10 curiosidades do É O Tchan Concurso no Domingão do Faustão vai eleger a nova bailarina do Tchan. Saiba mais sobre o grupo que virou mito nos anos 90 gplus
   

10 curiosidades do É O Tchan

Concurso no Domingão do Faustão vai eleger a nova bailarina do Tchan. Saiba mais sobre o grupo que virou mito nos anos 90

Confira Também

1994 foi um ano arretado, como dizem os soteropolitanos. O presidente Itamar Franco foi fotografado curtindo o Carnaval com uma modelo – Lilian Ramos – sem calcinha. Seu ministro da economia, Fernando Henrique Cardoso, lançou o Real. A Seleção conquistava o tetra, nos Estados Unidos. Ayrton Senna morria na curva Tamburello, na Itália e... “É o Tchan”, papai, fazia o Brasil descer na boquinha da garrafa no meio desse turbilhão todo.

Beto Jamaica, Cumpadi Washington e seus dançarinos – uma loira e uma morena e uma lapa de negão que atendia por Jacaré – deram mais Ibope do que todos esses acontecimentos citados acima. Que o digam Faustão, Gugu, Raul Gil e outras tranqueiras da tevê. Esse Highlander da axé music, cult até os dias de hoje, anda armando uma volta definitiva à ativa com uma das ações que mais contribuiu para a perpetuação desse mito da música baiana: um concurso para a escolha de uma nova dançarina.

“Deusa do Tchan”. Assim se chama o concurso que será lançado – onde?, onde? – no Domingão do Faustão, da Globo, para escolher a nova dançarina do É o Tchan. Para comemorar essa volta dos que não foram repleta de dançarinas de tchan avantajado e inquieto, listamos 10 curiosidades desse mito baiano em forma de banda.

#1 Carla Perez, a dançaria de cabelo à la Rod Stewart, já sentou a mão no vocalista Cumpadi Washington por causa de um bambolê. E o cabra revidou.

#2 O grupo foi tema de dissertação de mestrado na Unirio, em 2002. Um ano depois, a editora Annablume transformou o estudo em livro.

#3 Débora Brasil, primeira morena do Tchan, transformou-se em cantora gospel.

#4 Sheila Carvalho, outra morena do Tchan, afirmou que o único homem que não traiu na vida fora Tony Salles, seu marido, que, veja você, a traiu com uma empresária mineira enquanto a sua esposa estava na “Fazenda”.

#5 Alexandre Pires, aquele que canta “eu não tenho culpa de comer quietinho...”, teve o dom de namorar duas loiras do Tchan: Carla Perez e Sheila Mello.

#6 Viviane Araújo foi finalista do concurso que elegeu a morena do Tchan em 1997. Ela ficou entre as seis primeiras. 

#7 Os bordões criados por Cumpadi Washington nasceram quando ele esquecia a letra das músicas. “Ordinária” e “Eu gosto muito, hein” são alguns deles.

#8 Cumpadi Washington tem dez filhos com seis mulheres diferentes.

#9 Bicho da Cara Preta, empresa do É o Tchan, é um apelido para o órgão sexual feminino, como revelara Cumpadi Washington.

#10 Em 1997 mitaram de vez ao se apresentarem no badalado Festival de Jazz de Montreux, na Suíça.  


Rodrigo Cardoso