Cultivar uma barba bem volumosa é algo que muitos homens gostam de fazer, seja com o objetivo de destacar os seus traços faciais ou simplesmente como uma questão de gosto. No entanto, alguns estudos mostram que a barba pode ser um certo obstáculo para aqueles que querem ficar longe de germes e bactérias, já que ela propicia um ambiente bem mais “confortável” para a proliferação desses microorganismos. Mas afinal, por que isso acontece?

Primeiramente, é preciso mencionar que as glândulas sebáceas no rosto, no peito e nas costas são geralmente maiores do que as da cabeça, de modo que os pelos que brotam do rosto costumam ser revestidos com mais óleo. Segundo a Dra. Whitney Bowe, uma conceituada dermatologista de Nova York, como as bactérias gostam de se alimentar desse óleo, é provável que existam mais bactérias vivendo perto da base dos pelos da barba em comparação com os cabelos da cabeça.

voce sabia que a barba pode acumular bacterias 1

Curiosamente, as bactérias que vivem nas barbas costumam ser diferentes das bactérias que vivem no couro cabeludo ou em outras partes do corpo. No entanto, embora possa parecer ruim à primeira vista o fato de que mais bactérias vivam em barbas, isso não é necessariamente uma coisa totalmente insatisfatória. Especialistas têm aprendido cada vez mais sobre o microbioma, uma colônia de microrganismos individuais no corpo, chegando a concluir que muitos desses microrganismos são realmente úteis para a saúde geral, embora alguns certamente causem problemas. Por exemplo, se um homem costuma coçar a barba, isso pode aumentar o risco de resfriado, já que vários germes vivem em nossas mãos. Assim, quanto mais tocamos nosso rosto, a possibilidade de passar esses germes para nossas vias aéreas e consequentemente ficar doente é muito maior.

Mas ainda que a barba permaneça sendo território inexplorado, os barbudos de plantão não precisam se preocupar. Para manter seus pelos faciais saudáveis e livres de boa parte das bactérias, basta manter hábitos simples de higiene, como lavagens regulares e a aplicação de loções próprias para as barbas que contenham algum tipo de agente antibacteriano. Desse modo, você pode sair por aí esbanjando a sua barba sem se preocupar com o alojamento de bactérias indesejáveis.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!