Não olhe o que você perdeu. Aprecie o que você aprendeu…

Não olhe o que você perdeu. Aprecie o que você aprendeu…

A nossa vida é um verdadeiro contrato de alto risco. Ora sorrimos, ora choramos. Ora conquistamos, ora perdemos. Por isso, todos nós estamos sujeitos há falharmos algum dia. Seja na vida profissional, pessoal ou amorosa. Mas você já parou pra pensar que sempre focamos sempre nas falhas, decepções ou erros? Pois é. E se nós fizéssemos e agíssemos diferente?

Agir e pensar assim não exige muito de nós. Só exige maturidade. E sabe como essa maturidade é alcançada? Com os erros e falhas. Pois quem nunca errou (se é que existe essa pessoa de carne e osso), não saberá lidar com os percalços da vida. E lembre-se que aquele que mais cai, sempre será o mais forte, aguerrido.

Certa vez, Oscar Shimidt, um dos maiores atletas e medalhistas do Basquetebol mundial, foi questionado o por quê do apelido “mão santa”. Ele categoricamente respondeu: “-Mão santa não… Mão treinada”. E é isso mesmo. Para ser um dos maiores cestinhas do esporte, ele teve que lançar mil bolas para acertar uma. E se ele não tivesse aprendido com os erros, com as milhares de tentativas, certamente não teria se tornado um fenômeno do esporte. Outro brilhante atleta, o Pelé, rei do futebol, chegou à expressiva marca de mais de mil gols na carreira. Mas você já parou pra pensar quantas vezes ele teve que chutar a bola para alcançar essa marca fenomenal? Inimaginável. E se ambos tivessem olhado só para os erros e desistido no começo ou no meio, não teriam alcançado o que queriam. Pelo contrário. A cada bola lançada, a cada bola chutada, eram de extrema importância e ambos a colocavam em suas bagagens.

Não olhar e lembrar do que você perdeu exige prática. Pratique apreciar o que você aprendeu com os erros e perdas. Tenho certeza que algo de muito útil será levado como aprendizado para o resto da sua caminhada. E se você errar novamente, que ótimo! Se for o mesmo erro ou falha, é sinal que você não aprendeu da última vez. E a vida fez questão de lhe mostrar novamente o que você precisa aprender. Mas se for um erro diferente, aproveite essa rica e feliz oportunidade para tirar lições valiosas para seguir em frente. Não trate os erros como um “encosto” ou um peso na sua vida. Trate-os como uma criança.

Não importa onde você esteja. O importante é aonde você quer chegar. Foque nos métodos e estratégias que você irá utilizar para cruzar a linha de chegada. E um deles, será o aprendizado com os erros. Por isso aprecie, aprenda e desfrute das falhas. Pois sem elas, você não chegará a lugar nenhum. O pódio dos vencedores lhe aguarda ansiosamente… Um forte abraço!

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário