Aprenda a fazer um delicioso frango xadrez com molho oriental

Um dos pratos mais populares nos restaurantes e serviços de entrega de comida chinesa, o frango com molho oriental é simples e rápido de fazer em casa

A culinária chinesa é uma das mais populares do mundo. São pratos fartos, geralmente baratos e muito saborosos. Um dos pratos mais populares nos deliverys brasileiros é o frango xadrez com molho oriental.

Infelizmente, um prato desses não sai por menos de R$ 30 quando pedimos para entregar em casa ou vamos até um restaurante. Na verdade, não há razão para esse preço, mas o Brasil não é mesmo um país barato.

Vamos dar a nossa receita, que nada fica a dever a nenhum prato dos “Xáinas” da vida.

Todos os utensílios necessários para a sua receita estão na loja do Blog do Feroli, garantido pelo Magazine Luiza

Dicas de pré-preparo

O frango xadrez pode ser feito com uma série de acompanhamentos — pimentões, cebola, broto de feijão, broto de bambu, cenoura ralada ou champignons, para citar alguns. Escolha os que mais lhe agradam, mas também não invente muito.

Outra dica importantíssima é tomar muito cuidado com a quantidade de sal. Dependendo da marca do shoyo que for utilizado, a receita pode acabar ficando muito salgado. Portanto, coloque bem pouco sal e acerte o sabor quando estiver bem próximo do fim do preparo.

A frigideira perfeita para o seu frango xadrez

Utensílios

1 frigideira wok
1 espátula
Potes pequenos (o número depende da quantidade de ingredientes usados)
1 tábua de corte (para os legumes e o frango)

Ingredientes

Os básicos

1 filé de peito de frango (sem pele e sem osso) de aproximadamente 300g
½ limão
Molho shoyu (a gosto)
½ colher de amido de milho
Gengibre (a gosto)
Cebolinha (a gosto)
Sal (a gosto)
Pimenta do reino (a gosto)
1 cebola grande
Pimentões vermelhos, amarelos e/ou verdes (a gosto)
Azeite (a gosto)

Os opcionais

Broto de feijão (a gosto)
Cenoura ralada fina (a gosto)
Broto de bambu (a gosto)
Champignons (a gosto)
Pimenta inteira (a gosto)
Amendoim (sem casca e sem sal)

Modo de fazer

Corte o frango em pedaços não muito pequenos (um pouco maiores do que se fosse ser usado para um estrogonofe). Tempero com um pouco (pouco mesmo) de sal e a pimenta do reino. Reserve.

Descasque e pique o gengibre (uma porção generosa). Coloque em uma vasilha e acrescente aproximadamente meio vidro (pequeno) de shoyu. Reserve.

Agora, corte as cebolas e os pimentões de maneira grosseira e em pedaços um pouco maiores que o do frango. Reserve.

Pique a cebolinha e coloque em outra vasilha. Reserve.

Faça o mesmo com os demais ingredientes que for usar, menos o broto de feijão, que deve ficar inteiro.

Coloque a frigideira wok em fogo alto, acrescente um fio de azeite e, quando estiver quente, despeje o frango. Mexa bem e, depois de uns dois minutos, diminua o fogo para médio e acrescente os legumes.

Continue mexendo para não deixar os legumes queimarem. Coloque a mistura de shoyu e gengibre e diminua o fogo para baixo. Prove para ver como está de sal, fala o ajuste (se precisar) e, quando estiver começando a ferver) coloque um pouco de amido de milho para engrossar o molho.

Caso ache que a quantidade de molho não é suficiente, coloque mais shoyu e amido para deixá-lo com uma consistência quase cremosa, mas ainda líquida. Desligue o fogo, salpique a cebolinha e sirva em seguida.

Presentei com Kits de Natal 2019!

Dicas extras

O frango pode ser temperado já com a mistura de shoyu e gengibre, mas isso pode deixar o sabor apurado demais para quem não está acostumado.

Não deixe o frango cozinhar demais. O peito é um corte seco e se passar do ponto pode ficar muito duro.

Caso goste mesmo de sabores fortes, esprema o suco de meio limão na hora de temperar o frango.

No caso do shoyu utilizado ser muito salgado, acerte o sabor com um pouco de açúcar.

Vai bem com arroz branco ou arroz chinês (yakimeshi). 

 

Nova York ou Liberdade

Colônias e bairros orientais são facilmente encontrados em todos os continentes. As principais cidades do mundo têm o seu bairro chinês. japonês, vietnamita ou apenas oriental. Não importa se você está em Nova York, Londres ou São Paulo. Sempre vai ser possível encontrar um bom restaurante chinês.

Muita gente que viaja (e até alguns que moram) na capital paulista acham que o bairro da Liberdade é povoado apenas pela colônia japonesa. Engano! Há de tudo por lá. Restaurantes tailandeses e alguns excelente restaurantes chineses. Fazer um guia é assunto para um outro post, mas vale dar uma conferida lá, principalmente aos domingos, quando acontece uma feira cheia de quitutes bem na saída do metrô.

Quer saber mais? Entre em contato e peça um de nossos roteiros personalizados. Entendemos muito de gastronomia (e de viagens)!

BannerROTEIROS-5-blogdoferoli
Solicite um roteiro de Viagem personalizado para conhecer o melhor de São Paulo com as dicas do Blog do Feroli

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental e na Avis Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto para pagamento no boleto.

(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. E com o April Seguros você ganha 10% de desconto na cotação ao usar o código SEGURO10OFF.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. E você não paga nada a mais por isso. Mas ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *