O desmatamento está ocorrendo em um ritmo assustador, mas até recentemente ninguém poderia dizer com uma certa precisão quantas árvores existem na Terra. Recentemente, com o recolhimento de dados oficiais e com o uso de imagens de satélite, os cientistas finalmente conseguiram estimar um número bem interessante, que pode nos fornecer uma ótima perspectiva sobre esse tema.

De acordo com um estudo recente publicado na revista Nature, existem cerca de 3,04 trilhões de árvores no planeta Terra. Os dados foram coletados por uma equipe liderada por Thomas Crowther, ecologista do Instituto Holandês de Ecologia enquanto trabalhava na Universidade de Yale. Ele foi inspirado por um amigo que fazia parte de um grupo que pretendia plantar um bilhão de mudas de plantas para combater o aquecimento global. O problema era que ninguém sabia se um bilhão era uma quantidade significativa para tal feito.

Quando Crowther foi pesquisar sobre o número de árvores na Terra, ele ficou surpreso ao saber que ninguém havia uma resposta minimamente concreta. Tudo o que ele conseguiu encontrar foi uma estimativa que havia compilado aproximadamente 400 bilhões de árvores com base em imagens de satélite, mas esse número era bastante duvidoso, já que outro censo com dados de origem similar tinha mostrado que havia 390 bilhões apenas na bacia amazônica.

quantas arvores existem no mundo 1

Em busca de números mais precisos, Crowther reuniu várias informações e documentos florestais mantidos por nações de todo o mundo. Depois de examinar as informações de aproximadamente 400.000 grupos florestais ao longo de dois anos, ele finalmente chegou a uma estimativa plausível de 3,04 trilhões. Curiosamente, as áreas com as maiores densidades de árvores foram a Rússia, a Escandinávia e as florestas boreais da América do Norte. As coníferas que crescem por lá respondem a cerca de 24% da contagem total de árvores no mundo.

Embora três trilhões de árvores pareça ser muito, Crowther afirma que isso não é desculpa para promover um extermínio das florestas do mundo, já que estima-se que há 12 mil anos atrás, havia quase o dobro de árvores que existem hoje. Todos os anos, o número bruto de árvores que são perdidas devido à atividade humana se aproxima da casa dos 15 bilhões, causando a preocupação de muitos grupos ambientalistas.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário