Saiba como utilizar suas emoções a seu favor!

Saiba como utilizar suas emoções a seu favor!
Que bom seria se, ainda quando crianças, fossemos ensinados a lidar com as nossas emoções! Saber lidar com as nossas emoções nos ajuda em todos os aspectos da nossa vida. Saber o porque sentimos, o que nossas emoções no despertam nos ajuda e muito! Vem conferir mais sobre as nossas emoções básicas.

Você sabia que já nascemos com as nossas emoções básicas?
Nossas emoções estão ligadas diretamente com os outros 3 principais pilares que compõe o ser humano: mental, energético e físico. 
Emoção vem da palavra em latim “emovere”, onde o “e” significa “fora” e “movere” significa “movimento”. Por isso , nossas emoções não foram feitas para serem guardadas ou reprimidas e sim para nos colocar em ação. Afinal, estamos sempre buscando sentir e experienciar essas emoções e o pilar emocional é o que nos motiva a fazer isso.

Desde que estamos na barriga de nossas mães já somos capazes de sentir algumas das emoções básicas. Existem diversos estudos que mostram as emoções básicas do ser humano desde que ainda um feto. Alguns desses estudos dizem que temos apenas 4 emoções básicas, outros defendem que são 5 ou 6 e até encontramos alguns que dizem até serem 7!

No Unna, utilizamos como referência, os estudos de Paul Ekman, um psicólogo americano, que iniciou seu trabalho sobre emoções humanas e expressões faciais no ano de 1954.

Paul defende que o ser humano possui 6 emoções básicas, são elas: raiva, medo, nojo, tristeza, alegria e a surpresa. Segundo ele “as emoções não teriam sido preservadas ao longo da nossa evolução se elas fossem de alguma forma intrinsecamente prejudiciais ou destrutivas”. Nossas emoções servem como um sistema de avaliação rápido que utilizamos como forma de proteção às experiências que são vividas. Não podemos avaliá-las isoladas. É preciso avaliar juntamente a uma experiência e entender se o nosso estado emocional tem sido positivo ou negativo. Introduzir consciência a esse pilar irá nos impulsionar a trabalhar nossas emoções a nosso favor.  

Emoções Básicas | Ações e Reações

Raiva: é o que nos impulsiona a agir frente a obstáculos. É a força motriz da ação. Por exemplo, alguém diz que você não consegue fazer determinada coisa e você sente raiva ao escutar, esse sentimento irá te impulsionar a agir.

Medo: é o impulso indispensável que temos à nossa sobrevivência. É a partir dele que construímos a nossa proteção. Por exemplo, se você está em frente a um leão, o medo é importante para que seu sistema dê a você o estímulo de como se proteger.

Nojo/Repulsa: é um estímulo para a avaliação ou reavaliação. Por exemplo, quando passamos por uma situação que não nos agradou ou nos causou algum dano, ao sermos colocamos frente a uma situação parecida sentimos repulso.

Tristeza: é o impulso que nos faz refletir sobre nós mesmo. Ao passarmos por um momento de tristeza somos convidados a fazer uma reflexão pelo que estamos passando. Por exemplo, você perde um ente querido, você passa a olhar para você mesmo e avaliar como está vivendo a sua vida.

Alegria: é estímulo para a conquista, diversão, satisfação e a euforia. Nos impulsiona a fazer que nos faz felizes e a repensar o que realmente desejamos para nós mesmos.

Surpresa: é a nossa reação ao novo. É uma emoção natural que temos ao nos depararmos com o desconhecido.

Emoções Básicas | Positivas X “Negativas”

Você pode estar pensando que possuímos mais emoções básicas que popularmente caracterizamos como negativas do que as positivas. Porém, é preciso desmistificar isso. As emoções, como dito no começo do texto, não podem ser avaliadas sozinhas. Se sentimos medo, tristeza, raiva ou nojo é preciso entender o porquê! Qual situação que está relacionada e o porque nosso sistema despertou essas emoções. Nós entendemos que são emoções desconfortáveis, mas por nos tirarem da nossa zona de conforto é que elas nos trazem grandes ensinamentos. 

O segredo é entender como você está utilizando essas emoções a seu favor. Um bom exercício a se fazer é olhar para si mesmo e perceber em quais situações você tem despertado essas emoções. Perceba o que os impulsos que elas trazem podem estar dizendo a você.-Você perante a emoção da raiva está sendo impulsionado a agir?-Perante a sua tristeza, tem parado para refletir sobre você? 
-Você utiliza dos seus medos para avaliar quais seriam seus pontos fortes e fracos?

Trazer para o consciente o porque das nossas emoções nos ajuda a tirar ótimos aprendizados sobre nós mesmos.

Além das emoções básicas, também é preciso considerar nosso estado emocional. Sempre ressaltamos em nossos conteúdos que, para nós do Unna, todas as situações que passamos são neutras! Mas que iremos encarar elas de acordo com o nosso estado emocional. Portanto, se seu estado emocional for negativo você irá tender a enxergar a situação pelo lado mais desafiador dela. Se seu estado emocional for positivo, você enxergará a situação como algo bom para você. E, para mim, temos também os dias que estamos mais neutros, que a situação pode não nos afetar nem para o bem nem para o mal como nos demais estados citados.

Volto a dizer, que bom seria se fossemos ensinados a como lidar com as nossas emoções, ou mesmo, escolhermos nosso estado emocional sem dificuldade alguma. Mas lembre-se, ninguém consegue ser positivo todos os dias ou em todas as situações, mas é importante entendermos o que nossas emoções estão tentando nos dizer e trazer elas para o consciente, e assim aprender e evoluir com elas.

E então, como você está sentindo hoje?

Escrito por: Renata Loffredo

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário