Entretenimento

7 coisas que você precisa saber sobre Deus para refletir

Você já se perguntou: Como é Deus?

Somos ensinados a orar evitando focar nossa atenção aos problemas e a pensar em Deus, mas como pensamos em Deus? Como é sua natureza? Qual é sua personalidade? Onde ele é?

A primeira e mais importante coisa a saber é que Deus não é apenas uma classe superior do homem.

A Bíblia diz que Deus é espírito e que aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade. A adoração em espírito significa obter uma compreensão espiritual de sua natureza. Definir Deus seria limitá-lo, mas podemos obter um excelente conhecimento básico sobre Deus, considerando diferentes aspectos de Sua natureza.

Para isso, existem sete aspectos, sete verdades fundamentais sobre Deus, verdades que nunca mudam. Pensar em qualquer aspecto de Deus resolverá um problema no momento, mas se você selecionar o aspecto correto, obterá o resultado mais rápido e facilmente.

Porque as coisas invisíveis dele, seu poder eterno e divindade, tornam-se claramente visíveis desde a criação do mundo, sendo compreendidas através das coisas feitas. (Romanos 1:20)

01 – Deus é vida

7 coisas que você precisa saber sobre Deus para refletir 1

O primeiro aspecto principal de Deus é a vida.

Deus não está apenas vivo, não apenas dá vida, mas Deus É Vida. Onde Deus está, há vida: quando você está doente, você está apenas parcialmente vivo.

Poucas pessoas expressam Deus de maneira adequada porque não têm o sentido da vida. A alegria é uma das mais altas expressões de Deus como vida. Na verdade, isso é uma fusão de vida e amor.

A Bíblia diz que “os filhos de Deus gritam de alegria”. A alegria sempre tem um efeito expansivo, assim como o medo tem um efeito de contração. Quando uma pessoa diz: “Eu posso”, você percebe um movimento para a frente e expansivo, mas quando você diz “Eu não posso”, ela se retrai. Você não pode imaginar uma pessoa dizendo “Sim, eu posso” com um gesto contraído, ou “Não, eu não posso” de maneira franca e otimista.

O corpo sempre expressa pensamento, o pensamento da Vida cura e inspira, enquanto o pensamento do medo e da morte se contrai e destrói.

Deus dá sabedoria, ciência e alegria (Eclesiastes 2:26)

02 – Deus é verdadeiro

7 coisas que você precisa saber sobre Deus para refletir 2

O segundo aspecto principal de Deus é a verdade.

Deus não é honesto, mas ele é a Verdade em si mesmo, e onde quer que a Verdade esteja, há Deus. Há muitas coisas que são verdades relativas apenas em determinados momentos e lugares, mas Deus é a Verdade absoluta em todos os momentos e em todas as circunstâncias. Assim que reconhecemos Deus, que é o Absoluto, as coisas relativas desaparecem.

Jesus disse: “conhece a verdade e a verdade vos libertará, e você conhecerá”. (João 8:32)

Você deve entender Deus como verdade, quando deseja obter informações sobre algum assunto ou se suspeitar que, ao negociar, pode ser enganado. Se você acredita que alguém está tentando te enganar, exija que a Verdade Divina que mora na pessoa envolvida seja expressa através dela. Se você fizer isso com clareza suficiente, ela dirá a verdade.

03 – Deus é amor

7 coisas que você precisa saber sobre Deus para refletir 3

O terceiro aspecto de Deus é o Amor.

Deus não é apenas amor, mas Ele é o próprio amor, e provavelmente seria verdade dizer que dos sete aspectos principais, este é o mais importante a ser praticado para nós. Não há condição que não seja remediada com amor suficiente. A Bíblia lida com a natureza de Deus. A Bíblia diz: “A ideia de Deus se tornará mais clara no final dela”.

…Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele… (João 4:16)

Nisto todos saberão que vocês são meus discípulos se tiverem amor um com o outro. (João 13:35)

Onde há medo, não pode haver amor. A melhor maneira de se livrar do medo é realizar o Amor Divino. Se você ama a Deus mais do que sua doença, sua queixa ou seu medo, você será curado.

Ter Deus como amor é o remédio para o medo.

04 – Deus é inteligência

7 coisas que você precisa saber sobre Deus para refletir 4

O quarto aspecto principal de Deus é a inteligência.

Quando você perceber claramente que este é um universo inteligente, isso mudará sua vida. Em um universo inteligente, não pode haver desarmonia, porque todas as ideias devem trabalhar juntas para o bem comum. Nem pode haver falta. Um motor que foi projetado de forma inteligente não possui peças desnecessárias e peças essenciais não faltam.

É especialmente importante perceber que Deus é inteligência, porque, em algumas ocasiões, acontece que quando as pessoas perdem a ideia infantil de que Deus é apenas uma classe superior do homem, elas vão para o extremo oposto e pensam em Deus como uma força cega, como gravidade ou eletricidade.

Isso significa que eles perderam todo o senso do amor e da fraternidade de Deus e uma ideia como essa é muito pouco melhor do que uma forma sutil de ateísmo.

Deus não é uma pessoa no sentido usual da palavra, mas Deus tem todas as qualidades da personalidade, exceto sua limitação. A mente humana não pode imaginar uma personalidade que não seja limitada, mas essa dificuldade surge da limitação da própria mente humana e, é claro, isso não afeta a natureza de Deus.

A Bíblia diz, com efeito, o que você pensa que eu sou, eu serei para você. Isso significa que, se atribuirmos a Deus qualquer qualidade de personalidade com inteligência e amor, Deus será exatamente isso para nós. Então podemos dizer que acreditamos em um deus pessoal.

05 – Deus é alma

7 coisas que você precisa saber sobre Deus para refletir 5

O quinto aspecto principal de Deus é Alma.

Alma é aquele aspecto de Deus em virtude do qual ele é capaz de individualizar Seu ser. A palavra indivíduo significa “indivisível”. Muitos pensam que isso sugere separatividade, mas, na realidade, indivíduo significa indivisível e Deus tem o poder de individualizar-se sem fragmentar-se em partes.

Você é realmente uma individualização de Deus. Somente Deus pode se individualizar em um número infinito de unidades de consciência, sem fragmentar, porque Deus é espírito.

A matéria não pode ser individualizada, apenas pode ser dividida. É por isso que seu ser real, o Cristo interior, o homem espiritual e o Eu Sou ou a Centelha Divina, como é chamada de várias formas, são uma individualização de Deus. Você é a presença de Deus no ponto em que você está.

O homem pode muito bem ser comparado a uma lâmpada elétrica. A corrente elétrica está presente em todo o circuito, mas brilha no final dele. Pode-se dizer, figurativamente, que se toma consciência de Si na lâmpada. Assim, a Mente Divina se torna consciente em você.

Quando você é chamado para executar uma tarefa ou se encarregar de alguma responsabilidade que lhe parece grande demais, perceba que você é um com Deus e a tarefa se tornará “nosso negócio” e não “meu negócio”.

06 – Deus é espírito

7 coisas que você precisa saber sobre Deus para refletir 6

O sexto aspecto principal de Deus é o Espírito.

Sabemos que Deus é Espírito, mas o que isso significa? Espírito é aquilo que não pode ser destruído, danificado, ferido ou degradado ou sujado de forma alguma. É o oposto da matéria. A matéria é gasta, mas o Espírito não é porque é substância.

Herbert Spencer define “substância” como aquela que não está sujeita a discórdia ou degeneração. O Dicionário Webster diz que o Espírito é “aquilo que subjaz a toda manifestação externa… a essência ou natureza real ou imutável… aquilo em que as qualidades são inerentes… aquilo que constitui tudo o que é”.

“Isso só pode ser aplicado a coisas espirituais”. Deus é espírito; e aqueles que o adoram, em espírito e em verdade é necessário que eles adorem.” (João 4:24).

Você é espírito Seu corpo é matéria, mas você é Espírito. O Espírito não pode morrer e nunca nasceu. Seu Verdadeiro Eu nunca nasceu e nunca morrerá. Na sua verdadeira natureza, você é Espírito Divino, eterno e imutável. O universo é uma criação espiritual, mas o vemos de maneira limitada.

07 – Deus é princípio

7 coisas que você precisa saber sobre Deus para refletir 7
O sétimo aspecto principal de Deus é o princípio.

Este aspecto é provavelmente o menos compreendido.

O que significa a palavra “princípio”? Considere alguns princípios geralmente aceitos. “A água busca seu próprio nível.” Isto é um começo. Não é o curso assumido por uma gota de água em qualquer localidade em particular. É um verdadeiro princípio geral em todos os lugares. “Os ângulos de qualquer triângulo sempre somam 180 graus”. Não importa que tipo de triângulo possa ser considerado, desde que seja um triângulo, esse princípio se aplica. Esses princípios eram verdadeiros bilhões de anos atrás e continuarão a ser bilhões de anos no futuro.

“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13: 8).

A oração recebe uma resposta porque Deus é princípio, manifestado eternamente da mesma maneira. Quando oramos da maneira correta, nos harmonizamos com a Lei do Ser.

A oração não pede a Deus que mude as leis da natureza para nossa conveniência temporal, mas sintoniza-nos – como ele diz – com o Princípio Divino.

Se Deus fizesse exceções porque estamos em grande dificuldade (o que, dada a sua natureza, eu nunca poderia fazer), nunca saberíamos onde estamos.

Se a lei da gravidade fosse suspensa ocasionalmente sem aviso prévio (digamos, porque um homem muito importante havia caído de um telhado), você sabe o que aconteceria com o mundo.

Cada um dos Sete Aspectos Principais tem uma qualidade diferente, como os elementos da química. Um elemento químico, como você sabe, é apenas ele mesmo e nada mais.

O oxigênio é um elemento porque só há oxigênio nele e nada mais. A água, por outro lado, é um composto, uma combinação de hidrogênio e oxigênio. Existem muitos atributos de Deus – como sabedoria, beleza, alegria e outros – mas estes são compostos, compostos por dois ou mais dos Sete Aspectos Principais. Sabedoria, por exemplo, é o equilíbrio perfeito de inteligência e amor.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários