Se você já assistiu uma luta de boxe, já deve saber que os ringues apresentam um formato quadrado. Mas por que será que essa forma foi escolhida dentre todas as outras? E por que ele é originalmente chamado de “ring” (anel) mesmo não sendo circular?

Para entender tudo isso, é preciso primeiramente destacar que ver pessoas se esmurrando por aí não é algo novo. Provavelmente, as primeiras lutas foram realizadas há milhares de anos e eram necessárias para a sobrevivência, já que a comida e os recursos eram mais escassos. Com o passar do tempo, a luta evoluiu para um passatempo informal de pessoas engajadas em provar sua resistência ou em resolver divergências. Eventualmente, os lutadores começaram a lutar dentro de círculos desenhados no chão para estabelecer um limite básico que mantivesse a luta contida em uma área controlável. O termo “ring”, que virou “ringue” em português e que significa “anel”, provavelmente passou a ser usado para designar esses círculos de luta.

por que o ringue de boxe e quadrado 1

Frequentemente, os espectadores formavam um anel em volta dos lutadores ao mesmo tempo em que seguravam uma corda para criar um limite que manteria os lutadores no ringue e também impediria que os espectadores interferissem na luta. Eventualmente, a brutalidade de lutar sem regras inspirou Jack Broughton, um lutador inglês a criar um conjunto de regras mais específicas para o boxe. As regras de Broughton se tornaram o padrão para o esporte por quase um século. Finalmente, em 1838, a Sociedade Pugilista introduziu regras revisadas de boxe junto com o primeiro ringue quadrado que contava com cordas ao longo dos lados para manter um limite sólido para os lutadores.

Agora que você já entendeu um pouco da origem do esporte, finalmente chegou a hora de responder: afinal, por que escolheram fazer o ringue quadrado? Bem, a resposta está no fato de que estruturas quadradas são mais fáceis de serem construídas e tendem a ser mais resistentes, o que acaba oferecendo maior flexibilidade e melhor apoio na hora da luta.

Curiosamente, apesar de sua forma quadrada, o termo “ring” ainda continuou sendo usado, já que se tornou tão arraigado na linguagem do boxe ao longo de centenas de anos. Na língua portuguesa, o termo acabou sendo transformado em “ringue”, já que o português naturalmente dá mais ênfase na última sílaba do que o inglês.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!