terça-feira, 18 de abril de 2017

Astros que disseram não para papéis que fizeram a fama de colegas

Conflitos de agenda, roteiros confusos, propostas ruins. Esses foram alguns dos motivos que que levaram atores e atrizes a recusar papéis em Hollywood. O que eles não poderiam imaginar é que os personagens renegados fariam sucesso nas telonas, consagrando colegas de profissão.

Confira uma lista com astros e estrelas que já passaram por essa situação:

Will Smith: Neo em ‘Matrix’ (1999)
Will Smith e Keanu Reeves (Foto: Reprodução)
O enorme sucesso da trilogia ‘Matrix’ levou Keanu Reeves a entrar para a lista A de Hollywood em 1999. Reeves viveu o hacker de Neo no filme aclamado por críticos e espectadores. O filme ‘Matrix’ ainda é citado como um das melhores combinações de ação e ficção científica. O que muita gente não sabe é que o papel foi oferecido para Will Smith, mas ele recusou o projeto. Para piorar a situação, Smith escolheu o filme ‘As Loucas Aventuras de James West’ (1999) em vez de ‘Matrix’. Smith afirmou que não era maduro o suficiente para o papel no momento e não lamenta a decisão.

Michelle Pfeiffer: Catherine Tramell em ‘Instinto Selvagem’ (1992)
Michelle Pfeiffer e Sharon Stone (Foto: Reprodução)
‘Instinto Selvagem’ foi um dos filmes de maior sucesso lançado em 1992. A produção arrecadou bastante dinheiro nas bilheterias e fez de Sharon Stone o maior símbolo sexual dos anos 1990. Michelle Pfeiffer inicialmente recusou o papel de Catherine pois não tinha interesse em fazer cenas de nudez. Pfeiffer disse que a ideia de seu pai assistir ao filme foi o suficiente para ela não aceitar.

Jim Carrey: Jack Sparrow em ‘Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra’ (2003)
Jim Carrey e Johnny Depp (Foto: Reprodução)
O sucesso da carreira de Johnny Depp provavelmente está ligado à franquia ‘Piratas do Caribe’. Depp está há mais de 10 anos interpretando o pirata Jack Sparrow. É difícil imaginar qualquer outra pessoa no mundo nesse papel, mas saiba que Depp não foi a primeira escolha. De todos os atores, Jim Carrey foi originalmente escalado para viver Jack Sparrow nos primeiros filmes, mas a negociação não deu certo. O estúdio provavelmente achava menos arriscado investir em um ator que já era bem sucedido em papéis cômicos. Ainda bem que Carrey não aceitou.

Nicolas Cage: Randy 'The Ram' Robinson em ‘O Lutador’ (2008)
Nicolas Cage e Mickey Rourke (Foto: Reprodução)
Nicolas Cage tem tomado muitas decisões peculiares nos últimos anos de sua carreira. O ator que antes era altamente respeitado, tem prejudicado o seu legado com muitos insucessos de bilheteria. Não só Cage aceita terríveis papéis no cinema, como também recusou alguns hits. ‘O Lutador’ transformou a carreira de Mickey Rourke na pele de Randy ‘The Ram’ Robinson. Rourke foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por esse filme e ganhou o Globo de Ouro. Nicolas Cage chegou a fazer pesquisa para o papel e até ir a algumas lutas, mas acabou recusando e um palpite seria o valor do cachê.

Angelina Jolie: Dr. Ryan Stone em ‘Gravidade’ (2013)
Angelina Jolie e Sandra Bullock (Foto: Reprodução)
O lançamento aclamado de ‘Gravidade’ em 2013 levou um enorme sucesso para todos os envolvidos no projeto. Sandra Bullock roubou a cena como a atriz principal no filme interpretando Dr. Ryan Stone. ‘Gravidade’ recebeu a maioria de indicações ao Oscar e levou sete prêmios. Mas o diretor Alfonso Cuaron admitiu que a performance surpreendente de Bullock poderia não ter acontecido se a primeira escolha tivesse aceitado o papel. Angelina Jolie foi originalmente escalada para dar vida a Ryan Stone, mas desistiu por conflitos de agenda. Ambas as atrizes são extremamente talentosas, mas assistindo ao filme é possível perceber que Bullock foi a escolha perfeita.

Matt Damon: Harvey Dent em ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’ (2008)
Matt Damon e Aaron Eckhart (Foto: Reprodução)
Se a crítica estiver certa, ‘O Cavaleiro das Trevas’ é, de longe, o melhor filme na história das adaptações sobre o Batman. Muito por conta dos personagens ambíguos, especialmente pela mudança de Harvey Dent de herói para vilão. Aaron Eckhart interpretou Dent, mas poderia ter sido completamente diferente. Matt Damon foi originalmente considerado para o papel de Dent, mas recusou por causa da agenda cheia de outros projetos. Damon teria facilmente feito um personagem tão bem feito quanto Eckhart. Mas, independente disso, ninguém teria ofuscado o trabalho de Heath Ledger como o Coringa.

Emily Blunt: Viúva Negra em ‘Homem de Ferro 2’ (2010)
Emily Blunt e Scarlett Johansson (Foto: Reprodução)
Scarlett Johansson se tornou um triunfo do Universo Marvel como a Viúva Negra Natasha Romanoff. A personagem é uma das mulheres mais fortes do mundo dos quadrinhos e Johansson pode dizer com orgulho que fez sua parte para elevar as personagens femininas no cinema. Viúva Negra é tão importante para a equipe dos Vingadores quanto qualquer um dos colegas do sexo masculino. O papel foi oferecido primeiro a Emily Blunt. Ela recusou o papel por causa da baixa oferta de cachê, mas ela afirma que não se arrepende.

Harrison Ford: Dr. Alan Grant em ‘Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros’ (1993)
Harrison Ford e Sam Neill (Foto: Reprodução)
Todo mundo adora Harrison Ford por sua capacidade de retratar perfeitamente o estereótipo do herói-galã. Apesar de ter um currículo invejável, até ele ficou de fora de alguns papéis de sucesso. Como por exemplo o papel de Dr. Alan Grant no filme ‘Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros’, que foi oferecido a Ford antes de Sam Neill. Steven Spielberg admitiu que o papel era de Ford durante uma coletiva de imprensa, mas Ford nunca disse porquê recusou a proposta. Este é um dos raros cenários nesta lista em que a ideia original realmente poderia ter sido melhor do que a escolha final. Neill fez um trabalho muito bom, mas Ford teria arrasado.

Julia Roberts: Leigh Anne Tuohy em ‘Um Sonho Possível’ (2009)
Julia Roberts e Sandra Bullock (Foto: Reprodução)
Este é o segundo exemplo na lista de uma atriz que abandonou um grande papel para Sandra Bullock ter a oportunidade de se dar muito bem. Bullock viveu Leigh Anne Tuohy em ‘Um Sonho Possível’. A história foi baseada na vida de Michael Oher, mas com algumas mudanças e mais dramatizações para torná-la mais adequada para Hollywood. Julia Roberts foi inicialmente escalada para viver Tuohy, mas recusou a aceitar um corte de salário para o papel. Resultado? Bullock ganhou o Oscar de Melhor atriz e fez Roberts se arrepender da decisão. Essa não foi a primeira vez que Julia Roberts recusou um papel que eventualmente ficou para Bullock. A mesma história aconteceu no filme ‘A Proposta’ (2009). Talvez Sandra Bullock deve alguns cartões de "obrigado" para Roberts.

Ian McKellen: Dumbledore em ‘Harry Potter’
Ian McKellen e Michael Gambon (Foto: Reprodução)
A franquia ‘Harry Potter’ arrecadou alguns dos maiores números de bilheteria na história do cinema. Muitos questionaram se os filmes seriam capazes de capturar a essência dos livros, mas os fãs são a prova de que sim. O papel de Dumbledore foi essencial para o sucesso dos dois primeiros filmes, mas o ator Richard Harris, infelizmente, faleceu. Considerando que iria interpretar Gandalf em ‘O Senhor dos Anéis’, Ian McKellen parecia perfeito para o papel e recebeu uma proposta, mas recusou porque, segundo ele, Richard Harris não era um fã do seu trabalho e aceitar o papel iria fazê-lo sentir como se estivesse desrespeitando os desejos do ator associado com o papel. Michael Gambon, eventualmente, fez um excelente trabalho como Dumbledore, mas McKellen perdeu uma grande chance na carreira.

Michael Keaton: Phil Connors em ‘Feitiço do Tempo’ (1993)
Bill Murray e Michael Keaton (Foto: Reprodução)
A carreira do lendário Bill Murray dominou o mundo com suas performances cômicas em filmes icônicos. Muitos dizem que ‘Feitiço do Tempo’ foi o seu melhor filme e é difícil imaginar qualquer outra pessoa na pele do personagem Phil Connors. Mas ele não foi a primeira escolha. Michael Keaton foi inicialmente selecionado, mas recusou porque não entendia como a história poderia acontecer seguindo um roteiro de comédia e afirmou que lamenta sua decisão na época.

Angela Bassett: Leticia Musgrove em ‘A Última Ceia’ (2001)
Angela Bassett e Halle Berry (Foto: Reprodução)
A performance histórica de Hale Berry como Leticia Musgrove em ‘A Última Ceia’ fez com que ela se tornasse a primeira mulher afro-americana a ganhar o Oscar de Melhor Atriz. A aclamada produção colocou Berry no radar como atriz de elite em Hollywood. Outra grande atriz foi escalada para o papel em primeiro lugar. Angela Bassett teve a chance de viver Leticia, mas recusou. A atriz afirmou que o papel era um cliché de um estereótipo negativo sobre as mulheres negras e não iria interpretar uma "prostituta" no filme. Talvez ela precise rever um pouco seus valores morais.

Leonardo DiCaprio: Patrick Bateman em ‘Psicopata Americano’ (2000)
Leonardo DiCaprio e Christian Bale (Foto: Reprodução)
‘Psicopata Americano’ é considerado ainda hoje com um dos grandes trabalhos de Christian Bale no papel de Patrick Bateman. O mais surpreendente sobre o papel é que ele foi oferecido a Leonardo DiCaprio antes de Bale. DiCaprio concordou em estrelar o filme e a Lionsgate enviou comunicados de imprensa para divulgar a informação. Mas por causa de horários conflitantes, DiCaprio foi forçado a deixar a produção do filme para gravar ‘A Praia’ (2000). Teria sido fascinante ver DiCaprio no papel, mas não há dúvida de que Bale fez tão bem quanto qualquer outra pessoa poderia.

Bill Murray: Forrest Gump em ‘Forrest Gump: O Contador de Histórias’ (1994)
Bill Murray e Tom Hanks (Foto: Reprodução)
O sucesso de ‘Forrest Gump: O Contador de Histórias’ é inquestionável. Tom Hanks estrelou no papel principal e ganhou um Oscar de Melhor Ator. O filme também ganhou as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Diretor e muitos outros prêmios. O filme ainda é apreciado pelas novas gerações e Hanks será sempre lembrado por esse projeto. Bill Murray revelou durante uma entrevista a Howard Stern que o papel foi originalmente oferecido a ele, mas que ele não se interessou. Apesar do sucesso, Murray disse que não se arrepende porque nunca terminou de ler o roteiro ou mesmo de assistir ao filme. O talento de Murray está entre os melhores na história da indústria cinematográfica, mas Forrest Gump apenas não parece ser o papel no qual ele iria se destacar.

Al Pacino: Han Solo em ‘Star Wars’
Al Pacino e Harrison Ford (Foto: Reprodução)
A história mais cômica sobre uma estrela recusar um papel icônico é a de Al Pacino, que não quis interpretar Han Solo em ‘Guerra nas Estrelas’ (1977). Al Pacino teve a oportunidade de se tornar um dos personagens mais famosos da maior franquia de filmes na história americana, mas não teve nenhum interesse porque o roteiro pareceu confuso para ele. Na época, ‘Star Wars’ estava assumindo um risco ao sair do mundo típico de filmes que seguiam certo padrão para entrar no desocnhecido universo dos efeitos especiais da ficção-científica. Al Pacino não conseguiu entender a história e recusou o papel.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário