cheia de explosivos, mas um deles escapa. Eles têm ordem de levá-lo a Paris, onde Parker será "julgado" por Corrigan (Lennie Peters), seu ex-chefe.
Tecnologia do Blogger.