Com certeza, a visão é um dos sentidos mais intrigantes do mundo: afinal, é necessário um esforço conjunto de vários componentes para que a luz que entra nos olhos seja convertida em uma imagem. As Óticas NEO, em São Bernardo – SP, vêm apresentar a vocês agora algumas curiosidades interessantes sobre a visão e que farão você encarar os seus olhos com muito mais carinho a partir de agora.
É muito mais fácil machucar os olhos quando se tem uma bola por perto
Os casos de “bolada na cara” são muito comuns não apenas no futebol, mas em diversos outros esportes. Até mesmo uma simples brincadeira em casa, com bolinhas de cachorro ou de gude, pode resultar em uma lesão considerável no globo ocular.
De todas as pessoas que procuram por um hospital devido a lesões no olho, 80% delas relata que estavam fazendo uma atividade que envolvia bola. Por isso, deve- se redobrar a atenção nessas ocasiões, independentemente do tamanho que essa bola tenha.
Dependência de óculos está ligada à genética
Há pessoas que acreditam que ler à noite ou forçar demais a vista pode fazer com que se precise de óculos. É verdade que essas atitudes podem prejudicar uma doença ocular, mas não são elas que causam a miopia ou a hipermetropia, por exemplo: é a genética. Quando o pai ou a mãe usa óculos, a probabilidade de seu filho usar também é muito grande. Inclusive, há duas coisas que aumentam ainda mais essa probabilidade:
Quando os dois usam óculos, mesmo que por motivos diferentes;
Quando o grau usado por um deles (ou pelos dois) é igual ou superior a 7
A cor do olho humano pode mudar nas primeiras semanas de vida
É comum que um bebê nasça com os olhos de determinada cor e, com o passar das semanas, eles fiquem de cor diferente. O mesmo costuma acontecer com a cor dos cabelos; por isso, para saber exatamente qual a cor dos olhos do novo bebezinho, é indicado aguardar um pouco.
Olhos de cores diferentes acontecem em animais também
É relativamente difícil encontrar no dia a dia alguém com os olhos de cores diferentes, já que a porcentagem de indivíduos com essa condição é baixa no mundo. Porém, há um nome científico: é heterocromia. A combinação das cores dos olhos varia bastante: há quem tenha um olho azul e um verde, outras pessoas têm um olho verde e um castanho e assim por diante. Aliás, a heterocromia também acontece em animais: há vários casos de cachorros e gatos, por exemplo, com olhinhos de cores diferentes.
Piscar proporciona mais saúde aos olhos
O ato de piscar é involuntário e o organismo faz isso para lubrificar os olhos. A cada vez que a pessoa pisca, uma secreção se espalha pelo globo ocular, proporcionando uma lubrificação natural. Por outro lado, quem fica com os olhos secos (normalmente, pela poluição), apresenta vermelhidão, sensação de irritabilidade e também coceira. Para ajudar na lubrificação, os oftalmologistas podem prescrever colírios específicos.
Deixe um comentário sobre este post: