Se você costuma lavar roupas com uma certa frequência, existe uma grande probabilidade de você já ter visto o encolhimento de algumas das suas peças favoritas durante o processo de lavagem. E, convenhamos, é realmente desolador puxar uma peça de roupa da máquina de lavar apenas para descobrir que ela agora é pequena o suficiente para caber no seu gato. De fato, o encolhimento das roupas é um dos erros mais comuns que ocorrem durante o processo de lavagem. Então, qual é a mágica por trás disso? Por que algumas roupas acabam encolhendo durante a lavagem?

O papel da temperatura da água

Na maioria dos casos, isso acontece quando a roupa “fica muito quente”. Lavar a roupa em água quente (ou secá-la com ar quente) é um dos principais fatores que levam ao encolhimento de certos tipos de tecido. Embora as fibras de polímero dos tecidos sejam naturalmente curtas, elas acabam sendo esticadas quando são transformadas em roupas. Desse modo, aplicar qualquer tipo de calor no tecido pode liberar toda essa tensão, fazendo com que as fibras retornem ao seu estado natural, que é mais curto. Daí, não é de se estranhar que as peças acabem adotando um visual “miniaturizado”.

por que algumas roupas encolhem quando sao lavadas 1

Evitando o encolhimento

Felizmente, evitar o encolhimento de peças de roupa pode ser bem mais fácil do que você imagina. A principal dica é simplesmente verificar a etiqueta da peça para determinar qual é o tipo de tecido e qual é o método de lavagem mais indicado para ele. Como o algodão e a lã absorvem bastante água, eles tendem a encolher mais rápido, então você deve lavar roupas desse tipo em água fria. Por outro lado, as misturas sintéticas naturais como nylon e poliéster absorvem menos água e são, portanto, mais resistentes ao calor.

Observando a qualidade das roupas

No entanto, é importante destacar que, com o passar do tempo, praticamente todas as roupas apresentarão algum tipo de encolhimento ou até mesmo alongamento devido ao desgaste do tecido. Os tipos de fibras, tecidos e métodos de fabricação usados durante o processo de produção dos produtos são os primeiros fatores que determinarão o desempenho das roupas após o uso e a lavagem.

E você, já encolheu acidentalmente alguma peça de roupa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!