Sequestro emocional: o que é e como não perder a cabeça

Sequestro emocional: o que é e como não perder a cabeça

Você já reparou como somos muito racionais em um determinado momento e, algumas vezes somos completamente irracionais? Falando ou fazendo coisas movidos por um “surto” emocional que, depois de alguns segundos, percebemos que não foram as melhores?
Isso é muito comum e acontece normalmente com emoções negativas mais intensas, como o medo e a raiva – mas não somente essas duas – e é chamado pela ciência, de sequestro emocional.

E se você já passou por isso (meu chute é que sim!), sabe que é exatamente essa a sensação: de ter a sua lucidez verdadeiramente sequestrada pela emoção.
É como se, por um momento, ficássemos cegos por conta dessa emoção tão forte que nos leva a agir de formas que nem nós mesmos entendemos o porquê de agirmos daquela maneira. Quando vemos, já falamos o que não deveriamos, fazemos a coisa errada! Na hora, temos certeza que aquilo era o melhor, e quando o efeito da emoção passa, bate aquele arrependimento.

E esse arrependimento é um sinal que a nossa mente racional percebeu a situação que a mente emocional já havia percebido e reagido antes. É aí que o sequestro emocional acontece.

Esses reações emocionais foram essenciais à sobrevivência da nossa espécie

Pode parecer um pouco estranho mas esse tipo de reação já foi muito útil para os nossos ancestrais. O sequestro emocional garantiu que nossa espécie se mantivesse viva até hoje!

Nós temos diferentes circuitos no nosso cérebro. E o caminho neural para ativar uma resposta emocional é mais “curto” que o caminho da racionalidade. Elas trabalham em conjunto, mas a mente emocional é muito mais rápida que a racional. E, exatamente por ser tão rápida, que ela não é tão analítica quanto a racional.

Para os nossos ancestrais, essa era uma forma rápida de tomada de decisão. Se ele avistassem um leão querendo atacá-los, a emoção produzia a resposta necessária entre duas opções: lutar ou fugir. E toda uma reação voltada para a ação era gerada: liberação de hormônios como a adrenalina, alteração no fluxo do sangue e da respiração, etc. E foi isso que garantiu a sobrevivência da nossa espécie.

No nosso dia a dia é muito raro termos que fugir de um tigre no meio da rua. Mas uma situação que te causa medo ou raiva nos dias de hoje causa os mesmos efeitos no seu corpo através dessa resposta rápida. E ela está diretamente relacionada com nossas memórias emocionais que causaram dor ou perigo na infância; e que ficaram gravadas no nosso sistema.
E, assim, acabam funcionando como uma energia poderosíssima e automática que sequestra a nossa racionalidade e nos coloca em ação.
É uma forma do nosso sistema nos manter vivos: agindo rapidamente diante de uma ameaça percebida.

É um processo puramente adaptativo. Mas que pode ameaçar as nossas relações, a concretização dos nossos objetivos e a nossa felicidade.

Como evitar um sequestro emocional?

Todas as emoções negativas como ressentimento, mágoa, frustração, rejeição, culpa podem desencadear esse processo. E para nos libertarmos e evitarmos esses sequestros é fundamental identificar a origem, curar, dissolver, liberar e transmutar essas emoções que foram acumuladas no passado, e que reverberam no nosso comportamento (inconsciente) até hoje.

É importante identificar os seus gatilhos pessoais. Quais os tipos de situação em que esses sequestros tendem a acontecer? Perceba a sua reação diante dos fatos no presente. E, adicionalmente, identifique qual situação fez com que seu sistema entendesse aquilo como uma ameaça tão grande que precisa rapidamente se defender.

Colocar luz sobre as nossas sombras é fundamental para que possamos desenvolver respostas emocionais melhores. Aqui no blog e no nosso instagram você pode achar diversas dicas de práticas para exercitar a sua inteligência emocional. E, dessa forma, aprender a gerir de forma mais leve as suas emoções.

Além disso, existem diversas maneiras de se fazer isso, seja através de técnicas como o ThetaHealing, a EFT (Emotional Freedom Technique), ou mesmo exercícios de autoconsciência e autopercepção que nos colocam no momento presente e nos permitem criar uma nova realidade no futuro!

Escrito por: Érika Rossi

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário