Eficácia dos suplementos alimentares

Eficácia dos suplementos alimentares

Na minha prática profissional como instrutor de sala de musculação quanto Personal trainer, observo o quão difícil é o momento de selecionar os suplementos que vão compor a dieta de uma pessoa, vivemos em uma era de muita informação e pouco conhecimento, de forma a sermos constantemente bombardeados através das redes sociais, revistas, jornais, rádio e televisão, não nos dando tempo suficiente para processar essas informações e transforma-las em conhecimento útil, separando o joio do trigo.

Grande parte das pessoas procuram caminhos simples para atingir o corpo dos sonhos, muitas vezes acreditando em falsos milagres proporcionados por suplemento “x” ou “y”, que em sua propaganda parecem o verdadeiro elixir dos deuses, faltando apenas trazer a pessoa a amada em três dias!

Estruturar um programa alimentar funcional de um praticante de musculação de maneira que atenda suas necessidades nutricionais e ande de mãos dadas com seu objetivo, realmente não é uma tarefa muito fácil, primeiro que devemos considerar a quantidade de alimento a ser consumido e sua qualidade, pois de nada adianta ingerir um caminhão de comida se ela for pobre em nutrientes e não cumprir com seu papel específico. Os suplementos podem ser aliados de uma boa alimentação, costumo dizer, que o suplemento é o alimento compactado, fornecendo quantidades especificas de um determinado nutriente, como exemplo podemos citar a creatina, que para obtermos 4 gramas do alimento sólido precisaria ser consumido 1 kg de carne cozida, desta forma o suplemento vem simplificar e facilitar nossa vida, a mesma quantidade pode ser obtida de forma suplementar em dosadores de 3 e 5 gramas.

A verdade é que não existe uma formula mágica, um suplemento que seja capaz de transformar o físico de uma pessoa. O que existe são estratégias nutricionais aliadas a demanda de treinamento coerente, a introdução de uma suplementação especifica está intimamente ligada a uma necessidade que pode ser criada pela ocorrência do treinamento ou carência de nutrientes.

Suplemento como recurso ergogênico nutricional

Nos dias de hoje quando uma pessoa ouvi o termo recurso ergogênico, logo relaciona a utilização de esteroides anabolizantes, precisamos primeiramente entender o que significa a palavra “ergogênico”.

Ergogênico deriva do grego, ergo, trabalho + gênico, produção. Desta forma podemos entender que ergogênico é qualquer substancia ou artificio capaz de aumentar a capacidade de trabalho diminuindo os sintomas de fadiga, seja mental ou física.

Alguns suplementos que podem melhorar a capacidade de trabalho:

  • Creatina, é um dos suplementos com maior eficácia agindo diretamente na capacidade de trabalho quando pensamos em treinamento de musculação, aumentando os estoques de creatina fosfato que atua no ciclo ATP-CP (adenosina trifosfato- creatina fosfato), a molécula de ATP é basicamente uma moeda energética envolvida nos processos metabólicos e diretamente relacionado ao processo de contração muscular. Desta forma a creatina pode promover melhora no rendimento do treinamento prolongando e melhorando a qualidade do exercício.
  • Maltodextrina, é um carboidrato formado por vários oligômeros de glicose e pode ser considerada um polímero de glicose de fácil absorção e metabolização aumentando os estoques de glicogênio hepático e muscular, esse podemos dizer que é o principal combustível utilizado pelos músculos durante uma atividade. É um suplemento de baixo custo que torna sua suplementação bem interessante.
  • Whey protein, ou proteína do soro do leite, é um dos suplementos mais antigos e mais estudado pela comunidade cientifica, Hipócrates, considerado o pai da medicina já prescrevia a proteína do soro do leite aos seus pacientes acreditando que seu consumo pudesse otimizar o processo de construção muscular. A suplementação de whey protein pode aumentar a expressão da via da AKT/mTor, uma via de sinalização da hipertrofia, que tem maior afinidade com a leucina, que é liberada no processo de degradação da proteína na sua metabolização, é um aminoácido que pode ser suplementado individualmente, porém é observado uma melhor eficiência quando associado a outros aminoácidos e quantidade especifica de carboidratos.
  • Pré-treino, essa classe de suplementos recebem grande atenção por serem estimulantes do sistema nervoso central, na maioria das vezes a base de cafeina, taurina, inositol, guaraná e em alguns suplementos importados podemos encontrar também efedrina. Estes suplementos realmente necessitam de atenção especial, pois os excessos de administração pode nos proporcionar um efeito anti-ergogênico, atrapalhando a performance do treinamento por hiperatividade de sistema nervoso central, em dosagens muito altas o usuário pode experimentar sensações similares a administração de cocaína, mas quando ajustado doses e horários de administração é um grande aliado para aumentar o foco e concentração nos exercícios, melhora do fluxo sanguíneo pela ação de agentes vasodilatadores como a arginina o que pode melhorar a nutrição dos músculos e retardo da fadiga neural pela presença da beta-alanina que é convertida em carnosina criando um efeito tampão.

De forma geral, suplementação é coisa séria e a estratégia alimentar deve acompanhar a estratégia de treinamento afim de sanar as necessidades impostas pela demanda de treinamento, é necessário respeitar os princípios de treinamento que pode ser estendido as ramificações da área da saúde, neste caso a individualidade biológica atrai nossos olhares, é preciso entender de que forma o individuo responde aos estímulos, quais são suas carências nutricionais, hormonais e de treinamento, é preciso respeitar as etapas e entender que não existe atalhos para o corpo dos sonhos, e como falamos de Hipócrates anteriormente deixo uma frase deste grande filosofo grego para refletirmos:

“Que seu remédios seja seu alimento e seu alimento seja o seu remédio”

Professor especialista Luiz Henrique de Abreu CREF 140294- G/SP

 

Leia nossa indicação e post “CONSELHOS PARA SE TER UMA VIDA MELHOR!”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário