O mel é um dos alimentos mais versáteis que temos à nossa disposição. Com ele, podemos substituir o açúcar em vários tipos de receitas, já que o mel é bem mais saudável para o nosso corpo. Mas embora o mel aparentemente seja um alimento saudável e natural para qualquer ser humano, o fato é que ele não deve ser usado para alimentar bebês com menos de 1 ano de idade, já que isso pode desencadear um problema bacteriano muito sério.

Entendendo o problema

A principal razão pela qual o consumo de mel não é recomendável para os bebês é a possibilidade da existência de tipo de bactéria chamada Clostridium botulinum nesse alimento. Essa bactéria é geralmente encontrada no solo, mas também pode contaminar o mel. Se um bebê ingerir essa bactéria, esse organismo poderá se multiplicar no intestino devido ao frágil sistema imunológico da criança. Por sua vez, as toxinas que se acumulam podem causar um sério problema de saúde chamado “botulismo infantil”. Mesmo uma pequena quantidade de mel pode ser perigosa e é por isso que os médicos alertam os pais para que eles não deem aos seus bebês qualquer mel até que eles tenham pelo menos 12 meses de idade. Nesse ponto, seus sistemas digestivos já se desenvolveram o suficiente para que as bactérias não causem danos.

por que os bebes nao podem comer mel 1

Os perigos do botulismo infantil

É importante destacar que os casos de botulismo costumam ser muito raros, mas ainda assim é importante conhecer os sinais no caso de seu bebê acidentalmente ter ingerido algo contendo mel contaminado. Os sintomas do botulismo infantil geralmente não começam a aparecer até poucos dias depois de o bebê ter ingerido as bactérias. Dor de barriga e constipação são alguns dos primeiros sinais. A fraqueza muscular é outro sintoma comum e pode fazer com que seu bebê se sinta indisposto. Outros sintomas incluem dificuldade em se alimentar, choros frequentes e perda de energia generalizada.

Outros alimentos que devem ser evitados

É importante destacar que, assim como o mel, o leite de vaca também pode ser inadequado para bebês com menos de um ano de idade. Isso porque as crianças pequenas não podem processar o leite de vaca adequadamente, além do fato de que esse tipo de leite não tem a mistura de gordura e nutrientes que o bebê realmente precisa. Outros alimentos são perigosos para os bebês por causa dos riscos de asfixia, como pedaços de alimentos duros como frutas e vegetais crus. Alimentos pegajosos, como marshmallows, uvas inteiras e nozes também devem ser evitados.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário coma gente!