Ontem falamos do Licor e hoje vamos falar dele, o Whisky nosso de cada dia! Hehe. Você sabe o que é ou como é feita esta bebida tão marcante? É o que hoje iremos descobrir!

O whisky, ou uísque, é uma abreviação da palavra usquebaugh e é feita a partir de álcool destilado, grãos e malte que é envelhecida em barris. Seu teor alcoólico vai de 38 a 54% em temperaturas de 20ºC. O interessante desta bebida é que ela é altamente regulamentada e possui denominações de origem, classes e tipos. Porém, o que todas tem em comum é a fermentação dos grãos e também a destilação em no máximo 80% de álcool para milho e 90% de álcool para outros grãos, tudo antes de adicionar água, para que os sabores dos grãos fiquem bem intensificados antes da alcoolização.

Agora, um detalhe imprescindível é seu envelhecimento nos barris já que a bebida ganha 60% do seu sabor durante este período. Aqui vem a diferença de cada classe já que tudo depende do tipo de madeira utilizado e também a qualidade da flambagem e queima da matéria. Um bom exemplo é o Whisky Bourbon que é obrigado legalmente a ser envelhecido em barris de carvalho flambados. Pois bem, vamos conhecer alguns tipos de whisky?

o que e whisky tricurioso 1

Tipos de Whisky mais comuns

Escocês: Puro Malte, Blended, single malt, vatted, grain whisky.
Norte-Americano: Blended bourbon, leve
EUA, Canadá e Irlanda: Rye-whisky

A diferença básica entre eles está nos cereais utilizados e no teor alcoólico, ambos são muito variáveis e utilizados como base em cada receita. Assim, você tem um sabor único em cada tipo.

Gostou? Comente!