Kapama Southern Camp: Melhor Hospedagem Dentro do Kruger

Confira como foi nossa experiência no Kapama Southern Camp, um lodge 5 estrelas dentro do Greater Kruger, na África do Sul. A hospedagem inclui 2 safaris por dia e todas as refeições.

Rinocerontes no Game Drive do Kapama Southern Camp

Rinocerontes no Game Drive do Kapama Southern Camp

Já pensou em se hospedar dentro do Kruger, a maior reserva natural da África do Sul? Pois é exatamente o que o Kapama Southern Camp te proporciona, e em grande estilo.

O lodge fica dentro da Reserva Privada do Kapama, parte integrante do Greater Kruger. Oferece uma estadia de luxo, super sofisticada, com refeições e 2 safaris incluídos a cada dia.

Você ainda tem dúvidas de que essa é a melhor forma de fazer um safari na África do Sul? Então confira esse outro artigo onde comparamos os safaris feitos em reservas privadas com os game drives que ocorrem dentro do Kruger Park.

Safari na Reserva do Kapama Southern Camp

Safari na Reserva do Kapama

Como Chegar no Kapama Southern Camp

A Reserva de Safari Kapama é uma área privada adjacente ao Kruger National Park. Assim como o Kapama, existem outras reservas privadas na região que, junto ao Kruger Park, formam o Greater Kruger. É a região mais indicada para se fazer um safari na África do Sul justamente por atrair a maior quantidade de animais devido ao enorme tamanho.

A reserva privada do Kapama tem uma vantagem em relação a localização pois fica bem próxima da cidade de Hoedspruit. Se você optar por ir de avião até esta cidade, poderá usufruir do serviço de transfer do Kapama, que te buscará no aeroporto e levará até o seu lodge, dentro da reserva.

Outra opção é alugar carro na África do Sul, na cidade de Joanesburgo, e seguir o trajeto dirigindo. As estradas são boas e se chega ao destino em pouco mais de 6 horas. Isso se você for direto, o que eu não recomendo.

Em nosso roteiro decidimos dividir esse trecho de estrada em duas partes. A primeira saindo de Joanesburgo e seguindo para a cidade de Graskop, onde pernoitamos. No dia seguinte, aproveitamos a manhã para percorrer a Rota Panorâmica e só a tarde chegamos ao Kapama.

Mapa: Kapama e Rota Panorâmica

Essa é a forma perfeita de tornar o trajeto menos cansativo e ainda aproveitar o visual incrível dos cânions no entorno do Blyde River. A Rota Panorâmica é realmente imperdível. Mas é claro que se você optar por não conhecer essa parte do trajeto, poderá fazer um caminho mais rápido até o Kapama.

Se você realmente decidir dirigir na África do Sul, recomendo que leia esse outro artigo onde falo bastante sobre mão inglesa, suas principais dificuldades, e dou dicas para que você se saia bem ao dirigir um carro na África do Sul.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

Portão de Entrada da Reserva do Kapama

Se você optar por ir ao Kapama Southern Camp dirigindo por conta própria, não confie no GPS. Claro que você vai usar o GPS, afinal você não conhece as estradas da África do Sul.

Entretanto, não busque por "Kapama Southern Camp" e simplesmente siga as orientações. O GPS provavelmente irá encontrar um caminho supostamente mais curto mas que passa por áreas privadas que você não terá acesso. Você precisa pedir para o seu GPS te levar até o portão de entrada da reserva Kapama.

No mapa acima eu marquei essa posição para facilitar seu entendimento mas você também pode utilizar diretamente a localização S24°25'45.08" E31°00'49.01".

Portão de Entrada da Reserva Privada do Kapama

Portão de Entrada da Reserva Privada do Kapama

Claro que nós não fizemos isso e acabamos chegando na entrada de outra reserva. Obviamente não pudemos entrar por ali e acabamos tendo que seguir algumas placas até encontrar a entrada do Kapama. Ao final, percebemos que o caminho do GPS pela estrada teria sido outro, bem mais curto, se ele soubesse que seria necessário passar pelo portão de entrada correto.

Depois de entrar na reserva, basta percorrer as ruas de chão seguindo as placas. Existem 4 lodges dentro da reserva privada do Kapama mas todos estão indicados por placas. Basta seguir a direção que aponta para Southern Camp.

Detalhe, você já estará dentro da reserva e poderá encontrar animais pelo caminho. Dirija com atenção e em baixa velocidade.

Check-in no Kapama Southern Camp

Quando chegamos ao Kapama Southern Camp estávamos quase no limite do horário para participar do safari da tarde. As diárias começam às 15 horas e o safari da tarde, na época de inverno, inicia as 16 horas.

Chegamos no lodge às 15:30 sendo que ainda havia um chá da tarde para aproveitar antes de iniciar o game drive. Foi um pouco corrido mas deu tudo certo no final das contas.

Recepção do Kapama Southern Camp

Recepção do Kapama Southern Camp

O atendimento dos funcionários é extremamente cordial. Todas as pessoas com quem tivemos contato foram realmente muito atenciosas. Imagino o nível de treinamento que eles oferecem para garantir esse atendimento de excelência.

Logo na chegada, uma pessoa do Kapama te apresenta toda a estrutura e explica como tudo funciona. Mostra suas acomodações, explica tudo que está incluído na sua reserva e te passa todos os horários. Esse processo não é assim tão rápido então eu recomendo chegar com mais antecedência, pelo menos 1 hora antes do safari.

Mesmo um pouco corrido deu para ver que estávamos num lugar realmente especial, com uma estrutura incrível. Embora seja dentro da safana africana você terá todo o luxo e sofisticação que pode imaginar.

Diária do Kapama Southern Camp

Quando você se hospeda no Kapama, todas as refeições e bebidas estão incluídas. É basicamente um sistema all-inclusive, a diferença é que você não fica o dia todo dentro do hotel, afinal o foco são os safaris.

Restaurante do Kapama Southen Camp

Restaurante do Kapama Southen Camp

Mas mesmo antes e durante o game drive existe uma pausa para um lanche. Então tome cuidado para não voltar da sua viagem uns quilos acima do peso. Você terá um chá da manhã antes do primeiro safari. Em seguida, durante o safari existe essa pausa para lanche. Ao retornar para o lodge você tomará um café da manhã completo. Mais tarde acontece o almoço que é simplesmente maravilhoso.

Antes do segundo safari do dia acontece o chá da tarde. Quando eu falo em chá não é só a bebida, também são oferecidos petiscos típicos para beliscar. Mais uma vez, durante o safari, acontece uma pausa para lanche e bebidas.

Por fim, o jantar, depois do retorno ao lodge. Calma que da tempo de tomar um banho e se arrumar.

Vamos entender agora os horários, que variam um pouco dependendo da estação. Tudo é guiado pelo horário do nascer e pôr do Sol, então os horários são ligeiramente diferentes no verão e no inverno.

Tabela de Horários do Kapama

VerãoInverno
Ligação para acordar05:0005:30
Café, café e torradas05:3006:30
Início do Safari da manhã06:0006:30
Parada para bebidas e biscoitos07:3007:30
Retorno e café da manhã completo09:0009:30
Almoço13:0013:30
Chá da tarde16:0015:30
Início do Safari da tarde16:3016:00
Parada para bebidas e biscoitos18:0017:30
Retorno para o lodge19:3019:00
Jantar ao ar livre20:0019:30

Ah, e dentro da sua acomodação tem um frigobar com diversas bebidas. Refrigerante, cerveja, suco e até whisky estão disponíveis. Uma garrafa de vinho fica ao lado da máquina de café, com várias capsulas. Alguns biscoitinhos também ficam a disposição, inclusive a minha preferida batata Pringles.

E quando eu falo all-inclusive também podemos incluir os safaris. Quando for considerar o custo de uma hospedagem no Kapama Southern Camp, leve em conta que você não precisará gastar com mais nada. Tanto a alimentação como os game drives já estão incluídos.

Se interessou pelo Kamapa Southern Camp? Consulte sem compromisso qual seria o valor da diária para as datas da sua viagem à África do Sul.

Ver Valores

Safari do Kapama Souther Camp

A diária do Kapama começa no período da tarde de forma que o hóspede já pode participar do primeiro safari, pouco antes do pôr do Sol. No dia seguinte acontece o segundo safari da diária, começando bem cedo, junto ao nascer do Sol.

Ranger e Tracker em Safari no Kapama Southern Camp

Ranger e Tracker em Safari no Kapama

Dessa forma, como ficamos hospedados por duas noites, teríamos direito a fazer 4 game drives. Mas, a princípio, essa não era nossa a programação. No último dia pretendíamos partir bem cedo e fazer um safari por conta própria no Kruger National Park.

Claro de desistimos dessa ideia logo que percebemos o quão incrível são os safaris na reserva privada do Kapama. Afinal de contas, não faria sentido abrir mão dessa experiência inesquecível para tentar a sorte sem nenhuma estrutura e experiência na imensidão do Kruger Park.

1º Safari no Kapama

Logo em nosso primeiro game drive no Kapama Souther Camp encontramos vários animais. O primeiro foi um búfalo africano, um dos chamados big five. Vimos o animal de longe, do outro lado de um pequeno lago.

Família de Girafas no Kapama

Família de Girafas no Kapama

Selfie com a Girafa no Kapama

Selfie com a Girafa no Kapama

Em seguida foi a vez da girafa. É muito diferente encontrar esses animais em seu habitat natural, soltos, se alimentando. Ficamos super empolgados sem saber que encontraríamos muitas outras girafas nos próximos dias.

Como acontece em todo game drive, o ranger escolhe um local seguro para fazermos uma parada. Rapidamente é montada uma mesa com várias comidinhas e bebidas. Os passageiros podem saltar do veículo para esticar as pernas e curtir o visual.

Snacks e Bebidas Durante Safari no Kapama

Snacks e Bebidas Durante o Safari

Jaque sentada na Cadeira do Tracker

Jaque sentada na Cadeira do Tracker

A Jaque chegou a posar para uma foto sentada na cadeira do tracker. Esse é um momento bem descontraído, onde os passageiros conversam, comem e tomam uma bebida. Também é possível ir ao "banheiro", no caso atrás dos arbustos.

Nossa melhor experiência no primeiro dia foi com os rinocerontes, outro animal dos big fives. Encontramos vários rinocerontes e pudemos chegar bem perto para registrá-los e até tirar aquela selfie.

Rinoceronte no Safari do Kapama Southern Camp

Rinoceronte no Safari do Kapama Southern Camp

Antes de encerrar o primeiro safari ainda conseguimos ver um leopardo bem de longe, no meio dos arbustos. Quase não deu pra registrar, mas ainda assim foi um momento especial. Com esse já tínhamos encontrado 3 dos big fives logo no primeiro dia.

2º Safari no Kapama

Na manhã seguinte começamos o safari rastreando um grupo de leões. Mesmo não tendo encontrado os animais naquele momento foi muito empolgante seguir os rastros dos bichos. Analisamos as pegadas, a direção que os leões foram. Também é possível identificar a presença do predador, caso do leão, pelo comportamento dos outros animais.

Tracker Procurando o Rastro dos Leões

Tracker Procurando o Rastro dos Leões

Elefante Cruzando a Estrada do Kapama

Elefante Cruzando a Estrada do Kapama

Em seguida encontramos alguns elefantes, outro animal classificado como big five. Girafas, zebras e antílopes são bem comuns e volta e meia esbarrávamos com alguns. Até os rinocerontes apareceram novamente para dar um alô.

Como acontece em todos os safaris, nosso ranger estacionou o veículo num local descampado para fazermos um lanche. Todos os passageiros desceram e ficaram ali por um tempo, esticando as pernas e batendo papo. Tomei um café e comi uns bolinhos deliciosos.

Família de Leões se Alimentando no Kapama

Família de Leões se Alimentando no Kapama

De volta ao game drive, enfim os leões. Havíamos perdido o rastro deles no início do safari mas, graças a comunicação com outros grupos, pudemos encontrá-los. Não foi uma visão tão limpa, eles estavam se alimentando no meio de uns arbustos. Ainda assim conseguimos vemos e ouvir seus rugidos enquanto comiam. Nossa, era a vida selvagem ali, a poucos metros dos nossos olhos.

3º Safari no Kapama

Nosso terceiro safari foi especial por vários motivos. Começamos encontrando uma carcaça de girafa que tinha virado comida de algum predador. Muitos antípoles, zebras e girafas cruzaram nosso caminho na primeira parte desse game drive.

Antílopes na Reserva do Kapama

Antílopes na Reserva do Kapama

Zebra no Kapama Southern Camp

Zebra no Kapama Southern Camp

Já bem próximo do pôr do Sol, um dos momentos mais emocionantes do dia. Estávamos na savana, o ranger dirigindo, o tracker buscando animais no arbustos quando, de repente, ouvimos um grito: "Um leopardo!" Freada brusca. O ranger olha para trás e o filho mais novo da família de holandeses que fazia o safari conosco disse.

"Eu vi, um leopardo. Ali atrás. Tenho certeza que eu vi." Falou em inglês, obviamente. Luke, nunca vou esquecer o nome do garoto.

Todos, incluindo o ranger, se entreolharam como quem dizia: "Neste horário, ainda de dia, quais as chances desse moleque ter achado um leopardo que nem o tracker viu".

Muito simpaticamente o ranger deu ré no veículo lentamente enquanto o menino repetia insistentemente: "Eu vi, estava ali, tenho certeza".

O Encontro com o Leopardo

Quando já começavam os comentários de que poderia ter sido um outro animal, sai de trás dos arbustos um leopardo enorme. Um macho, adulto, exatamente onde o menino havia dito. Mesmo incrédulo até então, claro que a câmera já estava no ponto e então comecei a filmar. O leopardo saiu do mato e veio caminhando lentamente na direção do veículo.

Leopardo no Final de Tarde no Kapama

Leopardo no Final de Tarde no Kapama

O animal, um dos mais rápidos caçadores do planeta, olhou bem nos meus olhos e seguiu como se viesse na minha direção. Eu gelei. Mesmo com aquele frio na barriga o único movimento que conseguir fazer foi aproximar os braços do corpo, ainda gravando a cena.

O leopardo passou pela lateral do carro, bem na minha frente, e cruzou a pista atrás de nós. Foi um momento inesquecível.

Mais tarde cheguei ansioso no quarto para ver o vídeo gravado e percebi que tudo aconteceu em pouquíssimos segundos. Entretanto, a minha sensação foi de que levou alguns minutos, como se acontecesse em câmera lenta. Essa e muitas outras cenas você poderá ver em breve no nosso canal no Youtube.

Enfim, agora tínhamos um rastreador mirim no grupo. O pequeno Luke de apenas 12 anos proporcionou um momento incrível à todos nós.

Leopardo no Safari Noturno do Kapama

Leopardo no Safari Noturno do Kapama

Leopardo se Alimentando na Reserva do Kapama

Leopardo se Alimentando na Reserva do Kapama

Já a noite, terminamos o safari apreciando uma família de leopardos comendo a caça do dia. Primeiro vimos um deles caminhando trazendo parte da sua comida pela boca. Em seguida outros leopardos também se alimentavam enquanto registrávamos tudo com a ajuda da iluminação comandada pelo tracker.

Mais uma vez, uma experiência bem selvagem, como no caso dos leões. Foi um dia incrível.

Se interessou pelo Kamapa Southern Camp? Confira também a opinião de outros hóspedes sobre essa experiência. Leia avaliações de mais de 50 pessoas.

Ver Avaliações

4º Safari no Kapama

Em nosso último dia amanheceu bastante frio. Quando chegamos no veículo para iniciar o safari já havia sido preparado uma daquelas bolsas de água quente e uma coberta para cada passageiro. Esse tipo de cuidado faz toda a diferença, ajuda a proteger do vento e aquecer o corpo, até que o Sol levante e o tempo fique mais quente.

Selfie com uma Manada de Búfalos no Kapama

Selfie com uma Manada de Búfalos no Kapama

Búfalo Africano no Kapama Southern Camp

Búfalo Africano no Kapama Southern Camp

Logo de cara encontramos uma manada de búfalos. Paramos bem no meio e ficamos por algum tempo cercados por vários desses enormes animais africanos. Alguns chegaram a passar a 2 metros de onde estávamos. Foi emocionante.

Em seguida nosso guia Carlos perguntou que animais gostaríamos de ver? Como já havíamos encontrado praticamente todos os animais possíveis, pudemos nos dar ao luxo de escolher qual animal iríamos rastrear naquele dia.

Então, escolhemos os elefantes pois em nossa primeira experiência com eles acabamos não conseguindo boas fotos. Estávamos contra o Sol e, embora tivéssemos chegado bem perto, os elefantes ficaram a maior parte do tempo de costas.

Família de Elefantes no Kapama Southern Camp

Família de Elefantes na Reserva do Kapama

Com a ajuda da comunicação por rádio, em pouco tempo encontramos uma família de elefantes. Deviam ter quase 10 animais, incluindo 2 filhotes. Foi um momento realmente especial que rendeu muitas fotos.

Em Busca do Leão Macho Alfa

Seguimos nossa busca, dessa vez interessados no famoso leão macho alfa. Sabe aquele leão adulto que tem uma juba enorme, era exatamente o que estávamos procurando. O ranger até riu quando eu disse que queria ver justamente o macho alfa, pois ele raramente se expõe para os visitantes. Mas, como já tínhamos visto de tudo, só faltava esse animal para riscar da lista.

Enquanto nosso tracker analisava as pegadas pelo caminho e o ranger trocava informações com outros grupos que também procuravam o animal, cruzamos com uma girafa e seu filhote, nascido a poucas semanas. Zebras e antílopes também passaram pelo nosso caminho.

Chegamos a encontrar alguns ossos de girafa, até que, enfim, o tão esperado encontro com o leão. Depois de analisar seus movimentos e tentar prever por onde ele passaria, ficamos aguardando ele em um determinado ponto. E foi na mosca, vimos o leão macho alfa vir andando calmamente pela direita e cruzar a pista, seguindo para dentro da savana do lado esquerdo.

Leão Macho Alfa no Kapama

Leão Macho Alfa no Kapama

Leoa e Filhote na Reserva do Kapama

Leoa e Filhote na Reserva do Kapama

Um pouco mais a frente foi a vez de uma leoa e seus dois filhotes fazerem o mesmo. É raríssimo encontrar filhotes pois eles costuma ficar protegidos até certa idade. Depois entendemos o motivo do leão estar passando por essa área, provavelmente estava escoltando sua cria. Foi fantástico, o final perfeito do nosso safari na África do Sul.

Acomodações do Kapama Souther Camp

Agora que você já entendeu o que o Kapama Souther Camp pode te proporcionar em termos de safari, vamos falar um pouco das acomodações. O lodge oferece diversas "vilas" privativas com todo o conforto e sofisticação que você pode imaginar.

Cama King do Kapama Southern Camp

Cama King do Kapama Southern Camp

A cama king chega a parecer pequena perto do tamanho do espaço do quarto. Poltronas, mesa de centro, armários e uma mesa de trabalho também ocupam o ambiente.

O banheiro é adjacente ao quarto e, da mesma forma, é enorme. Um grande puff no centro ajuda na troca de roupas. Uma bancada com pia dupla oferece vários amenities. Até repelente e protetor solar você encontrará lá. De um lado o guarda-roupas e do outro uma linda banheira. Uma área reservada com vaso sanitário e uma outra, não tão reservada com o chuveiro.

O banho você toma em um box todo de vidro de frente para a savana. Ou seja, é possível que alguns animais venham espiar o seu momento de intimidade. E falando da parte externa, o box possui uma porta para o lado de fora. Ali você pode tomar uma chuveirada ao ar livre e acessar a piscina privativa, que fica de frente para a porta principal do quarto.

Banheiro do Kapama Southern Camp

Banheiro do Kapama Southern Camp

Piscina Privativa da Acomodação do Kapama

Piscina Privativa da Acomodação do Kapama

Cada "vila" como essa que descrevi possui algumas proteções estratégicas para evitar que um hóspede veja o outro, então você pode curtir toda essa estrutura bem à vontade. A única visita que você poderá receber quando estiver na piscina é de algum um animal curioso.

Importante informar que a área onde fica o lodge tem proteções em seu entorno para evitar a aproximação de animais que possam oferecer algum perigo. Apenas animais inofensivos vivem dentro da área do lodge, como antílopes, esquilos e outros animais de pequeno porte.

Refeições do Kapama Southern Camp

Embora existam vários momentos onde você irá se alimentar durante a estada no Kapama Southern Camp, agora vou comentar apenas sobre o café da manhã, almoço e jantar.

De início já digo que a comida é deliciosa e muito farta. Oferece opções que agradam a todos os gostos e também algumas opções típicas da região.

Cafe da Manhã no Kapama Southern Camp

Cafe da Manhã no Kapama Southern Camp

Rafa Servindo o Almoço no Kapama

Rafa Servindo o Almoço no Kapama

Tanto o café da manhã como o almoço funcionam com sistema de buffet self service. Você pode se servir quantas vezes quiser e terá o melhor da culinária local.

O jantar merece um destaque especial pois, desde que o clima permita, acontece ao ar livre, em torno da fogueira. Também há um buffet inclusive com churrasco de carnes exóticas do local. Também ocorrem apresentações típicas africanas, protagonizadas pelos próprios funcionários. Muita dança e cantoria animam a noite e geram momentos muito agradáveis.

Jantar ao Ar Livre no Kapama Southern Camp

Jantar Especial ao Ar Livre no Kapama

Tanto no almoço como no jantar um atendente tira os pedidos das bebidas e as serve à mesa.

Gorjeta para os Funcionários

Aproveitando o assunto sobre as refeições vou comentar sobre gorjetas, as famosas tips. Na África do Sul, em geral, todos esperam gorjetas por tudo. Até mesmo uma informação que você peça na rua, é possível que a pessoa queira receber algo em troca. Chega a ser chato.

No caso do Kapama, os funcionários são extremamente discretos. Em nenhum momento ninguém nos pediu gorjeta.

Bom, pra começar, é sempre o mesmo funcionário que te atenderá durante as refeições. Então você fará a ele os pedidos de bebidas ou tirará dúvidas sobre a comida. No nosso caso foi a Mile, um amor de pessoa e com uma voz linda.

Ao final da refeição eles trazem um papel para você assinar, como se fosse uma nota fiscal. Eu não tinha entendido do que se tratava, afinal estava tudo incluído. Nas primeira vezes apenas assinei, como solicitado. Só depois de várias refeições e observando o comportamento de outros hóspedes, percebi que nesse papel havia um espaço para colocar o valor da gorjeta. E eu assinando em branco, que vergonha.

Também é importante pensar na gorjeta que você dará ao ranger (guia e motorista) e tracker (rastreador). São sempre os mesmos que irão te acompanhar em todos os safaris. O Carlos, nosso ranger, acabou sendo uma pessoa de referência, sempre presente, a quem pude perguntar sobre tudo. Inclusive no jantar ao ar livre, ele sentou a mesa conosco e a família de holandeses que participava do nosso safari. Foi muito legal.

Não existe um momento certo para dar gorjeta para eles, nem essa formalidade do papel para assinar. Talvez o melhor momento seja após o check-out, quando você está saindo com a sua mala. Nesse momento eles costumam ficar do lado de fora para ajudar a carregar as bagagens e se despedir.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

» Tire todas as suas dúvidas sobre o seguro viagem na África do Sul neste artigo. Qual o plano escolher? É obrigatório para entrar no país?

Quanto dar de Gorjeta?

Sinceramente não sei quanto recomendar para dar de gorjeta. O atendimento lá é excelente mas como nada tem valor por já estar incluso, a gente fica sem referência.

Teoricamente eu recomendaria dar em torno de 15% do valor aproximado ao que foi consumido. Mas aí seriam só as bebidas que de fato são servidas ou também da comida? A comida funciona em formato de buffet, ou seja, o hóspede que se serve. Claro que existem também os funcionários da cozinha que talvez recebam parte.

Enfim, acho que não vou conseguir te ajudar nisso. Faça suas contas e arredonde um valor que considerar justo.

Eu confesso que acabei não dando nenhuma gorjeta por não saber exatamente como me comportar. No decorrer da viagem pela África do Sul dei várias gorjetas, muitas a contragosto, e até hoje não me perdoo por não ter retribuído toda atenção e carinho dos funcionários do Kapama. Se estiverem lendo isso, Mile e Carlos, me passem suas contas bancárias.

Check-out no Kapama Southern Camp

Após o último safari, tomamos o café da manhã e fomos para o quarto pegar nossas coisas. Já havíamos deixado as malas praticamente prontas e rapidamente encerramos tudo e nos dirigimos a recepção.

Como em qualquer hotel, fizemos o processo de check-out, que foi bem rápido por sinal. O único valor pendente para pagar era a taxa de conservação equivalente a 126 rand por pessoa por dia. O valor total foi de aproximadamente 500 randes, na época equivalente a menos de 150 reais. Para saber mais sobre a moeda da África do Sul confira este outro artigo.

Na parte de fora o tracker e o ranger que estiveram conosco durante os safaris estavam ali para se despedir. Nos ajudaram a colocar as malas no carro que alugamos na África do Sul e pudemos seguir viagem.

Girafa no Caminho até o Portão do Kapama

Girafa no Caminho até o Portão do Kapama

Dirigindo ao Lado da Girafa no Kapama

Dirigindo ao Lado da Girafa no Kapama

Ao sair da área do lodge ainda é preciso dirigir por alguns poucos quilômetros até chegar ao portão da reserva do Kapama. Quando chegamos não tínhamos tanta noção, mas agora na volta, tínhamos certeza de que poderíamos ver um animal a qualquer momento.

E quando pensávamos que nossos game drives já tinham acabado, encontramos uma girafa bem a nossa frente. Foi uma emoção diferente encontrar esse animal enorme estando só nós dois, sem nenhum guia. Paramos ao lado da linda girafa, tiramos fotos, fizemos vídeos e, enfim, nos despedimos do Kapama.

Quanto Custa a Diária do Kapama

Dentro da Kapama Private Game Drive Reserve existem 4 lodges, todos 5 estrelas. Nossa experiência foi no Kapama Southern Camp, mas tenho certeza que os outros lodges terá estadias no mesmo nível. Talvez algum detalhe a respeito das acomodações, ou perfil dos viajantes.

O safari em si é exatamente o mesmo. Cruzamos com vários veículos de outros lodges durante nossos game drives. Os veículos são iguais e funcionam da mesma forma, um ranger e um tracker. E a área onde os safaris acontecem é a mesma também, ou seja, será a mesma experiência.

Elefante no Kapama River Lodge

Elefante no Kapama River Lodge

Acomodações com Varanda no Kapama Karula

Acomodações com Varanda no Kapama Karula

Abaixo eu relaciono cada um dos lodges do Kapama com o link de sua página do Booking. Lá será possível verificar o valor da diária para o período da sua viagem e também conferir outras avaliações de hóspedes. Já adianto que todos tem uma nota considerada excepcional, acima de 9,5.

Vale a Pena se Hospedar no Kapama Southern Camp

Eu não tenho dúvidas em dizer que sim, vale muito a pena. Não consigo nem imaginar a minha viagem a África do Sul sem ter vivido essa experiência.

É verdade que o custo pode pesar um pouco no bolso de alguns viajantes, dependendo do seu perfil. Mas o que você precisa avaliar é que nesse valor está incluído praticamente todo o seu custo, hospedagem, alimentação e os safaris, e tudo em altíssimo nível.

Se você já vai gastar uma grana investindo para fazer essa viagem, comprar passagens e todo o restante, junta mais um pouco e prioriza uma experiência em uma reserva privada. Eu recomendo o Kapama de olhos fechados, inclusive voltaria a me hospedar lá numa futura viagem.

Espero que você tenha gostado desse relado e que tenha sido útil para esclarecer dúvidas e explicar sobre a experiência. Agradeço ao Kapama (site oficial) que nos recebeu de braços abertos e acreditou no nosso projeto de viagem pela África do Sul. Só dessa forma foi possível viver essa experiência e então compartilhar esse conteúdo exclusivo com vocês.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 130 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados