Se você cria algum animal de estimação como um gato ou um cachorro, sabe muito bem que é relativamente fácil saber quando eles fazem cocô ou xixi, afinal suas fezes são bem visíveis e liberam um cheiro nada agradável. No entanto, não é fácil constatar a mesma coisa em um animal aquático, em especial os peixes, já que eles vivem literalmente na água. Consequentemente, isso levanta uma pergunta interessante: afinal, os peixes realmente fazem xixi?

Por incrível que pareça, não são apenas aqueles banhistas mal-educados que usam os rios e mares para fazer xixi. De fato, os peixes de água doce e salgada também urinam, mas de uma maneira bem mais “intensa”, já que de acordo com pesquisadores do Colégio Regional de Medicina Veterinária da Virgínia-Maryland, os peixes basicamente “urinam o tempo todo”. Na prática, o que acontece é que esses animais geralmente fazem xixi através de suas guelras ou através de um “poro urinário”, sendo que este último é o órgão que elimina a urina que foi filtrada pelos rins. Algumas espécies de água salgada excretam a maioria das urinas através das brânquias, enquanto os peixes de água doce costumam fazer isso através dos poros urinários.

os peixes fazem xixi 1

Em termos mais técnicos, a urina de peixe consiste principalmente de amônia, que costuma deixar o corpo do animal principalmente através das brânquias. A urina de peixe também inclui aminoácidos, uma pequena quantidade de ureia e os ácidos orgânicos creatinina e creatina. O xixi dos peixes de água salgada também contém uma grande quantidade de sal, enquanto a urina das espécies de água doce consiste principalmente de uma água “levemente alterada”. Vale destacar que os peixes de água doce produzem mais urina que os de água salgada, já que o xixi destes últimos é muito mais concentrado.

O que mais chama a atenção na urina dos peixes é que ela pode contribuir bastante para fertilizar a região onde esses animais habitam. Quando se trata de recifes de corais e outros ecossistemas costeiros, alguns nutrientes essenciais para a vida marinha nem sempre estão presentes para promover o seu desenvolvimento. No entanto, quando as centenas de espécies de peixes urinam perto dos recifes, os nutrientes da urina são quase imediatamente capturados pelos corais. Desse modo, o nitrogênio e o fósforo provenientes do xixi, assim como vários aminoácidos e outros minerais, podem ajudar um recife de coral a prosperar e a crescer adequadamente.

Talvez esse seja um motivo a mais para manter o seu aquário sempre limpo, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!