Cynthia Rothrock

Cynthia Rothrock

A musa das artes marciais em terras brasileiras

Quem era adolescente na década de 90 certamente assistiu algum dos filmes protagonizados pela perita em artes marciais Cynthia Rothrock. Exibidos à exaustão na Globo e Band, a loira de cabelos curtos mostrava seus talentos marciais em filmes como “Lady Dragon”, “Código de Honra”, “Leis Marciais”, “Garras de Tigre” e diversas outras produções.

Veja também:

Os 10 Melhores Filmes de Sylvester Stallone

As 10 Maiores Musas do Cinema de Ação

Os 10 Melhores Filmes de Arnold Schwarzenegger

Pela primeira vez no Brasil, Cynthia veio de férias ao Rio de Janeiro e nossa entrevista não poderia ter sido em um local melhor, em um quiosque na praia de Copacabana, tendo o mar como cenário de fundo. O visual loiro ficou no passado, agora morena com mechas lilás (onde arriscou até uns dreadlocks nas pontas), ela me recebe com um sorriso largo que logo me cativa e o papo flui animadamente.

André Araújo (Has Tela Vista): Você foi uma pioneira no gênero, sendo a primeira mulher a estrelar filmes de luta, o que com certeza deve ter aberto as portas para que outras mulheres também atuassem no cinema de ação. Você se orgulha de ter aberto caminho para as heroínas de ação?

Cynthia Rothrock: Verdade, eu fui a primeira no gênero, a primeira mulher também a estampar a capa de uma revista especializada em artes marciais. Então eu acho que eu consegui abrir caminho em um meio dominado por homens, é claro que eu tenho orgulho de ser uma pioneira no gênero, de ser uma inspiração para outras mulheres, mas eu não fico pensando muito nisso, do tipo “olha o que eu tenho feito em minha longa carreira” ou coisas do tipo. Eu sempre acho que eu estou começando de novo, mesmo porque hoje eu tenho um jeito de atuar diferente, eu estou diferente. Mas tenho orgulho sim da minha carreira e das minhas conquistas.

André Araújo (Has Tela Vista): Nos anos 90, quando o seu filme “Lady Repórter” foi lançado no Brasil em home video, o mais respeitado crítico de cinema brasileiro (Rubens Ewald Filho), lhe descreveu como a “Van Damme de saias” e comentou que você começou fazendo filmes pequenos na Tailândia, mas foi evoluindo como atriz e também na qualidade das produções.

Cynthia Rothrock: Verdade, ele tem razão, eu evoluí bastante como atriz, se comparar os meus últimos filmes com aqueles que eu fiz no início de carreira, assim como as produções também.

(Obs: Cynthia Rothrock e Van Damme começaram a carreira praticamente no mesmo ano, em 1985. O crítico Rubens Ewald Filho faleceu poucos dias após essa entrevista).

Cynthia Rothrock
Cynthia Rothrock demonstrando sua habilidades em artes marciais

André Araújo (Has Tela Vista): Você tem uma lista extensa de filmes, e no Brasil eles eram um sucesso em home video, onde a maioria deles foram rodados?

Cynthia Rothrock: De fato, eu fiz muitos filmes, só com o Richard Norton foram vários, principalmente no início de carreira, como China O´Brien, Lady Dragon, Código de Honra I e II e vários outros.

Alguns rodados na Indonésia, outros na China onde morei por alguns anos e vários nos EUA.

(Obs: Ao longo de sua carreira, Cynthia atuou com grandes nomes das artes marciais como Jeff Wincott, Richard Norton, Sam Jones, Vincent Lyn e atores consagrados como David Carradine, Michelle Yeoh e Billy Drago de Os Intocáveis).

André Araújo (Has Tela Vista): Na década de 90, você trabalhou muito, tendo feito vários filmes seguidos, entretanto nos últimos anos, você tem viajado bastante pelo mundo afora. As viagens seriam uma forma de você se dedicar mais a você mesma, fazendo as coisas que gosta, após anos e anos trabalhando sem parar ?

Cynthia Rothrock: De fato, eu trabalhei muito nos anos 90, em muitos filmes seguidos mas eu me tornei mãe em 1999 e resolvi dar um tempo para me dedicar a maternidade, até por que eu não podia deixar meu bebê em casa e sair para trabalhar, às vezes até em outro país.

Então eu dei um tempo na carreira e me dediquei a minha filha, onde viajamos muito juntas, fizemos muitas coisas legais, fomos ao Havaí e diversos outros lugares.

Cynthia Rothrock Rio de Janeiro
Cynthia Rothrock numa famosa escadaria do Rio

Quando ela se tornou adolescente, entrou na fase de sair mais com os amigos, algo normal, foi aí que eu decidi que era hora de voltar a trabalhar. Não foi fácil esse recomeço, pois eu havia ficado afastada por um longo tempo, então de certa forma eu tive que recomeçar, mesmo nos dias de hoje, esse gênero é protagonizado sempre por homens.

 Além disso, eu adoro viajar, adoro conhecer novas culturas, ver como as pessoas vivem e eu descobri uma segunda paixão, os esportes e atividades de aventura, então as minhas últimas viagens tem sido fazendo atividades de aventura, como trekking, escalada, canoagem, rapel, mergulho etc.

André Araújo (Has Tela Vista):  Na década de 90, seus filmes foram muito exibidos no Brasil, naquela época você usava os cabelos curtos e loiro e hoje o seu visual está diferente, morena com mechas lilás (ps: mas o rosto de Cynthia não mudou nada), você tem sido reconhecida nas ruas?

Cynthia Rothrock: Sim, eu mudei bastante o visual, talvez por isso não tenha sido muito reconhecida no Brasil, contudo as pessoas que gostam e assistem filmes de ação, me reconhecem.

André Araújo (Has Tela Vista): Em 1996, você atuou no filme Sede de Vingança, que era uma produção acima da média e teve uma grande publicidade no Brasil. Qual a importância desse filme para sua carreira?

Cynthia Rothrock: Esse filme foi muito importante pra mim, foi o meu melhor papel e exigiu bastante de mim em termos de atuação, e o elenco era ótimo, com Brad Dourif, Tony lo Bianco e outros atores. Eu pude mostrar melhor o meu lado de atriz e foi muito importante na minha carreira.

André Araújo (Has Tela Vista) – Esta é a sua primeira vez no Brasil, o que você sabia sobre o Brasil ou mesmo do Rio antes de visitá-lo?

Cynthia Rothrock: Eu sabia pouco, já tinha ouvido falar bastante do carnaval brasileiro que é famoso no mundo inteiro, inclusive já fui no carnaval de Nova Orleans, mas uma coisa que me marcou muito foi um filme do James Bond rodado no Rio, onde mostrava belas paisagens, aquilo era incrível.

André Araújo (Has Tela Vista)– O que mais te chamou atenção no Rio logo que chegou a cidade?

Cynthia Rothrock: Fiquei impressionada com a natureza da cidade, que está junto ao meio urbano, vocês tem montanhas, praias e prédios, tudo muito perto, isso me surpreendeu bastante.

Fiz uma trilha no Leme e vi pequenos macacos engraçadinhos, eu nunca tinha visto aqueles macacos (ela se refere aos micos da espécie Sagui), eu adoro animais, sabe.

Eu também visitei o Corcovado, tem uma bela vista para a cidade e fiz aquela clássica pose com os braços abertos, mas imaginei que o espaço era maior, e amanhã irei visitar o Pão de Açúcar e também a região da Lapa.

André Araújo (Has Tela Vista): Quais são seus próximos projetos?

Cynthia Rothrock: Eu vou fazer um novo filme, nele eu farei 2 personagens, como se fosse eu e o meu alter ego, uma experiência diferente do que eu tenho feito até agora, inclusive até trouxe o script para estudá-lo melhor, pois devo rodá-lo ao retornar de viagem. Além disso, tenho viajado o mundo inteiro participando de seminários sobre artes marciais, do Brasil, eu sigo para a Argentina e Chile mas já tenho viagens programadas este ano para a Itália, Suíça e Nova Zelândia, este último para fazer atividades radicais. Eu viajo muito a trabalho e também a lazer.

André Araújo (Has Tela Vista): Você pretende escrever uma biografia? 

Cynthia Rothrock: Sim, eu comecei isso 2 vezes, mas eu planejo rodar um documentário sobre a minha vida, minha carreira, onde eu abordaria fatos curiosos e engraçados que ocorreram nas filmagens e que foram muitos, dentre outras coisas. Seria um documentário diferente.

Curiosidades sobre Cynthia Rothrock

  • Quando seus filmes eram um sucesso nas extintas videolocadoras, o famoso crítico de cinema Rubens Ewald Filho a definiu com o “Van Damme de saias”
  • A personagem Sonya Blade do jogo Mortal Combat foi inspirado em Cynthia Rothrock;
  • Cynthia lançou um dvd onde ensina técnicas de defesa pessoal para mulheres.
  • Atuou com atores consagrados como David Carradine (Série “Kung Fu”, Kill Bill);
  • Mais de 50 filmes no currículo;
  • Na TV, participou de um episódio da clássica série Hércules;
  • Fez uma participação no filme Olho por Olho (1993) estrelado pela atriz Sally Field, no papel de uma instrutora de defesa pessoal;
  • Morou e treinou durante 4 anos em Hong Kong nos anos 80;
  • Ela possui uma legião de fãs na Ásia principalmente nas Filipinas e Indonésia.
  • Os filmes mais populares da musa das artes marciais no Brasil, são Lady Repórter e Código de Honra, exibido inúmeras vezes na TV;

Agradecimentos: Jornalista e consultor de Turismo, André Araújo que colaborou com o Has Tela Vista, cedendo com exclusividade sua entrevista com a atriz Cynthia Rothrock.

As melhores Cenas de Cynthia Rothrock

Créditos Fotos: Reprodução Rede Sociais (exceto foto pessoal do repórter com a atriz)