Imagine que você cai da cama logo ao acordar para ir para o trabalho. Ao ir ao banheiro para tomar banho, você acaba escorregando e bate o pé no batente da porta. Como se não bastasse tudo isso, quando você sai do chuveiro, logo percebe que esqueceu de pegar uma toalha. Uma situação desoladora, não é mesmo? Pois bem, muitas pessoas já passaram por algum tipo de situação onde tudo o que poderia dar errado, realmente acabou dando errado. Se você já vivenciou algo assim, então provavelmente já está familiarizado com o que ganhou o nome de “Lei de Murphy”.

A Lei de Murphy é uma espécie de ditado popular de cunho ácido que se refere às situações onde vários acontecimentos ruins se sucedem uns após os outros e nos piores momento possíveis. Curiosamente, essa ideia central da Lei de Murphy já existe há muito tempo e reflete um pessimismo básico sobre a vida e os seus obstáculos, que parecem ser infindáveis. Outras variações da Lei de Murphy existem há muitos anos e têm muitos nomes diferentes, incluindo a Lei de Sod, a Lei de Finagle, a Quarta Lei da Termodinâmica e o Toque de Midas Inverso. De fato, muitas delas já eram usadas muito antes do termo “Lei de Murphy” se tornar popular. No entanto, essa última acabou realmente se tornando a mais conhecida.

o que e a lei de murphy 1

Se atrasar na hora de ir para o trabalho e ainda ficar preso no engarrafamento é uma típica situação da “Lei de Murphy”.

Mas, quem foi esse tal Murphy? Bem, na verdade, ninguém sabe com total clareza se é que realmente existiu um verdadeiro Murphy. Alguns historiadores afirmam que Murphy era um nome dado a um mecânico desajeitado que aparecia em velhos desenhos da Marinha americana na época da Segunda Guerra Mundial. Outros, porém, acreditam que havia de fato um Murphy, que por sua vez seria o capitão Edward A. Murphy Jr. O capitão Murphy era um engenheiro da Força Aérea que participou de testes de desaceleração em 1949 na Base Aérea de Edwards, na Califórnia. Durante os testes, o capitão Murphy descobriu que todos os 16 sensores de desaceleração haviam sido instalados incorretamente. Murphy, então, teria dito a famosa frase: “tudo o que pode dar errado, dará”.

Mas independente da existência ou não de um tal Murphy, o fato é que essa “lei” continua a ser um conceito popular em praticamente todo o mundo, muito porque tendemos a nos concentrar em eventos negativos e procurar razões para explicar o porquê das coisas não saírem como o planejado. Em outras palavras, tendemos a ignorar todas as coisas que dão certo ao longo do dia, mas quando as coisas dão errado, tendemos a torcer as mãos e nos lamentar.

Embora possa ser popular colocar a culpa dos eventos ruins na Lei de Murphy, de certa forma podeira existir uma sustentação científica para isso. Alguns cientistas acreditam que a segunda Lei da Termodinâmica, também conhecida como “Lei da Entropia”, apoiaria a Lei de Murphy. De acordo com a Lei da Entropia, em nosso universo os sistemas naturalmente tendem a acabar em desordem. Ou seja, partindo desse princípio, voltamos à velha frase que diz: “tudo o que pode dar errado, dará”.

E você, já presenciou a “Lei de Murphy” no seu dia a dia? Deixe o seu comentário!