Tardigrado, o urso microscópico

Tardígrado, o imortal urso d'agua

O Tardígrado é uma daquelas criaturas que surpreendem em diversos aspectos, caracterizado pelos estudiosos como um extremófilo, consegue sobreviver em condições absurdas para outras espécies e reza a lenda, já foi levado até mesmo ao vácuo do espaço, e sobreviveu.


Dos fósseis a idade moderna

www.fertilmente.com.br - Tardígrado visto por um microscópio óptico
Tardígrado visto por um microscópio óptico 
Os tardígrados foram encontrados em forma de fósseis por diversos cientistas que os datam de mais de 500 milhões de anos atrás, isso é a data dos primeiros animais da terra, a era em que animais um pouco mais complexos começaram a aparecer.

Em 1773 por um pastor chamado Johann August Ephrain Goeze porém foi só em 1776 que o clérigo e cientista Lazzaro Spanllanzani encontrou centenas de criaturas em formato de urso nadando em uma amostra sendo esta a data de seu batismo com o nome atual.

www.fertilmente.com.br - Tardígrados possuem entre 0,3 a 0,5 mm de comprimento
Tardígrados possuem entre 0,3 a 0,5 mm de comprimento

Ao analisar a amostra Spanllanzani as chamou de "il tardigrado" que literalmente significa "as que se movem devagar", sendo esta então a origem de seu nome.

Habitats incomuns

Porém foi nos anos mais recentes que os tardígrados passaram a ser olhados atentamente pelos cientistas, em especial por suas características de resiliência a ambientes hostis.
Veja Também: HeLa, as células de Câncer que são imortais e O Dr Frankenstein que existiu de verdade e Como eram treinados os Guerreiros Espartanos
Em 1948 um zoólogo Italiano afirmou ter encontrado tardígrados que estariam vivos a mais de 120 anos, e foi lendo o relatório do zoólogo que cientistas europeus tiveram uma ideia inusitada em 2007, levariam o tardígrado ao espaço.



Tardígrado espacial

Em 2007 cientistas da Agência Espacial Européia decidiram exportar o tardígrado para o espaço, porem a experiência consistia em expor o pequeno urso ao vácuo total, sem acesso a água, oxigênio, atmosfera e ainda sem proteção contra os nocivos raios solares.
www.fertilmente.com.br - O nadar dos Tardígrados é desajeitado, mas são hábeis sobreviventes
O nadar dos Tardígrados é desajeitado, mas são hábeis sobreviventes
Os pequeninos ficaram expostos por 10 dias a condições de completo vácuo e sem proteção contra radiação ou outras interperes espaciais, e no final do período, pouco mais da metade dos tardígrados voltou a vida após serem expostos a água.

Os primeiros sempre chegam

Embora possuam péssimas condições de locomoção, os Tardígrados estão entre as primeiras espécies a iniciarem colonizações de novas áreas, e já foram encontradas em locais como himalaia, fossas mariana, áreas sem luz ou com químicos tóxicos a vida por exemplo.



Curiosidades

1 - Cerca de 17,5% do DNA dos tardígrados é estranho a seus organismos, a grande maioria dos outros animais apresenta uma média de 1% de seus DNA's estranhos a seu próprio organismo.

2 - Cientistas arriscam o palpite de que ele será o último dos seres vivos a ser extinto do planeta terra.

3 - O Tardígrado consegue suportar por alguns minutos extremos de temperatura entre 151 a -270 Celsius.
Fonte


SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário