Não dá para negar que o mundo do empreendedorismo é fantástico, afinal de contas, ele é cheio de possibilidades que podem nos fazer crescer cada vez mais. Vários e vários empreendedores surgiram ao longo dos anos, alguns acabaram conseguindo se desenvolver melhor que outros.

É comum no meio empreendedor se ouvir vários termos que podem chegar a confundir quem não entende nada do assunto. Talvez você já tenha lido ou ouvido em algum lugar o termo “Eireli”, mas afinal de contas, qual o significado dele? Bom, pode continuar conosco, pois iremos responder agora mesmo.

O que é Eireli?

Definição

Eireli é abreviação para “Empresa Individual de Responsabilidade Limitada” ela nada mais é do que uma categoria empresarial que possui somente um sócio que obviamente é o proprietário. A modalidade foi criada em 2011 pela Lei n° 12.441/11 e permite separar o patrimônio empresarial do privado.

Quando se escolhe o nome de uma empresa desse tipo, a denominação “Eireli” deve obrigatoriamente fazer parte do nome empresarial para que fique claro de que tal empresa pertence a essa modalidade. Para conseguir abrir uma empresa tipo Eireli, o empresário precisa declarar um capital social de no mínimo 100 salários mínimos, o que hoje equivale a R$ 99.800,00.

O que é Eireli?

Objetivo

O principal objetivo da criação da modalidade Eireli, é para que se consiga acabar com os sócios fictícios, já que isso era uma prática muito comum em empresas de sociedade limitada (LTDA), que necessita de pelo menos dois sócios.

Quem pode aderir?

Esse formato é válido para diferentes ramos de atividade econômica, seja na área comercial, industrial, rural ou de serviço. Para aqueles que já possuem uma empresa de sociedade limitada, pode se tornar Eireli, contanto que a pessoa seja o único sócio.

O que é Eireli?

Quais as vantagens?

Bom, quem é Eireli, caso a empresa venha à falência, os bens particulares não são afetados, além disso, a empresa não possui nenhum tipo de limite de faturamento. A empresa também pode se beneficiar de vários benefícios e subsídios do governo.

Quais as desvantagens?

A principal desvantagem é sem dúvida alguma o valor do capital social que é considerado alto demais, além disso, o empreendedor só pode ter uma empresa no formato Eireli, caso ele deseje abrir uma outra empresa, é necessário que escolha outro formato.

O que é Eireli?

Como abrir uma empresa Eireli?

Antes de mais nada, o empresário precisa escolher um nome para a sua empresa, depois disso, depois serápreciso fazer a elaboração de um documento de constituição a ser encaminhado para a Junta Comercial de seu Estado ou no cartório da comarca da cidade na qual será implantado o negócio.

E por último, mas não menos importante,n é necessário fazer o cadastro como pessoa jurídica, o famoso CNPJ. Todo o processo pode durar de 15 a 20 dias, se tudo estiver correndo tranquilamente.

Gostou do assunto de hoje? Não esquece de comentar e compartilhar!