É quase impossível imaginar que uma peça de roupa usada há milhares de anos tenha sobrevivido até os dias atuais. No entanto, o “Vestido Tarkhan”, batizado em homenagem à cidade no Egito onde foi encontrado em 1913, realmente sobreviveu até a era moderna, tendo sido recentemente datado usando a mais avançada tecnologia de datação por radiocarbono.

Os testes de datação por radiocarbono foram feitos por uma equipe da Universidade de Oxford, confirmando todas as principais informações sobre o vestido. Essa peça de roupa milenar data de cerca de 3482 aC, tornando-se a vestimenta mais antiga do mundo. Obviamente, por conta da ação do tempo, o tecido mal se parece com um vestido nos dias atuais. Na verdade, se parece mais com uma camiseta desgastada. No entanto, naquela época, o vestido pode ter sido bastante estiloso até para a era moderna, já que novos testes mostram que o linho usado na sua produção foi costurado para exibir a riqueza e o poder de alguma pessoa importante do reino do Antigo Egito.

conheca o vestido mais antigo do mundo 1

Alice Stevenson, membro do corpo docente do Museu Petrie de Arqueologia Egípcia, em Londres, disse em um comunicado de imprensa: “A sobrevivência de produtos têxteis altamente perecíveis no registro arqueológico é sempre algo excepcional. A sobrevivência completa, ou quase completa, de artigos de vestuário como o Vestido Tarkhan são ainda mais notáveis​​”.

Acredita-se que o resto que se perdeu do vestido consistia em uma espécie de saia conectada à cintura. As mangas são feitas de duas peças de material unidas ao topo da roupa, que por sua vez se encontram no centro do vestido, dando um decote em forma de V no topo. O tecido tem uma faixa cinza irregular como decoração e as mangas ainda estão relativamente intactas. Curiosamente, esses detalhes podem fornecer um certo vislumbre de como era a vida antiga no Egito Antigo há milhares de anos, já que juntamente com outros restos têxteis encontrados em terras egípcias, o tal vestido tem o potencial de fornecer mais informações sobre a especialização artesanal e a organização da manufatura têxtil durante o desenvolvimento dessa civilização.

conheca o vestido mais antigo do mundo 2

O fato de que este tipo de material conseguiu sobreviver por tanto tempo tem feito historiadores questionarem a habilidade dos seus criadores. De fato, o vestido pode revelar detalhes interessantes com relação à sua durabilidade, de modo que futuras descobertas a partir da sua análise poderão ser aplicadas aos trabalhos modernos de hoje em dia.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!