Memima

O YouTube conquistou o público desde sua criação no meio dos anos 2000. Mas nos últimos anos seu potencial explodiu com a criação dos youtubers, seu conteúdo diferente a possibilidade deles monetizarem. Não faltam exemplos de criadores de conteúdo que começaram a ganhar milhares e até milhões com sua produção nos mais diversos assuntos.

Claro que essa não será a realidade de todos, mas se você tem uma boa ideia e acha que ela será bem-recebida, por que não? Neste texto daremos algumas dicas sobre como começar um canal no YouTube, usando conselhos dos próprios youtubers e visualizando o que dá certo e o que não dá.

É na edição que se faz os grandes vídeos

A edição é um grande diferencial dos vídeos online e você pode aprender ou então contratar alguém para te ajudar. Hoje os programas ficaram mais simples e você pode, por exemplo, usar um editor de vídeo online como o Filmora9. Não é preciso usar um programa pesado e com uma licença cara para fazer a edição.

Passada essa escolha, você pode fazer de tudo na ilha de edição e dar uma cara a seus vídeos. Eles podem ser dinâmicos, com cortes rápidos, trilhas, animações e tudo que a imaginação permitir. Ou podem ter uma tomada, serem pouco cortados, mas adicionar informações como imagens de arquivo ou sem direitos ou até legendas.

Tente definir isso antes mesmo de gravar o primeiro vídeo. Assim você terá um produto uniforme. Busque referências dos vídeos que você mais gosta e tente colocar o seu toque pessoal.

Comprometimento e envolvimento

Um erro comum é achar que o youtuber liga a câmera, fala qualquer coisa, joga no ar e só conta o dinheiro depois. É preciso muito comprometimento para ter um canal bem-sucedido e o processo assemelha-se a um trabalho como qualquer outro. Claro, dá para se divertir mais, mas a pressão também é maior, afinal é você que está se expondo para o mundo ver.

O menor trabalho será gravar o vídeo. Antes de gravá-lo é preciso ter a ideia do canal, artes legais – um logo pelo menos, vinhetas, cenário e outras coisas são opcionais – escrever o roteiro do vídeo, ver o que já feito desse mundo e fazer algo diferente, buscar conhecimento e referências interessantes.

Depois de gravar chega a hora da edição, que já mencionamos. E depois de postar, ainda tem a promoção, seja enviando para amigos, conhecidos, grupos nas redes sociais e quem mais tiver interesse. A ideia é aumentar o número de inscritos no YouTube.

Como será o seu conteúdo?

Além do assunto, é preciso tomar uma decisão que afetará bastante os rumos de seu canal no YouTube. O conteúdo será quente ou frio?

Por exemplo, se ele for quente, será relacionado com acontecimentos que estão rolando naqueles dias. Isso significa que é preciso ser ligeiro com o processo de produção, gravação e edição e você pode ganhar muita atenção naquele período específico. Mas isso também significa que meses ou anos depois o assunto do vídeo não é tão interessante por ser datado.

Já se você faz um conteúdo frio, seu processo pode ser mais demorado e seu vídeo pode ser assistido em 2020 ou 2022 e isso não fará tanta diferença. É assim que youtubers que nem estão mais produzindo vídeos continuam sendo visualizados ou até podem criar fama anos depois.

Equipamento é ótimo, mas não pode te paralisar

Ter bom equipamento é algo que elevará a qualidade do vídeo enormemente. O mais comum ao pensar em equipamento é uma boa câmera e microfone, mas também pode ser uma tela verde para projetar cenários, investir na decoração, comprar um bom software de edição, tudo isso conta para melhorar seus vídeos.

Só que infelizmente tudo isso não cai do céu. E o investimento é alto. Por isso, se você não tiver como, dê o pontapé inicial com o que você tem. Há inúmeros casos de youtubers que começaram gravando com o celular e com um microfone simples ou mesmo o que está acoplado no computador.

Dê o pontapé inicial, isso é o mais importante. Depois, se você ver que está dando retorno, comece a investir. O primeiro a se pensar é o conteúdo e como ele será recebido pelos seguidores.

Nenhum comentário até o momento.

Deixe um comentário sobre este post:

Confira outros posts: