DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Hagia Sophia ou Ayasofia em Istambul

Compartilhe:

Literalmente, Hagia Sophia é uma das melhores coisas para fazer em Istambul, se você gosta de arquitetura icônica e pontos históricos.

Entre nesta incrível maravilha. A Hagia Sophia ainda mantém os elementos das religiões cristãs e islâmicas. Guarde cerca de duas horas para entrar e percorrer todo o edifício.

Leia também: O que Você Precisa Saber antes de Visitar a Turquia

Viajar para a Turquia é uma experiência incrível, e uma das atrações mais populares do país é a Hagia Sophia, um marco histórico e cultural importante de Istambul. Neste post, vamos compartilhar tudo o que você precisa saber sobre como visitar a Hagia Sophia, desde sua história fascinante até as melhores maneiras de planejar sua visita.

ayasofya

É o lugar perfeito para se ter uma perspectiva mais ampla da história, de Istambul e o passado turbulento que a cidade encontrou.

Dê uma olhada no interior e maravilhe-se com o edifício de tirar o fôlego e artefatos valiosos dentro. Você vai amar.

Entrar na Hagia Sophia pela primeira vez é mágico. O magnífico interior deste edifício te pega completamente desprevenido; Você pode até saber que o lugar e a arquitetura é incrível, mas garanto que você não tem noção do tamanho e do que realmente é até ver com seus próprios olhos.

A visita à Hagia Sophia faz parte do nosso Roteiro de 3 Dias em Istambul.

Os ingressos guiados para a Hagia Sophia são relativamente baratos e existem algumas maneiras diferentes de comprá-los. Você pode comprar os ingressos na hora ou antecipadamente pela internet. Recomendamos comprar seus ingressos online com antecedência ou experimente o Istambul Welcome Card, um cartão flexível, incluindo transporte público, entradas para os principais museus, visitas guiadas à Hagia Sophia, Palácio Topkapi, Cisterna da Basílica, um cruzeiro no Bósforo e um aplicativo de guia de áudio. Confie em nós, visitar a Hagia Sophia é uma experiência que você não vai querer perder!

o que fazer istambul

A Hagia Sophia tem vários nomes. É conhecido como o Ayasofya em turco e Santa Sofia em latim. O nome tem origem em grego e significa “Igreja da Sabedoria Divina”. Ambos os nomes são usados ​​na cidade, embora eu tenha ouvido que ele é chamado de Ayasofya com mais frequência.

o que fazer istambul turquia

A estrutura que vemos hoje é a terceira igreja a ser construída neste local. Os dois primeiros foram destruídos pelo fogo. O Imperador Justiniano teve o atual edifício construído no 6 º século como uma Igreja Ortodoxa Grega.

Durante a 4ª Cruzada, em 1204, muitos dos tesouros foram saqueados e levados para Veneza por mulas, onde ainda podem ser vistos na Basílica de São Marcos.

Para entender ainda mais sobre a história do local, indicamos o Tour Guiado sobre a História de Santa Sofia.

turquia istambul fazer ver

Com a chegada dos otomanos no século XV , foi convertido em mesquita. Os elementos bizantinos de Hagia Sophia estão presentes na grande cúpula do interior, seus enormes pilares de mármore e os intrincados mosaicos de Jesus e da Virgem Maria, anjos e santos que foram descobertos quando o edifício foi transformado de mesquita em museu.

A cúpula, com 35 metros de largura, é uma maravilha arquitetônica. Embora não seja a cúpula original dos anos 530, a maior parte ainda data dos anos 560, o que a torna com quase 1.500 anos.

Mas também há elementos islâmicos presentes dentro de Hagia Sophia – como os grandes lustres pendurados e cartazes redondos com os nomes de Maomé e Alá em árabe.

Existem também galerias acima dos corredores e grandes pilares de mármore que sustentam a cúpula. As paredes acima das galerias e a base da cúpula têm janelas que permitem a entrada de luz natural. Isso esconde as colunas durante o dia, dando a impressão de que o dossel está flutuando no ar.

Fiquei surpreso ao ver todos esses elementos religiosos lado a lado – e, de fato, é isso que torna este local tão especial há décadas.

A Hagia Sophia, para mim, representou as partes de Istambul que mais me fascinam – a história da conquista; o choque e a fusão de “Leste” e “Oeste”; e diferentes religiões existindo lado a lado.

Como visitar a Hagia Sophia

A Hagia Sophia está localizada no distrito de Sultanahmet, em Istambul, e é facilmente acessível por transporte público ou táxi. A entrada para a Hagia Sophia é paga e os horários de funcionamento variam de acordo com a época do ano. É importante verificar os horários de funcionamento antes de planejar sua visita.

Antes de entrar na Hagia Sophia, há algumas coisas importantes que você deve saber. Em primeiro lugar, este é um local sagrado para muçulmanos, e os visitantes devem se vestir de forma modesta. Isso significa cobrir as pernas, os braços e a cabeça para as mulheres. Além disso, é importante respeitar as tradições islâmicas enquanto estiver dentro da Hagia Sophia. Isso inclui remover os sapatos antes de entrar na área de oração e não tirar fotos durante as orações.

Ao entrar na Hagia Sophia, você será imediatamente impressionado com a beleza e a grandiosidade da estrutura. A nave principal é enorme, com uma cúpula de 55 metros de altura. As paredes e tetos estão cobertos de mosaicos, e os pisos são revestidos de mármore. Há uma área de oração no centro da nave, que é usada para as cinco orações diárias dos muçulmanos. Há também várias áreas de exposição ao redor da nave, onde você pode ver artefatos e informações históricas sobre a Hagia Sophia.

Uma das partes mais fascinantes da Hagia Sophia é o seu teto. A cúpula principal é sustentada por quatro pilares enormes, e há muitas outras cúpulas menores ao redor da nave. Os mosaicos no teto são de tirar o fôlego e olhar para cima e apreciar a beleza do teto é uma experiência verdadeiramente única.

Ao passear pela nave principal da Hagia Sophia, é importante prestar atenção nos detalhes, como as janelas altas, que deixam a luz natural entrar e iluminam a estrutura de uma forma espetacular. Também é possível caminhar pelas galerias superiores, que oferecem vistas incríveis da nave principal e do teto. A vista de cima também permite que você observe os detalhes das colunas, mosaicos e outros elementos arquitetônicos que podem ser difíceis de ver do nível do chão.

Outra atração imperdível da Hagia Sophia é a Biblioteca de Mecidiye, localizada na galeria superior sul. A biblioteca contém manuscritos antigos e livros raros, e é um lugar tranquilo para descansar e apreciar a beleza do edifício.

Site Oficial

https://ayasofyacamii.gov.tr/

Preços

💲 60 Liras Turcas

Horários

No inverno das 9h às 17h

No verão das 9hs às 19hs

Endereço e Como Chegar

Hagia Sophia Square, Sultanahmet

Google Maps: https://goo.gl/maps/C3kTmQ6M6Eq

A maneira mais fácil de chegar é pegar o bonde T1 até sultanahmet e caminhar 2 minutos até o museu.

Vídeo

Visitar a Hagia Sophia é uma experiência imperdível para quem viaja para Istambul. Além de sua beleza arquitetônica, a Hagia Sophia tem uma história fascinante que abrange mais de um milênio. Ao visitar a Hagia Sophia, é importante respeitar as tradições e a cultura islâmica, vestir-se adequadamente e aproveitar ao máximo as exposições e galerias que o edifício oferece. Planejar com antecedência é a chave para ter uma experiência agradável e sem estresse, então não se esqueça de reservar seus ingressos com antecedência e verificar os horários de funcionamento antes de sua visita.

Veja também

Turquia | 5 Coisas para Fazer em Istambul

Turquia – Istambul | Mesquita Azul

5 Comidas Típicas para Provar na Turquia

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Planeje sua Viagem

World by 2 na Amazon

Itens úteis selecionados especialmente para sua viagem!

Assine a Newsletter

Relacionados

Artigos Recentes

Onde estivemos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *