Todos nós adoramos easter eggs, ainda mais quando o achamos sem ajuda ou um tutorial do Google. Entretanto, você sabe qual foi o primeiro easter egg da história dos videogames?

Ele aconteceu em um jogo chamado Adventure e desenvolvido pela Atari para o Atari 2600 que foi lançado em 1979. O game foi inspirado no jogo de texto Colossal Cave Adventure que foi criado por Will Crewther e depois modificado por Don Woods. Na época o chege da Atari desencorajou o lançamento deste jogo afirmando que jamais poderia ser feito, entretanto o designer Warren Robinett não se deixou abater e criou o jogo gráfico. Adventure vendeu milhões de cópias e foi o sétimo jogo mais vendido do Atari 2600. TOMA CHEFÃO!

Na época o Atari 2600 era bastante limitado, como bem sabemos, o que causou a necessidade do lado esquerdo e direito da tela serem um espelho um do outro e isso gerou alguns labirintos bastante confusos. Entretanto, não estragou em nada as icônicas catacumbas do castelo negro nem o pátio do castelo dourado que também são telas refletidas, entretanto isso proporcionou uma belíssima simetria.

qual foi primeiro easter egg videogames tricurioso

Adventure foi o primeiro jogo de ação-aventura para console e também foi ele o criador do primeiro Easter Egg conhecido da história! Para conseguir encontra-lo, era preciso jogar nas dificuldades 2 ou 3. Ele ficava dentro das catacumbas na parede sul da câmara selada que era acessível apenas através da ponte. Lá era possível encontrar um pixel ‘invisível’ que funcionava como objeto, ou seja, poderia ser pego e movido. Quando o jogador pegava o pixel cinza, deveria leva-lo até a extrema direita da tela abaixo do castelo dourado, assim ganhando diversos objetos de cores diferentes e também a passagem para um quarto secreto onde estava escrito ‘Created by Warren Robinett’. A ideia do criador surgiu em função de programadores nunca levarem o crédito por seu trabalho.

Incrível, não é mesmo? Comente!