google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

17 FILMES SOBRE A DURA REALIDADE DE MINERADORES


Para quem não sabe, minerador é o indivíduo que trabalha nas minas ou extraindo minérios. O dia do minerador (ou mineiro) varia conforme o País, e mesmo aqui no Brasil, há estados que comemoram em dias diferentes.
Seu trabalho é de alta periculosidade e no cinema, deu origem a filmes que valem a pena serem conhecidos.
Boa sessão:



Jim Cole, herdeiro de uma operação de mineração, assume a mina, que está sofrendo com baixa produção e enfrenta uma greve dos mineiros. Jim logo perderá a mina se a produção não aumentar e a sabotagem continuar. Mary Norsen, secretária do escritório, acidentalmente descobre a trama de Fred Johnson para destruir a mina e forçar Cole a vender sua mina de carvão. Ela e seu irmão, Joe, se juntam a Cole em sua luta para impedir Johnson.



Davey Fenwick deixa sua aldeia mineira com uma bolsa da universidade pretendendo voltar para melhor apoiar os mineiros contra os proprietários. Mas ele se apaixona por Jenny, com quem chega a se casar e volta para casa como professor local antes de terminar a sua licenciatura. Quando ele descobre que seu pai e os outros mineiros vão ter de continuar a trabalhar em uma mina de carvão possivelmente mortal ele decide agir.



Aos 60 anos, Huw Morgan relembra sua vida quando garoto em uma pequena cidade mineradora. Suas reminiscências revelam a desintegração da unida família Morgan e de seus dedicados pais, enquanto capta os sentimentos e problemas da época.



México, 1925. Dobbs (Humphrey Bogart) e Curtin (Tim Holt) foram tentar a sorte no país, mas as coisas não deram tão certo. Howard (Walter Huston), um velho minerador, convence os dois a juntarem-se a ele na procura por ouro. O grupo enfrenta enormes dificuldades, os três não conseguem se entendem e são ameaçados por bandidos, mas o principal fator que pode realmente impedir o sucesso da empreitada é a ganância.


Baseado em fatos reais, o filme retrata uma greve dos mineiros de origem mexicana, no Novo México. Num contexto de injustiça social, desenrola-se um drama familiar vivido por Ramon e Esperanza Quintero, um mineiro de origem mexicana e sua esposa. No decorrer da greve, os papeis de Ramon e Esperanza invertem-se: um mandado de segurança contra os grevistas masculinos faz com que as mulheres assumam as atividades piqueteiras, deixando aos homens as tarefas domésticas. As mulheres evoluem de uma posição de subordinação para igualdade, aliadas em busca do objetivo comum.


Na Pensilvânia em 1876 James McParlan (Richard Harris), um agente de polícia, é enviado para uma comunidade mineira de irlandeses para se infiltrar entre os "Molly Maguires", uma sociedade secreta que combate o capitalismo selvagem dos patrões com sabotagem. McParlan se emprega nas minas e se torna amigo de Jack Kehoe (Sean Connery), o líder dos Maguires, porém ele reluta na sua missão de informante quando se apaixona por Mary (Samantha Eggar) e trava contato com a terrível situação dos mineiros.



A história da greve de 180 mineiros contra os proprietários de Mina Eastover Coal Company, em junho de 1973. A companhia recusou a assinar os contratos quando os mineiros se uniram ao sindicato, o que levou os trabalhadores a lutar por mais de um ano pelos seus direitos em uma violenta batalha, entre homens armados e famílias.



A cidade de Butcher Hollow, no Kentucky, tem na exploração das minas de carvão sua única atividade econômica. Lá nasceu Loretta (Sissy Spacek), uma dos 8 filhos de Ted Webb (Levon Helm), um mineiro que criou sua família, apesar de ser bem pobre. Quando tinha apenas 13 anos Loretta se casou com Doolittle Lynn (Tommy Lee Jones). Com 20 anos ela já tinha 4 filhos e tudo indicava que seria uma dona de casa pelo resto da vida. Nesta época ela começou a cantar ocasionalmente para sua família. Seu dom começou a ser notado por Doolittle, que a presenteou com um violão.


Agente do clandestino Partido Comunista dos EUA chega a Matewan, cidade interiorana, durante os anos 20, para tentar criar um sindicato trabalhista entre os mineiros que há gerações são explorados descaradamente. Com isto,os trabalhadores entram em confronto com seus empregadores, que trazem negros e imigrantes para substituí-los. Um tenso confronto se desenvolve quando dois mineiros tentam organizar sindicato.


Durante o Século XIX, os trabalhadores franceses eram explorados pela aristocracia burguesa, que dava condições miseráveis para seus empregados. Em uma cidade francesa, os mineradores de uma grande mineradora, decidem realizar uma greve e se rebelam contra seus chefes, causando o caos.  Entretanto, ao se levantarem contra o sistema, passam ser alvos da repressão das autoridades.



A notícia de que a mina de carvão de uma cidade inglesa irá fechar deixa os moradores apreensivos. Eles temem o desemprego, pois a mina é a principal empregadora da região. Mas todos encontram na banda de música local a motivação que faltava para continuar lutando por seus ideais.



No final dos anos 50, o adolescente Homer Hickam (Jake Gyllenhaal) vive em uma cidade onde a mineração é a maior empregadora local. Ao saber que os russos colocaram o satélite Sputnik em órbita, Homer começa a sonhar em também colocar um foguete seu em órbita. Logo ele convence alguns amigos a participarem do projeto e, com o apoio de uma professora, dá início ao projeto que irá mudar sua vida para sempre.



O filme mostra o episódio dramático, baseado numa história real, em que nove homens ficaram presos numa mina de carvão, na Pensilvânia, em julho de 2002. Sob pedras, o grupo passa a ter dificuldades para respirar, já que estão a 73 metros de profundidade, e o local começa a ser inundado por água. Durante mais de 70 horas, as equipes de resgate lutam para salvá-los.


Após um casamento fracassado, Josey Aimes (Charlize Theron) retorna à sua cidade natal, no Minnesota, em busca de emprego. Mãe solteira e com dois filhos para sustentar, ela é contratada pela principal fonte de empregos da região: as minas de ferro, que sustentam a cidade há gerações. O trabalho é duro mas o salário é bom, o que compensa o esforço. Aos poucos as amizades conquistadas no trabalho passam a fazer parte do dia-a-dia de Josey, aproximando famílias e vizinhos. Incentivada por Glory (Frances McDormand), uma das poucas mulheres da cidade que trabalha nas minas, Josey passa a trabalhar no grupo daqueles que penam para arrancar o minério das pedreiras.



Virada do século XIX para o século XX, na fronteira da Califórnia. Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) é um mineiro de minas de prata derrotado, que divide seu tempo com a tarefa de ser pai solteiro. Um dia ele descobre a existência de uma pequena cidade no oeste onde um mar de petróleo está transbordando do solo. Daniel decide partir para o local com seu filho, H.W. (Dillon Freasier). O nome da cidade é Little Boston, sendo que a única diversão do local é a igreja do carismático pastor Eli Sunday (Paul Dano). Daniel e H.W. se arriscam e logo encontram um poço de petróleo, que lhes traz riqueza mas também uma série de conflitos.


No ano de 1984, Margaret Tatcher está no poder e os mineiros estão em greve. Depois do orgulho gay chegar em Londres, um grupo de ativistas gays e lésbicas decide arrecadar dinheiro para enviar às famílias dos mineiros. Mas a União Nacional dos Mineiros parece um pouco constrangida em receber esta ajuda. Os ativistas não perdem o ânimo, decidem entregar a doação pessoalmente e partem em direção ao País de Gales. Assim começa a história improvável de dois grupos que não tinham nenhuma relação, mas se uniram em prol de uma causa.



Capiapó, Chile. Um desmoronamento faz com que a única entrada e saída de uma mina seja lacrada, prendendo 33 mineradores a mais de 700 metros abaixo do nível do mar. Eles ficam em um lugar chamado refúgio e, liderados por Mario Sepúlveda (Antonio Banderas), precisam racionar o alimento disponível. Paralelamente, o Ministro da Energia Laurence Golborne (Rodrigo Santoro) faz o possível para conseguir que os mineiros sejam resgatados, enfrentando dificuldades técnicas e o próprio tempo.


Dica do leitor, jornalista e crítico de cinema  Filippo Pitanga



Elder Mamaní (Julio Cezar Ticona) é um jovem que acaba de se tornar órfão após perder o pai. Ele se muda para Huanuni, uma cidade mineira, onde morará com a avó e trabalhará na mina de um poderoso homem do local. Elder não se importa com muita coisa, não parece se importar sequer com a morte de seu pai e com o estado que a sua vida está. No entanto, quando um segredo sobre a morte do pai vem à tona, a vida de Elder muda por completo.
Tecnologia do Blogger.