A indústria dos games é algo realmente surpreendente. Alguns jogos, por exemplo, não exigem um orçamento muito alto, mas mesmo com tão pouco dinheiro conseguem florescer no mercado. Tal sucesso pode ocorrer por várias razões, incluindo gráficos e características inovadoras, sem falar também que as funcionalidades online também pode ser importantes. Ou seja, a ideia sempre gira em torno de permitir uma jogabilidade agradável, ainda que o game em questão não conte com um orçamento de produção muito grande.

Os jogos que listamos a seguir são bons exemplos de games que custaram relativamente pouco para serem desenvolvidos, mas que em contrapartida conseguiram gerar milhões em vendas. Você vai ver que é totalmente possível criar algo de sucesso com uma quantia relativamente pequena disponível para o seu desenvolvimento. Confira!

7. Runescape

jogos de baixo orcamento que renderam verdadeiras fortunas 7

O Runescape é um jogo de RPG multiplayer gratuito que também oferece aos jogadores a opção de se tornarem membros pagos. Comparável a jogos como o Elder Scrolls Online e World of Warcraft, o Runescape possui uma jogabilidade viciante e divertida. No entanto, o que mais chama a atenção é o seu lucro massivo, já que a desenvolvedora do Runescape, a Jagex, registrou cerca de US $ 77 milhões no total de vendas do game.

Os gráficos não são os melhores, mas esse é um daqueles jogos em que o trabalho visual não é a coisa mais importante. Na verdade, é a execução de tarefas como pesca, ferraria, mineração e conclusão de missões que fornece ao Runescape altas horas de diversão. Também vale destacar que a maior parte dos lucros do jogo foi reinvestida no Runescape, o que promete uma longa vida a esse game.

6. Starbound

jogos de baixo orcamento que renderam verdadeiras fortunas 6

Starbound é um jogo indie que coloca os jogadores em um mundo alienígena onde eles precisam consertar sua nave para continuar explorando o que o universo tem a oferecer. O que realmente chama a atenção neste game é que a sua desenvolvedora, a Chucklesfish, conseguiu aumentar consideravelmente o seu fluxo de caixa usando campanhas crowdfunding, o que também ajudou a moldar o jogo da maneira como os jogadores queriam.

Embora tenha sofrido alguns atrasos durante o seu processo de desenvolvimento, o resultado final de Starbound acabou valendo a pena. De acordo com o site Games Industry, Starbound já conseguiu obter mais de US $ 2,5 milhões em vendas, um valor surpreendente se tratando de um jogo amparado por uma campanha crowdfunding.

5. Outlast

jogos de baixo orcamento que renderam verdadeiras fortunas 5

Outlast é um bom exemplo de jogo com orçamento relativamente baixo que ganhou muito dinheiro. A jogabilidade simplista de Outlast provou ser muito eficaz ao fazer parte de uma narrativa em primeira pessoa. O site Game Industry detalha que o Outlast custou apenas US $ 1,36 milhão para ser desenvolvido, mas arrecadou mais de US $ 64 milhões, ou seja, mais de US $ 62 milhões de lucro!

Para empresas de desenvolvimento de jogos, isso é um sonho tornado realidade, afinal de contas, quem não gostaria de receber um alto retorno gastando muito pouco. Além disso, seu baixo orçamento não se correlaciona com a diversão de sua jogabilidade, pois Outlast é um dos melhores jogos de terror em primeira pessoa com foco na sobrevivência disponíveis no mercado.

4. Dead Cells

jogos de baixo orcamento que renderam verdadeiras fortunas 4

Dead Cells já vendeu milhões de cópias desde o seu lançamento, sendo a maioria delas no PC. Este game no melhor estilo roguelike-metroidvania recebeu elogios da crítica especializada por seu sistema de combate inteligente e elementos de jogabilidade bem satisfatórios.

O game também é bem desafiador, pois os jogadores devem reiniciar o jogo quando morrem, forçando-os a aprender com seus erros. De fato, Dead Cells é considerado por muitos o melhor jogo de metroidvania já lançado. Mesmo com um orçamento relativamente baixo, ele conseguiu ganhar milhões de dólares em vendas.

3. Hollow Knight

jogos de baixo orcamento que renderam verdadeiras fortunas 3

Hollow Knight é um outro jogo do gênero Metroidvania que foi produzido com um orçamento baixo e passou a ser um enorme sucesso. Inspirado em jogos como Dark Souls e Bloodborne, Hollow Knight conta com alguns chefões que podem exigir muita habilidade para serem derrotados. No entanto, para aqueles que não têm medo de um desafio, Hollow Knight pode até se tornar um dos seus jogos favoritos.

Hollow Knight foi produzido com um orçamento minúsculo e com uma equipe de desenvolvimento bastante pequena. O jogo também tem um preço muito atrativo para os consumidores (geralmente na casa dos R$ 30), o que acaba sendo mais um ponto ao seu favor. De fato, o seu preço baixo é um dos principais motivos pelos quais Hollow Knight já vendeu mais de 2,8 milhões de unidades!

2. Minecraft

jogos de baixo orcamento que renderam verdadeiras fortunas 2

É claro que não podíamos deixar de fora o Minecraft, um dos jogos de maior popularidade de todos os tempos. O Minecraft original foi desenvolvido por um programador sueco chamado Markus ‘Notch’ Persson e tornou-se famoso no mundo dos jogos devido à receita muito maior que conseguiu obter com relação ao seu custo de desenvolvimento, um orçamento baixíssimo.

Minecraft é um jogo independente que tem muitas vendas para contar. As estimativas oficiais colocam seu número de vendas acima dos 176 milhões. Em setembro de 2014, a Microsoft decidiu comprar os direitos do Minecraft por uma fortuna de dinheiro, de modo que o estúdio responsável pela sua criação recebeu incríveis US $ 2,5 bilhões na transação. Ou seja, este é definitivamente um jogo de baixo orçamento que conseguiu arrecadar muito dinheiro!

1. Tetris

jogos de baixo orcamento que renderam verdadeiras fortunas 1

Desenvolvido por Alexey Leonidovich Pajitnov, um engenheiro de software russo, Tetris ganhou uma popularidade invejável ao ser lançado no Nintendo Game Boy. Desde então, tornou-se o jogo mais vendido de todos os tempos, com mais de 500 milhões de vendas.

Este jogo simplista testa a habilidade do jogador em resolver quebra-cabeças em um ambiente de ritmo acelerado. O game é muito viciante e extremamente divertido e é por isso que recebeu inúmeros spinoffs e continua a apresentar fortes vendas em várias plataformas. Para se ter uma ideia, se cada cópia de Tetris tivesse um preço estimado em apenas US $ 5, o jogo teria ganho cerca de US $ 2,5 bilhões! Nada mal, não?

E você, já jogou algum dos jogos listados aqui? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!