Como se preparar psicologicamente para morar no exterior?

Como se preparar psicologicamente para morar no exterior?

Ao mesmo tempo que muita gente vai morar fora do país, muita gente sofre, não encontra o que imaginava e pode vir a ter um retorno prematuro ao país de origem por conta de uma decisão não muito bem analisada. Umas das formas de evitar essa situação é buscar ajuda especializada.

Atualmente, o atendimento psicológico nos permite uma ampla possibilidade de serviços, não somente quando existe um sofrimento já instalado, mas também quando temos decisões importantes a serem tomadas, como é o caso de emigrar.

Neste sentido, alguns pontos importantes precisam ser analisados antes de se realizar uma mudança de vida desta proporção. Vamos falar de dois que são essenciais. O primeiro é a expectativa que se tem em torno dessa experiência. Muitas vezes, as pessoas imaginam que irão viver um sonho, criam uma fantasia através de redes sociais, mas se esquecem que o lado ruim não costuma ser mostrado no Instagram. Ignoram o fato de que as dificuldades também vão existir: a saudade, a solidão e tudo que acompanha a adaptação inicial à nova cultura. As expectativas exageradamente altas costumam dar lugar ao sofrimento quando não são confirmadas. Deste modo, buscar o máximo de informações em todos os aspectos (gastronomia, mercado de trabalho, moradia, língua etc) e estar ciente dos “ônus” e dos “contras” pode ajudar a desmistificar ideais.

Tão importante quanto as expectativas, é a motivação pessoal. Quando não se está consciente do por que sair do país, há uma grande chance de estar fugindo de alguém ou de alguma situação. Para tais situações, talvez existam outras soluções mais funcionais. Há ainda quem possa estar agindo por influência de outras pessoas, como por exemplo, quando grande parte dos amigos decidem viver no exterior.

Assim, entende-se que a decisão de mudança de país deve ser tomada com consciência. Esta é maneira mais eficaz, mesmo que não garantida, de ter uma experiência mais positiva. Fazer terapia pode te ajudar a se preparar, verificar sua real motivação e tomar a decisão mais acertada.

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário