Maratona na Escócia combina puro malte com corrida. Encara?

Aproveite para completar uma maratona, beber whisky e conhecer uma das regiões mais bonitas da Escócia, famosa pela quantidade de destilarias de alto nível que reúne — isso que é maraturismo!

Preparamos uma dica de ouro para os maratonistas que buscam novos desafios, corridas diferenciadas e… amam beber whisky. Acontece na Escócia, em 19 de outubro, mais uma edição da Dramathon.

. Maraturismo: cada vez mais adeptos unem viagem e corrida de rua

Pelo terceiro ano consecutivo, corredores de diversos lugares do mundo se reunirão em Speyside, no nordeste do país, para participar de uma das quatro opções de distâncias do evento.

  • The full dram – 42k (Glenfarclas to Glenfiddich)
  • The half dram – half-marathon (Tamdhu to Glenfiddich)
  • We dram – 42k para time de quatro (Glenfarclas to Glenfiddich)
  • The wee dram – 10K (Aberlour to Glenfiddich)

Todas as opções levam para a destilaria Glenfiddich — que significa “vale do cervo” em gaélico escocês —, fundada em 1886.

O Dramathon foi idealizado por dois entusiastas do single e malte, Jon Dunderdale e Ian King. A direção da prova é de Paul McGreal, com organização em parceria com a Durty Events. Quem quiser participar encontra todas as informações necessárias neste link.

[ngg src=”galleries” ids=”14″ display=”basic_thumbnail”]

Largada e chegada acontecem em destilarias de whisky

Assim como a chegada, a largada também é de destilarias locais: saída da Glenfarclas para os 42km; da Tamdhu para a meia-maratona; e da Aberlour para os 10km.

. Calendário 2019: corridas no Brasil, na América do Sul, América Central e no Caribe
. Calendário 2019: corridas na Europa
. Calendário 2019: corridas na América do Norte
. Calendário 2019: corridas na África, Ásia e Oceania

A rota usa o caminho de Speyside. É bom conferir a altimetria, porque o percurso cobre trilhas de floresta e terrenos montanhosos. Há apenas um trecho muito curto de estrada, e alguns ao longo de estradas secundárias.

As rotas também levam os participantes a passar por algumas das destilarias mais históricas da Escócia, incluindo Knockando e Dalmunach.

No final, os corredores recebem amostras dos single malts que correspondem à distância percorrida.

Há também postos de hidratação em intervalos regulares ao longo da rota, com água e fruta. Mas os últimos 10K prometem “algumas surpresas”. E, na reta final, estão as destilarias de Balvenie e Glenfiddich, onde todos os participantes podem desfrutar de merecidos drams na festa pós-corrida.

BannerROTEIROS-blogdoferoli
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

O que você não pode perder em Moray Speyside?

Speyside é o paraíso do whisky! De longe, a maior (em número de destilarias) e, sem dúvida, a mais famosa das regiões da bebida na Escócia. A região leva o nome do rio Spey, a principal via navegável que percorre a área, que é um ativo importante na produção dos whiskys de Speyside.

  • Número de destilarias: 50
  • Destilaria mais antiga: Strathisla (1786)
  • Destilaria mais popular: Glenfiddich
  • Perfil de sabor: frutado, doce, picante, baunilha

Formada por uma um grande vale fértil e muitos rios, é o lar de mais da metade das destilarias da Escócia.

Scottish-whisky-map-blogdoferoli
Na loja do Blog do Feroli da Viator, você encontra diversas opções de passeios em destilarias na Escócia, inclusive em Speyside — clique na imagem!

Por ser a parte mais seca e quente da Escócia, as terras férteis da região são ideais para o cultivo de cevada. Isso, somado à abundante água local suave caindo das montanhas, transformou Speyside na produtora de alguns dos puro malte mais amados do país.

Para explorar a região, você pode seguira mundialmente famosa Malt Whisky Trail™, a melhor experiência de whisky escocês do mundo — composta por nove locais “imperdíveis”. Incluindo sete destilarias, com destaque para a histórica destilaria de Dallas Dhu e a Speyside Cooperage, a única cooperativa de trabalho no Reino Unido.

Speyside-whisky-maraturismo-escocia-blogdoferoli
Veja pacotes do Blog do Feroli em parceria com o Clube Hurb (Hotel Urbano) para a Escócia

Há coisas fantásticas para fazer em Moray Speyside. Visite lugares históricos, caminhe por luagres com uma vista impressionante, experimente atividades ao ar livre e… take a dram.

 

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental e na Avis Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto para pagamento no boleto.

(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. E com o April Seguros você ganha 10% de desconto na cotação ao usar o código SEGURO10OFF.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. E você não paga nada a mais por isso. Mas ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *