8 Dicas para ajudar na escolha de produtos e serviços financeiros

8 Dicas para ajudar na escolha de produtos e serviços financeiros

No último artigo, trouxemos a ideia do Paradoxo da Escolha. Basicamente, diante de muitas opções de escolha, o ser humano acaba tendendo a escolher o que já é mais “popular” ou a permanecer do jeito que está (a tal da inércia).

Basicamente, diante de muitas opções de escolha, o ser humano acaba tendendo a escolher o que já é mais “popular” ou a permanecer do jeito que está (a tal da inércia).

No mercado financeiro, a evolução da tecnologia vem trazendo uma série de novas opções de plataformas, em diversas frentes: investimentos, crédito, seguro, bancos, cartões, máquinas de cartão, controles, entre outras. E estas novas opções acabam contribuindo para a evolução de seus segmentos, já que, com novas concorrências, as empresas praticamente se veem obrigadas a melhorarem cada vez mais suas soluções, e, muitas vezes, reduzindo ou eliminado vários custos.

Portanto, é muito interessante que estas novas opções continuem sempre aparecendo. E, para evitar os efeitos negativos do Paradoxo da Escolha, existem algumas ferramentas que podem ajudar na escolha das melhores opções para cada um. Confira abaixo algumas destas ferramentas:

Renda Fixa

Conforme já trouxemos aqui no blog, os investimentos da categoria Renda Fixa são mais conservadores, tendo, em sua essência, a matemática financeira sendo aplicada para trazer rentabilidade ao investidor. Portanto, os principais fatores a serem considerados são: o valor investido, o tempo e a taxa. Esses elementos, comparados, ajudarão o investidor decidir se investe na Poupança, no Tesouro Direto ou em títulos de bancos.

Estes investimentos são encontrados nos bancos e também nas corretoras de investimentos. Estas acabam, dentre outras categorias de investimentos, oferecendo títulos de renda fixa públicos e também de vários bancos. Justamente por isso, a lista de títulos disponíveis costuma apresentar várias opções.

E para ajudar, portanto, a escolher qual o melhor título, indicamos duas plataformas, o Yubb e o App Renda Fixa. As duas plataformas funcionam como se fossem um “Buscapé” de investimentos. Você pode informar quanto quer investir e em quanto tempo quer resgatar, para que eles filtrem o que tem disponível nessas condições em diversas corretoras. Ou ainda, ver a listagem de todos os títulos de renda fixa que estão disponíveis em diversas corretoras. No App Renda Fixa existe também uma calculadora que ajuda a comparar valores investidos entre títulos de renda fixa.

Fundos de Investimentos

Tanto nos bancos quanto nas corretoras existem inúmeras opções de fundos de investimentos. Seja na hora de escolher por conta própria, ou na hora que o gerente de banco ou assessor de investimentos monta uma carteira de fundos, surge a dúvida de como compará-los.

Para facilitar nessa comparação, existem algumas opções de plataformas que comparam o histórico e os índices de fundos de investimentos. Basta saber o nome do fundo ou o seu CNPJ que a plataforma busca em seu banco de dados os dados do fundo. E as comparações são feitas na forma de gráficos, tabelas e também podendo comparar os fundos com a Poupança, a Inflação e o CDI.

São opções de comparadores de fundos de investimentos: Comparador de Fundos, Mais Retorno, Vérios.

Empresas de Investimentos

Os dois itens anteriores referem-se a tipos de investimentos. Porém, além dos tipos de investimentos, há também uma boa quantidade de empresas que oferecem investimentos: bancos, corretoras, robôs investidores, plataformas Peer-to-Peer (P2P), plataformas de Equity Crowdfunding.

Neste caso, para ajudar na escolha de qual empresa de investimento escolher, o Yubb possui uma página com um ranking, no qual as notas são calculadas a partir da votação dos usuários, de acordo com uma série de tópicos.

O Banco Data é uma opção para quem deseja consultar como estão os balanços e outros índices da instituição financeira.

Crédito

Não é só quem investe que tem dúvida sobre o que escolher. Quem está buscando dinheiro emprestado também acaba se deparando com um cenário de escolhas. Além do próprio banco e, dos demais bancos tradicionais e financeiras, hoje em dia também existe a opção de pegar dinheiro emprestado por meio das fintechs de crédito. De acordo com o último Radar Fintech Lab, existem no Brasil mais de 95 fintechs de empréstimo. Assim, quem está buscando crédito pode sentir certa preguiça só de pensar que terá que ir banco por banco e se cadastrar em diversas plataformas para encontrar um empréstimo com boas condições.

Justamente para ajudar nesta busca, existem buscadores e simuladores de crédito. No Compara Bem, você informa primeiramente qual linha de crédito está buscando: Empréstimo Pessoal, Financiamento de Carros, Financiamento Imobiliário, Consórcio de Imóveis e Empréstimos Online. Na sequência, é informado o valor que está sendo buscado e o prazo. A partir disso ele apresenta uma lista com as opções. No Compara Online e no Foregon, informa-se a linha de crédito e alguns outros dados para ele levantar as opções existentes. Já no Bom Pra Crédito e no Juros Baixo, você faz um cadastro e informa a linha de crédito e o valor desejado. A partir disso, ambos possuem instituições financeiras parceiras que farão propostas para o solicitante.

Seguros

Assim como crédito e investimentos, escolher os Seguros também não é uma tarefa tão simples. Neste caso, também existem plataformas que auxiliam no processo de escolha. O Konkero tem um levantamento de seguradoras e suas respectivas avaliações no Reclame Aqui. O Compara Online,a Bidu e o Meu Seguro Mais Barato permitem a cotação online.

Cartão de Crédito

A cada dia aparecem novas opções de cartão de crédito. Desde os que já eram oferecidos pelos bancos, até cartões sem vínculos com bancos, cartões sem anuidade, cartões com cashback, e por aí vai. Ou seja, também vale o esforço de buscar as melhores opções desta categoria. Para ajudar nesta escolha, os seguintes sites possuem comparações entre cartões: Compara Online, Proteste, Foregon e Compara Bem.

Contas Digitais

Na mesma linha dos cartões de crédito, surgem cada vez mais opções de conta bancárias digitais. O Compara Online, o Foregon e o Educando Seu Bolso ajudam na avaliação de tarifas e serviços inclusos.

Máquina de Cartão

Quem tem negócio acaba tendo mais um desafio frente às escolhas: a maquininha de cartão. Assim como todas as modalidades anteriores, esta vem, a cada dia, tendo novas opções. E, para o negócio, é fundamental que a máquina escolhida apresente um ótimo custo/benefício. A máquina precisa funcionar bem, e, as taxas precisam ser interessantes. E, além das várias opções de empresas que oferecem máquinas, dentro de cada uma delas existem diversos modelos. Para ajudar nesta pesquisa, o Educando Seu Bolso tem um simulador no qual são informados alguns valores relacionados às vendas, e, a partir disto, ele monta uma lista informando as taxas e qual o valor que será gasto em cada maquininha. O Foregon também possibilita a pesquisa e comparação entre as mais diversas opções.

Todas os comparadores e simuladores apresentados são ferramentas que ajudam na hora da escolha. Em conjunto com eles, é válido também a pesquisa no Google, verificação dos índices no Reclame Aqui, avaliação do aplicativo na Play/App Store, e até verificar em empresas reguladoras, como o Banco Central e a CVM, se a empresa está devidamente autorizada a exercer o que faz. Pesquise, compare, analise e teste para que você faça a melhor escolha para você.

Fechar Menu