Infelizmente todo o mundo relembrou da Amazônia nos últimos dias devido a suas imensas queimadas que tem ocorrido e chocado o cenário internacional. Por isso hoje viemos relembrar coisas boas sobre nossa tão querida floresta, assim torcendo para que dias melhores se aproximem.

1. Os primeiros habitantes da Amazônia surgiram há mais de 11.200 anos, se estabelecendo na floresta e ali criando seu lar.

2. Não existe nenhuma ponte sobre o rio Amazonas em toda sua extensão.

3. As borboletas amazônicas são mundialmente conhecidas por beber lágrimas de tartaruga.

Leia também: Lendas amazônicas populares

curiosidades amazonia tricurioso 4

4. O nome Amazônia provem das amazonas da mitologia grega. Elas eram uma raça de mulheres guerreiras que lutavam lado a lado com os homens, sendo todos tratados como iguais.

5. A Amazônia é mais da metade de todas as florestas tropicais do planeta.

6. Em 1999 foi realizado um estudo que mostrou que cada quilômetro quadrado da floresta amazônica contém cerca de 90 mil toneladas de plantas vivas!

7. Lá também existem mais de 40 mil espécies de plantas, 2,2 mil espécies de peixes, 1,2 mil de aves, 420 de anfíbios e 730 de répteis, estes são os números da flora e fauna que já foram classificadas cientificamente… Imagine só o que ainda não foi encontrado!

curiosidades amazonia tricurioso 2

8. Cerca de 60% da Floresta Amazônica faz parte do território brasileiro, sendo que 13% fica no peru, 10% na Colômbia e o restante é dividido entre a Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

9. Você sabia que o Rio Amazonas já correu em um sentido contrário do atual, de leste para oeste?

10. Uma em cada dez espécies já descobertas no mundo vive na Floresta Amazônica.

11. Muito da areia do deserto do Saara vai parar na Amazônia devido a ação dos ventos, assim reabastecendo seus minerais. Ou seja, o deserto é capaz de fertilizar nossa querida floresta.

12. Ela existe a pelo menos 55 milhões de anos!

13. Sua área é de cerca de 5,5 milhões de quilômetros quadrados, sendo duas vezes o tamanho da Argentina em território.

14. Existem 400 bilhões de árvores na floresta pertencentes a pelo menos 16 mil espécies diferentes, tornando seu território riquíssimo quando o assunto é arborização.

15. Em seu território existe um rio subterrâneo de quatro quilômetros de extensão que fica localizado sob o rio Amazonas, sendo tão longo quanto ele e centenas de vezes mais largo. Já pensou?

curiosidades amazonia tricurioso 1

16. Ainda falando do rio, ele despeja no oceano cerca de cinco vezes mais água do que qualquer outro rio do planeta Terra!

17. Em 2008 a Noruega decidiu doar um bilhão de dólares para ajudar na preservação da floresta amazônica.

18. Nossa querida floresta e o lar de cerca de 2,5 milhões de espécies de inseto… Já imaginou?

19. Iquitos é uma cidade do Peru que é inacessível por estradas, ela fica no coração da Floresta Amazônica e possui mais de 400 mil habitantes!

20. Para você ter ideia, infelizmente nos últimos 40 anos pelo menos 20% da Amazônia foi derrubada…

Já imaginou tantas curiosidades? Comente!