Quando se trata dos vilões dos desenhos animados, Charles Montgomery Burns, mais conhecido como “Sr. Burns”, consegue ser tão perverso quanto os monstros e seres sobrenaturais que habitam o mundo do entretenimento. Para se ter uma ideia, ele já sequestrou filhotes de cachorro, roubou o Natal, atropelou pessoas e muito mais. Só que, apesar de suas falhas, ele ainda é um homem solitário e frágil. Desse modo, embora o Sr. Burns seja um homem de condutas duvidosas, ele também tem um lado mais “suave”.

Por mais que muita gente torça o nariz para as ações desse personagem, o fato é que temos alguns exemplos em Os Simpsos que mostram o seu alinhamento moral indo do mal para o bem de uma forma surpreendente. Embora nem sempre as suas boas ações sejam duradouras, ele realmente já conseguiu provar que pode agir como um ser humano decente em alguns casos.

Pensando nisso, listamos aqui seis ocasiões em que o Sr. Burns provou ser uma boa pessoa. Você vai ver que até mesmo as pessoas “ruins” também possuem um lado mais “dócil”. Confira!

6. Ele ajudou Homer a perder peso

momentos em que o sr burns foi uma boa pessoa em os simpsons 6

No episódio “King-Size Homer”, da 7ª Temporada, o Sr. Burns inicia um programa de calistenia para ajudar a manter seus funcionários em forma. Infelizmente, Homer rechaça a ideia e decide se tornar perigosamente obeso para poder trabalhar em casa. Como em qualquer episódio de Os Simpsons, isso leva a uma série de eventos incomuns, o que no fim das contas resulta em um colapso nuclear que ameaça destruir a cidade.

Felizmente, Homer salva todo mundo usando seu corpo acima do peso para tampar o vazamento e evitar a liberação de gases tóxicos. Na ocasião, Burns não só agradece a Homer, mas também promete ajudá-lo a perder peso. Ele inicialmente tenta fazer isso através de suas rotinas de exercícios, mas acaba decidindo pagar por uma cirurgia de lipoaspiração, para a alegria do protagonista da série.

5. Ele já salvou a Escola Primária de Springfield de uma grave dívida financeira

momentos em que o sr burns foi uma boa pessoa em os simpsons 5

No episódio “Grift of the Magi”, depois que a Escola Primária de Springfield é enganada pela máfia e acaba adquirindo uma dívida de US $ 200.000, o diretor Skinner é forçado a fechar a escola. Por conta disso, a população se volta para o Sr. Burns em busca de apoio, mas inicialmente ele rejeita seus pedidos.

Isso força a escola a aceitar a ajuda da Kid First Industries, que usa os estudantes para criar um novo brinquedo de Natal chamado Funzo. Embora adorável, ele é secretamente programado para eliminar brinquedos feitos por empresas rivais.

No fim do episódio, Burns doa o dinheiro para ajudar a salvar a escola de sua dívida após ser visitado por três fantasmas. Embora possa ter sido apenas por um breve espaço de tempo, este momento mostra que até o Sr. Burns tem algum senso de moralidade no seu coração.

4. Ele já arriscou a sua vida para salvar Lisa

momentos em que o sr burns foi uma boa pessoa em os simpsons 4

Ao longo do episódio “The Old Man and the Lisa”, da 8ª temporada, Burns e Lisa acabam sendo perseguidos por uma cabra selvagem e são forçados a se refugiar em um sótão, onde o magnata passa o tempo contando histórias para ela.

Eventualmente, a cabra invade o sótão, mas Burns se coloca entre o animal e Lisa, ficando muito ferido no embate. Embora a cabra nunca tenha pretendido ferir Lisa, esse ato de auto-sacrifício diz muito sobre como até mesmo o Sr. Burns está disposto a defender uma pessoa em situação de risco.

3. Ele já se tornou um super-herói

momentos em que o sr burns foi uma boa pessoa em os simpsons 3

Uma das coisas mais interessantes sobre o Sr. Burns é que, apesar de ser malvado, ele adora ler revistas em quadrinhos de super-heróis. No episódio “Dark Knight Court”, da 24ª temporada, depois de comprar todos os quadrinhos na loja de gibis da cidade, ele decide se tornar um super-herói. E assim nasceu o Fruit-Bat-Man!

Inicialmente, os crimes que ele alegava combater eram todos falsos, sendo todos eles orquestrados por Smithers para fazê-lo feliz. No entanto, depois que Bart é falsamente acusado de cometer travessuras, Lisa pede ajuda para o velho bilionário. Embora ele acabe sendo esmagado enquanto tentava combater o mal, Burns não desiste de ser um super-herói, de modo que, no fim das contas, ele não só ajuda Lisa, como também consegue deter o verdadeiro culpado, o jardineiro Willie.

2. Ele já chegou a colocar a sua vida em risco para salvar a sua noiva

momentos em que o sr burns foi uma boa pessoa em os simpsons 2

Embora Burns tenha dinheiro e poder, ele nunca foi uma pessoa com grande sorte no amor. No entanto, em “Hunka Hunka Burns in Love”, da 13ª temporada, Burns se apaixona por uma jovem policial chamada Gloria. Com Homer servindo como o seu braço direito nos conselhos amorosos, Burns até consegue pedir a mão de Gloria em casamento, sendo que ela aceita.

No entanto, depois que Gloria é sequestrada e mantida refém por seu ex-namorado, Snake Jailbird, a casa onde ela é mantida pega fogo. Quando Burns a vê em perigo, ele consegue reunir forças para entrar na casa para salvá-la. Ainda que Burns acabe ficando inconsciente, o fato é que ele superou seus limites e arriscou tudo para salvar a mulher que ama. Que homem!

1. No fundo, ele se importa bastante com o bem-estar de seu secretário, Smithers

momentos em que o sr burns foi uma boa pessoa em os simpsons 1

Ainda que ele nem sempre demonstre isso de forma explícita, o Sr. Burns se importa profundamente com Smithers. No episódio “The Blunder Years”, da 13ª temporada, é revelado que o pai de Smithers se sacrificou para evitar um colapso nuclear. Com o ocorrido, Burns expressa uma tristeza genuína por conta da morte do seu amigo, mas logo sorri depois que o pequeno Smithers o chama de “senhor”. Após este trágico evento, ele decide cuidar de Smithers.

Ao longo da série, é possível ver alguns momentos em que Burns parece não se importar com Smithers, mas em outras ocasiões fica muito fácil notar a preocupação genuína do dono da usina com a saúde e o bem-estar do seu secretário. Embora a relação entre ambos não seja perfeita, fica muito claro que o magnata sempre fará de tudo para manter Smithers ao seu lado.

Poucos personagens conseguem promover ações tão distintas como o Sr. Burns, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!