Hoje (15) a tarde foi de grande perda não apenas para Paris quanto para todo o mundo, isto porque a Catedral de Notre-Dame sofreu um grande incêndio. O fogo está sendo relatado por diversos usuários nas redes sociais e até o momento não se sabe a exata causa do incêndio.

Alguns boatos afirmam que foi uma obra que estava sendo realizada no telhado a responsável por iniciar o fogo e segundo a emissora France 2 a polícia até o momento está tratando o acontecimento como um acidente. Não há relatos de pessoas feridas até então, entretanto a prefeita Anne Hidalgo alertou em seu Twitter sobre a importância de respeitar o perímetro de segurança.

“Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas (…) Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança” ela escreveu.

incedio catedral notre dame tricurioso 1

A área da catedral esta toda isolada para a polícia e os turistas que estavam fazendo visitação ao local já foram retirados em segurança. Segundo o jornal Le Figaro cerca de uma hora após o início do incêndio a procuradoria de Paris abriu uma investigação para averiguar a causa. As dimensões da perda ainda não foram anunciadas, porém pelas imagens é possível ver que o incêndio teve grandes dimensões.

A Catedral de Notre-Dame de Paris faz parte de um seleto grupo das mais antigas catedrais francesas que seguem o estilo gótico de arquitetura, sua construção foi iniciada em 1163 e finalizada apenas em 1345. Ela é famosa por seu lado românico normando com o lado inovador das evoluções do estilo gótico. Sua planta tem formato de cruz romana que não é visível pelo lado externo já que os braços da cruz não excedem a largura da fachada. Seu incêndio é uma perda incomparável para a cultura e história de todo o mundo.